Supremacia chinesa

Eu sei o que eu vou dizer não é nenhuma novidade há anos, mas cada vez mais eu fico espantado de como os chineses estão dominando o circuito de tenis de mesa mundial, acho que fazia algum tempo que eles não dominavam totalmente o tenis de mesa mundial, digo isso pois em um passado recente existiam alguns atletas que faziam frente aos chineses, principalmente o Waldner.

Outro motivo por estar escrevendo este tópico é por causa dos atletas chineses que estão surgindo, como o Fang Bo e o Yan Ann entre outros, eles estão jogando de igual para igual com os jogadores chineses que já estão há um bom tempo representando a china e muitas das vezes estão ganhando dos mesmos.

Pode-se observar isto no jogo do Yan Ann contra o Wang Hao, é clara a superioridade do Yan Ann sobre o Wang Hao, na minha opinião o Wang hao já já perde seu espaço no tênis de mesa, não digo a nível mundial, mas sim entre os atletas chineses, talvez a falta de títulos expressivos e o tri vice-campeão olímpico está pesando e esteja lhe faltando um pouco de motivação.

Tive todos esses pensamentos assistindo aos jogos do Ma long X Yan Ann , Ma long X Xu Xin, Yan Ann X Wang Hao e depois veio o jogo que me fez escrever este tópico : Wang Hao X Patrick Baum, como pode o Wang ser massacrado pelo Yan Ann e ganhar tão facilmente do Patrick Baum.

Isto nos mostra quanto o tenis de mesa chinês está forte e imbatível, atualmente e num breve futuro (5, 10 anos) não vejo nenhuma ameaça a esse reinado.

Mas a china desde muito tempo se tornou a potencia, a suecia teve dois genios que foram o Waldner e o Persson que conseguiam bater de frente, o schlager foi um zebrão que apareceu, o rsm idem, de resto só teve china ganhando, o negócio ficou ainda mais escancarado quando o genial shahara baniu a cola rapida, obrigou todo mundo a colar na mesa, ai ninguem teve jogo para encarar chines

[quote=“A.A” post=99315]Pode-se observar isto no jogo do Yan Ann contra o Wang Hao, é clara a superioridade do Yan Ann sobre o Wang Hao, na minha opinião o Wang hao já já perde seu espaço no tênis de mesa, não digo a nível mundial, mas sim entre os atletas chineses, talvez a falta de títulos expressivos e o tri vice-campeão olímpico está pesando e esteja lhe faltando um pouco de motivação.

Tive todos esses pensamentos assistindo aos jogos do Ma long X Yan Ann , Ma long X Xu Xin, Yan Ann X Wang Hao e depois veio o jogo que me fez escrever este tópico : Wang Hao X Patrick Baum, como pode o Wang ser massacrado pelo Yan Ann e ganhar tão facilmente do Patrick Baum.

Isto nos mostra quanto o tenis de mesa chinês está forte e imbatível, atualmente e num breve futuro (5, 10 anos) não vejo nenhuma ameaça a esse reinado.[/quote]
Superioridade clara do Yan An sobre o Wang Hao? Se for naquele jogo em específico, OK, mas não dá para tirar nenhum veredicto com base nisso. Muitos desconsideraram o Wang Hao muitas vezes, mas depois disso ele foi campeão mundial e de várias copas do mundo. Quanto a ser tri vice-campeão olímpico, posso te garantir que qualquer atleta adoraria ter este martírio. É uma certa frustração pessoal? Sim, ainda mais para atletas do mais alto nível como ele. Mas quantos atletas tem este histórico? Wang Liqin, que é tri campeão mundial, não tem sequer uma final olímpica no seu curriculum. O podium só tem um primeiro lugar, mas não quer dizer que os outros que estão ali tenham fracassado. Tanto é que mesmo tendo estas derrotas no seu passado, Wang Hao continua sendo um dos homens de confiança do Liu Guoliang. Qualquer atleta tem seus bons e maus momentos, mas o Wang Hao ainda tem ainda é um dos favoritos em qualquer competição que dispute. Yan An é um novo e muito bom atleta que tem muito para mostrar, mas não é este resultado que vai definir o futuro.
Sua reflexão sobre a supremacia chinesa é totalmente justa e é a mesma da mais alta cúpula do esporte há muito tempo. Inclusive a própria associação chinesa tem sinalizado uma enorme preocupação com isso, o que prova o tamanho do problema. E eu concordo com vc que eles não devem ser ameaçados, no mínimo, em médio prazo. Mas isso só vai mudar em dois cenários: se aparecer novos gênios (como bem lembrou o DarkStalker) ou se as outras delegações tiverem sucesso em fazer trabalhos visando a excelência, o que é o caminho da supremacia chinesa. Em relação a este último aspecto, o planejamento estratégico com projeção de 10 a 15 anos realizado pelos chineses é o que tem evitado as surpresas.
Eu já disse isso algumas vezes aqui, mas sinto orgulho de que isto aconteça em nosso esporte. Nosso nível está determinado por cima e isto é ótimo para nós, expectadores. Deixem os profissionais se virarem para chegar lá em cima e curta as consequências. Pode ser que o fato de eu ser muuuuuuuuito apaixonado por tudo isto (principalmente pelo esporte, mas tb pela dinâmica da busca da excelência) direcione a minha opinião, mas eu estou me divertindo. Se eu gostaria que houvesse alemães, franceses, coreanos, brasileiros, etc., brigando lá em cima? Sim, eu gostaria. Mas gosto ainda mais de ver uma China totalmente dominante e ainda assim não acomodada com sua posição de vantagem. E ainda que a luta pelo primeiro lugar esteja sem emoção, a “disputa pelo segundo” tende a melhorar com cada vez mais entrantes. Eu continuarei “na arquibancada”, não tenham dúvidas.

Abraços!!!

Eu concordo que ser tri vice-campeão olímpico não seja demérito pra ninguém, mas esses caras são treinados, preparados exaustivamente e principalmente cobrados sempre para serem os primeiros, não são atletas comuns. E eu continuo com minha idéia de que o Wang Hao esteja desmotivado (desanimado, preucupado, sei lá…) pela falta de recentes resultados expressivos, e sim, uma cara como ele, sente sim que fracassou ao perder três finais consecutivas de olimpíada e isto acaba pesando de algum jeito, seja a curto, médio ou longo prazo. Penso que esteja faltando algum título expressivo (como o campeonato mundial) para que ele volte à sua melhor fase.

O que me intriga é que há toda essa dúvida a cerca dele e seu futuro na seleçaõ chinesa, mas ele pode jogar com qualquer outro jogador do mundo que não seja chinês, que ele certamente irá ganhar. É mais ou menos assim o que eu quero dizer: como pode o cara estar sendo alvo de dúvidas a respeito de seu potencial e uma possível perda de espaço na seleção se ele não perde pra ninguém no mundo!!?! É incrível isto !!

Quanto a gostar de ver um domínio total da china no tenis de mesa e torcer para que continue assim eu discordo completamente, penso que ter um domínio tão supremo e longo igual ao da China seja ruim para o esporte em si, pois acaba ficando tudo muito previsível e sem graça, pra que ter um campeonato (uma disputa) se nós já sabemos quem vai ser o campeão ???

O que está faltando no tenis de mesa atual é emoção, maior número de jogadores de outras nacionalidades com possibilidade de ser campeão, elementos que façam o nome campeonato fazer jus ao que está acontecendo, que não seja algo previsível, é como você assistir a um filme já sabendo do fim desde o começo.

Agora, é claro que para nós expectadores é sempre bom assistir à jogos do mais alto nível possível, pois somos amantes do esporte, nesta parte eu concordo.

Abraços !

Para com isso, o grande, alias o maior problema da supremacia chinesa é que a China nao tem um jogador carismático, sao todos muito estranhos.
Veja no tênis o federer e o nadal dominaram o circuito por quase uma década, alguém reclama?
O federer é muito carismático e o nadal um pouco menos, mas ainda assim você consegue torcer pros dois numa boa, agora na China todos sao do mesmo jeito e nenhum faz nada carismático.
Ai fica ruim de se criar ídolos principalmente no ocidente

Antes de qualquer coisa, eu não disse em momento nenhum que torço para que as coisas continuem assim. Muito pelo contrário:

Vc não pode concluir pelo que eu disse a seguir disso que não quero ver ninguém ameaçando a China. Mas que o façam por competência, sempre subindo o nível do esporte. Acho saudável que haja discussão, mas discorde apenas do que eu de fato disse heheheheheh.

Claro que é assim que as coisas vem acontecendo, e que os resultados provam isto, eu concordo plenamente com vc. Mas o que eu quero dizer é: a culpa é dos chineses? Por SEREM BONS??? É isso que relato quando quero dizer que eles estão nivelando o esporte por cima. É claro que esta “falta de emoção” não é o melhor dos cenários, mas se ela está acontecendo, ao menos é porque tem alguém puxando o nível para cima. Então, eu concluo que o tênis de mesa é um esporte em evolução contínua, como poucos esportes no mundo, e tenho MUITO orgulho disso. Admito, isso tem as suas mazelas, como as que vcs estão apontando com razão, mas poderia ser pior: lutar contra a mediocridade.
Enfim, todo mundo está trabalhando para subir e isto começa a mostrar alguns resultados. A França por muitos anos não teve nenhuma representação expressiva, mas fez um bom trabalho de base que começa a fazer brotar sementes. O Japão segue mais ou menos o mesmo caminho. Portugal tem se mostrado numa evolução incrível e com bons atletas de base tb. Nossos atletas tem conseguido boas participações em torneios internacionais (inclusive na base). Os países americanos tb estão mais competitivos, tanto que fomos surpreendidos pelos cubanos nos Panamericanos e os Estados Unidos tb têm apresentado evolução considerável. Logo, quem acompanha um pouco mais de perto os movimentos do esporte percebe que todos estão se mexendo. Talvez isso nunca será o suficiente para alcançar a China (quem poderá dizer?), mas o que fazer então? Vcs acreditam que exista outro caminho justo, e qual seria? Pq eu honestamente não acredito.
Ou isso ou simplesmente o tênis de mesa me encanta de qualquer jeito heheheheheheheheh.

Abraços!!!

Penso que o único modo de surgir alguém que possa derrotar os chineses constantemente e consequentemente assumir a ponta do ranking mundial seria apenas com o surgimento de um gênio, seu diferencial não seria treinar muito mais que os outros ( é claro que ele teria que treinar que nem um louco), mas a diferença estaria em seu talento superior aos demais, assim como o Waldner foi.

Outro modo para surgir um atleta de outra nacionalidade que possa ser superior aos chineses seria a China abrir espaço para que estes atletas estrangeiros possam treinar junto com a seleção chinesa por um longo período (talvez um tempo mínimo de 2 anos), mas acho que essa alternativa pouco provável, pra não dizer impossível de se acontecer.

Com respeito aos brasileiros, na minha opinião, creio que o que esteja faltando à eles para conseguirem melhores resultados e um melhor posicionamento no ranking mundial seja mais ou menos parecido com o que eu disse no parágrafo acima, está faltando a eles treinarem em países que sejam grandes potências no tenis de mesa como o Japão, Coréia do Sul, Alemanha ou China. Nós sempre ouvimos que para subirmos de nível e rendimento no tenis de mesa é necessário que treinemos com atletas mais fortes que nós, creio com os tops brasileiros esteja faltando isto também.

Acho que se o Tsuboi (talvez qualquer top player rsrsrs) treinasse na china junto com a seleção por um longo período ele seria no mínimo top 10 mundial, o que eu quero dizer é que não falta aos brasileiros qualidade ou talento, mas sim atletas e ritmo mais fortes para se treinar.

Só para complementar, acho que seria legal a CBTM junto com o Ministério do Esporte proporcionar à 3 ou 4 (talvez mais) atletas brasileiros a oportunidade de se treinar por um longo período em países como o Japão ou Coréia do Sul, como fizeram o Cláudio Kano e o Ricardo Inokuchi em suas respectivas épocas, mas ficar por um período mais longo ainda, superior à um ano. Eu sei que as coisas não dependem apenas da parte brasileira, teriam que existir contatos no Japão ou Coréia que possibilitassem isto também.

Deste modo, estes atletas aumentariam potencialmente seu nível de jogo, sendo obviamente excelente para eles mesmos e para o tenis de mesa brasileiro. A princípio não me parece nada muito impossível de se fazer, aliás não sei como não fizeram até hoje.

Me desculpem, mas acho que não é treinando na França que o tenis de mesa brasileiro vai crescer e evoluir substancialmente.