[quote=“A.A” post=99315]Pode-se observar isto no jogo do Yan Ann contra o Wang Hao, é clara a superioridade do Yan Ann sobre o Wang Hao, na minha opinião o Wang hao já já perde seu espaço no tênis de mesa, não digo a nível mundial, mas sim entre os atletas chineses, talvez a falta de títulos expressivos e o tri vice-campeão olímpico está pesando e esteja lhe faltando um pouco de motivação.
Tive todos esses pensamentos assistindo aos jogos do Ma long X Yan Ann , Ma long X Xu Xin, Yan Ann X Wang Hao e depois veio o jogo que me fez escrever este tópico : Wang Hao X Patrick Baum, como pode o Wang ser massacrado pelo Yan Ann e ganhar tão facilmente do Patrick Baum.
Isto nos mostra quanto o tenis de mesa chinês está forte e imbatível, atualmente e num breve futuro (5, 10 anos) não vejo nenhuma ameaça a esse reinado.[/quote]
Superioridade clara do Yan An sobre o Wang Hao? Se for naquele jogo em específico, OK, mas não dá para tirar nenhum veredicto com base nisso. Muitos desconsideraram o Wang Hao muitas vezes, mas depois disso ele foi campeão mundial e de várias copas do mundo. Quanto a ser tri vice-campeão olímpico, posso te garantir que qualquer atleta adoraria ter este martírio. É uma certa frustração pessoal? Sim, ainda mais para atletas do mais alto nível como ele. Mas quantos atletas tem este histórico? Wang Liqin, que é tri campeão mundial, não tem sequer uma final olímpica no seu curriculum. O podium só tem um primeiro lugar, mas não quer dizer que os outros que estão ali tenham fracassado. Tanto é que mesmo tendo estas derrotas no seu passado, Wang Hao continua sendo um dos homens de confiança do Liu Guoliang. Qualquer atleta tem seus bons e maus momentos, mas o Wang Hao ainda tem ainda é um dos favoritos em qualquer competição que dispute. Yan An é um novo e muito bom atleta que tem muito para mostrar, mas não é este resultado que vai definir o futuro.
Sua reflexão sobre a supremacia chinesa é totalmente justa e é a mesma da mais alta cúpula do esporte há muito tempo. Inclusive a própria associação chinesa tem sinalizado uma enorme preocupação com isso, o que prova o tamanho do problema. E eu concordo com vc que eles não devem ser ameaçados, no mínimo, em médio prazo. Mas isso só vai mudar em dois cenários: se aparecer novos gênios (como bem lembrou o DarkStalker) ou se as outras delegações tiverem sucesso em fazer trabalhos visando a excelência, o que é o caminho da supremacia chinesa. Em relação a este último aspecto, o planejamento estratégico com projeção de 10 a 15 anos realizado pelos chineses é o que tem evitado as surpresas.
Eu já disse isso algumas vezes aqui, mas sinto orgulho de que isto aconteça em nosso esporte. Nosso nível está determinado por cima e isto é ótimo para nós, expectadores. Deixem os profissionais se virarem para chegar lá em cima e curta as consequências. Pode ser que o fato de eu ser muuuuuuuuito apaixonado por tudo isto (principalmente pelo esporte, mas tb pela dinâmica da busca da excelência) direcione a minha opinião, mas eu estou me divertindo. Se eu gostaria que houvesse alemães, franceses, coreanos, brasileiros, etc., brigando lá em cima? Sim, eu gostaria. Mas gosto ainda mais de ver uma China totalmente dominante e ainda assim não acomodada com sua posição de vantagem. E ainda que a luta pelo primeiro lugar esteja sem emoção, a “disputa pelo segundo” tende a melhorar com cada vez mais entrantes. Eu continuarei “na arquibancada”, não tenham dúvidas.
Abraços!!!