Sul Americano Infantil e Juvenil

Sobre essa questão das seleções: é sempre muito fácil quem está de fora da situação cornetear… Até compreendo essa “explosão de ira” do Raphael… Sempre tivemos tradição de sair vitoriosos nessas competições, então a pressão e a cobrança sempre será grande.

Raphael, você que estava lá, saberia nos dizer o que faltou pra termos ido melhor nessa competição? Os outros países melhoraram bastante, ou nós é que não estavamos em um dia inspirado?

Só queria deixar aqui meu recado de apoio a todos membros da nossas seleções (tanto pra feminina quanto pra masculina), especialmente aos meus compatriotas e amigos Danilo Toma e “Didio” Myazaki!

Acho que não importa se é ou não pangaré, o que importa é o conhecimento que ele tem, e o que ele pode fazer p/ contribuir para o TM.
Há excelentes técnicos que não foram “grandes jogadores” e tb há grandes jogadores que são “péssimos técnicos” , isto em todas as modalidades.

Nem precisa comentar

Perfeito, como “amantes” do TM, torcemos sempre pelo Brasil. Queremos todos, que nosso nível sempre melhore, que nosso esporte seja mais divulgado, conhecido, praticado etc…
Pode até ser que nem sempre estejamos com a razão, mas com certeza sempre será com a melhor das intenções.
E isto tudo independentemente de quem jogue pela seleção, a única coisa que esperamos é sempre haja honestidade na escolha destes atletas e que eles sempre procurem representar bem nosso país.

[quote=“Glauco”:15tzq51a]Quais são as verdadeiras obrigações de um jogador de tênis de mesa ? Ser um bom jogador ? Ser um bom cidadão ? “parecer” ser um bom cidadão ?
Quais são as diferenças de obrigação de um jogador de tenis de mesa amador para as de um representante de uma nação ? [/quote]

Eu acho que vc fez a pergunta (importante por sinal) e já deu a resposta logo abaixo :

Assim sendo, este “atleta em especial” é muito mais do que “apenas” um ótimo jogador.
Acho que ai vai uma colocação para quem tem filhos :
O que vc gostaria que seu filho visse num atleta ? só que ele é bom ?
Que ele é bom, mas é chato, arrogante, mal caráter ?
O fato de ser bom “desculpa” tudo ?

Para os amantes do futebol, havia um certo técnico que cortava jogadores, que não eram “assim exemplo de vida” .

Para quem conheceu o Cláudio, sabe, que além de um grande jogador e amigo, ele era sim um exemplo para muitas coisas (atitude principalmente) e não era “falsidade” .
E é justamente por isso que ele é “tão querido e respeitado” por tantos jogadores seja do Brasil seja do Exterior.
No entanto não estou dizendo que ele era perfeito, nenhum de nós é.
Mas o que fica são as atitudes e bons exemplos que ficaram.

logico q o comentario do glauco eh valido, ele entendeu o ponto de vista dos jogadores da seleçao q jah deviam estar bravos por perderem e ficaram mais ao se sentirem criticados.

porém discordo qdo diz q o atleta soh precisa ser bom no q faz, todo atleta é uma pessoa e não tem como separar isso, se vc for um lixo de ser humano mas um atleta de sucesso, provavelmente vai ter apoio enquanto estiver no alto nivel, porém o sucesso passa e ninguem joga no alto nivel pra sempre. ainda mais tenis de mesa no brasil…

jogadores de 14 anos estão numa fase crucial para a construçao do carater, tem q ter apoio e tem q ter a atençao chamada qdo erram, por mais q seja chato dar uma dura num garoto q acabou de perder um jogo importante, para a vida é muito mais importante a construçao de uma pessoa de bem do q um excelente atleta.

Acho que não importa se é ou não pangaré, o que importa é o conhecimento que ele tem, e o que ele pode fazer p/ contribuir para o TM.
Há excelentes técnicos que não foram “grandes jogadores” e tb há grandes jogadores que são “péssimos técnicos” , isto em todas as modalidades.

[/quote]

Foi nesse sentido mesmo o meu “importante”, vc “explicou” com mais palavras, o q eu queria dizer. :smiley:

Um abraco,

[quote=“rafazudoh”:39m4ulnm]nao foram todos os atletas que escreveram e nem todos pensam assim,
eu concordo em alguma coisas que foram faladas com infra estrutura e apoio mas a parte de pangares nao foi eu que escrevi,e sim otro atleta(prefiro nao cita-lo) em momento de,digamos nervoso.na correria dos jogos sò tive oportunidade de esclarecer isso hoje com o termino da competicao.

vou passar os resultados com o termino da competicao hoje

infantil feminino - primeiro carol kumahara,segundo karina hayama
infantil masculino - primeiro axel gavilan(paraguai)
juvenil feminino - primeiro livia mizobuchi
juvenil masculino - primeiro danilo toma,segundo paulo rocha[/quote]

Parabens a todos q se sairam tao bem nessa fase individual.

Um parabens ao Paulinho, q conheço pessoalmente e a Livia, q estah se tornando a melhor Juvenil [acho q ela estah quase “juventude” ne?], depois de passar muito tempo atras da Kim Inokuchi e da Karin Fukushima, desde os tempos de infantil. :slight_smile:

então,

sabemos que a representação da seleção infantil , foi fraca e pouco produtiva , mais nem por isso vc (rafasudoh) deve descontar sua ira nos usuários … nos brasileiro ficamos decepsionados com essas atitudes

nunca me esquecerei do que a Ligia Silva disse :
“a humildade tem que vir acima de tudo”

então vcs da seleção tem que ter a humildade de assumir que n foram bem e treinar mais para quem sabe uma futura representação … melhorar o desempenho

a parte de ofensa aos usuarios desse site nao foi feita por mim e sim por um atleta em isolado(nao vou cita-lo),em momento de raiva perante a situação.acabei nao vendo quando enviou e deu nisso.agora em parte as otras coisas,realmente os outros paises estao investindo,tal que se voce pegasse algm do chile,pode crer que era pedreira.pelo menos no infantil e no juvenil masculino tinha pelo menos 6 atletas chilenos em cada categoria bons e quase do mesmo nivel.todos os paises tirando a bolivia tinhas atletas muitos bons.

abraços

[quote=“rafazudoh”:24n5c9sp]a parte de ofensa aos usuarios desse site nao foi feita por mim e sim por um atleta em isolado(nao vou cita-lo),em momento de raiva perante a situação.acabei nao vendo quando enviou e deu nisso.agora em parte as otras coisas,realmente os outros paises estao investindo,tal que se voce pegasse algm do chile,pode crer que era pedreira.pelo menos no infantil e no juvenil masculino tinha pelo menos 6 atletas chilenos em cada categoria bons e quase do mesmo nivel.todos os paises tirando a bolivia tinhas atletas muitos bons.

abraços[/quote]

Cara, vc é muito estranho, primeiro vc disse que foram TODOS os atletas que escreveram aquelas barbaridades, agora perante a opinião dos usuários do site ta querendo tirar o seu da reta, e dizer que foi um único atleta q escreveu…por favor né!!! Da próxima vez pense antes de escrever tanta besteira…
Fora isso parabéns pelos jogos individuais da seleção…

estou me referindo que foi apenas um atleta que escreveu a parte de ‘pangaré’ que rendeu polemica,qndo vi ja tava no site rendendo criticas.

andre lopes:o nivel la estava bastante equilabrado,principalmente no infantil masculino.das 6 equipes que disputaram o torneio de equipes 5 delas(peru,brasil,paraguai,argentina e chile)tinham totais condiçoes de ser campeao,podiamos ficar em 4 como ficamos,ou em 1 por pequenos detalhes.para mim pesou bastante a nenhuma experiencia intrnacional,pois nao sabia como os atletas jogavam la nem nada,nao fazia ideia mesmo.o jogo que perdemos para a argentina vou citar como exemplo:o jogo foi 3 a 1 para eles,com dois pontos feitos por juan dahel o 1 jogador deles emcima do eric e do nicolas,mas ja no torneio individual ele perdeu para mim e para o eric entao os jogos eram mt equilibrados com todos os atletas mesmo,ganhava qm consiguia se impor melhor.

abraços

acho q vc precisa ento trocar uma idéia com seus parceiros de seleção
como todos aqiu falaram
1 atleta talentoso pode jogar a carreira no lixo por conta de comentários tontos como os q foram feitos aqui
se eles ensistirem
comente com o técnico

ah acho q nao preciso dizer mta coisa
o Kyo falou tudo
ele é oq opde falr mais sobre isso pq é atleta de alto nível, também

mesmo q nao fosse… vale a pena ouvir todos os coselhos pra vida

Li o topico inteiro agora e minha opiniao bate com a de varias pessoas aqui… com a do luciano, do kyo, do fabiokbessa, do mazinho… etc

mas eu acho q o(s) atleta(s) da seleçao como foi dito ficaram nervosos e pelo jeito como ele(s) responderam aqui aprenderam a liçao…

e de certa forma esse resultado e este topico pode ter sido muito bom para amadurecimento desses atletas para ao inves de criar um sentimento negativo neles criar uma motivação maior para que possam ser elogiados futuramente pelos mesmo que criticaram.

porque afinal em qualquer area profissional que voce for seguir voce vai ser cobrado, cabe a voce selecionar as criticas que poderao ser produtivas se aplicadas em sua vida e descartar as de pessoas ignorantes

como muitos ja disseram, todos torcem por voces, afinal somos todos brasileiros e honrados por isso e soh queremos boa imagem de nosso pais la fora apesar dos pesares

espero que eu tenha deixado claro (sou meio ruim para demonstrar minha opiniao escrevendo… rrsrsrsrs)

ASS: Telao panga

[quote=“fabiokbssatte”:8acs2273]o Kyo (…) é oq opde falr mais sobre isso pq é atleta de alto nível, também

mesmo q nao fosse… vale a pena ouvir todos os coselhos pra vida[/quote]

Pessoal, vcs tem q se conscientizar que não sou atleta de alto nível pq nem atleta eu sou. A partir de 2005, é só diversão, lazer. Engordei 12 kgs (aumento de 19%) desde então. Antes eu perdia de mta gente, hoje de muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Para dar bons conselhos não é necessário executar algo com maestria, mas ajuda bastante. No caso acho que pude falar por causa de: broncas + conversas + reflexões passadas.

Ou seja, não é só uma questão endógena. Quando se está em idade de formação, a ajuda de terceiros é fundamental porque o nível de jogo cresce mais rápido que o nível de maturidade. Além disso, como o nome já sugere, é a idade em que a pessoa está moldando parte do caráter e dos princípios/valores para a vida.

A pior coisa é ser rodeado por pessoas que te “enDeusam”, convencendo-o que vc joga mais do que de fato, que pode tudo, contribuindo para a arrogância e a falta de limites.

bom
peço desculpas se vc nao gosta desse tipo de comentário…
mas eu relmente nao sabia q vc tinha abandonado as competições de maneira séria de treinamentos e tals
mas isso n vem ao caso… oq vale é q as palavras da maioria das pessoas q postaram aqui sao mto válidas e espero q esse pessoalzinho aprenda com os erros, oq tb é importante nao só no esporte
concordo q sao jovens e estao nervosos
mas chamar qm nao ocnhece de pangaré e rebaixar as pessoas por nao terem qm sabe o mesmo talento q vcs é mto ignorante…

OQ eu ressaltei no final do meu post :
vale a pena pegar todos os conselhos em qqr área

[quote=“sergioaguilar”:d8jbrcvu][quote=“Ifanger”:d8jbrcvu][quote=“j0rnal1sta”:d8jbrcvu]Peru e Argentina venceram no Infantil-Equipes, Feminino e Masculino respectivamente.

No infantil feminino Brasil em quarto lugar, perdeu pro Chile 3x1.[/quote]

Isso mostra o péssimo nível que os jogadores brasileiros estão…estão perdendo p Peru? Chile? se estão perdendo desses países vamos empatar com quem? países sem nenhuma tradição no TM…
Vale lembrar que mais ou menos de 1998 a 2001 papavamos tudo nesses sulamericanos de menores…
Agora resta pra ver se o Juvenil salva a pátria…fica ai a expectativa de um resultado um pouco melhor…pelo menos sem perder p Peru!!![/quote]

O Peru ta tendo alguns novos talentos, Alonso Shimabukuro consegui vencer o Joutic, muito bom resultado. Angela Mori chegou as 4as no seu primero ano como juvenil, en equipes conseguir ganhar da Livia y da Karin[/quote]
O Peru teve un buraco de geracoes, nao conseguir manter o nivel q tiveram Monica Lyau e Eliana gonzales, q foram campeas sulamericanas en equipes e individual, ganahndo da Monica Doti (se nao me engano)
Uma curiosidade: o Kano casou con Monica Lyau , o filho deles mora no Peru, mas parece q nao joga tenis de mesa
Outra: O Barna (aquele penta campeao mundial dos anos 30) veio a falecer no Peru numa viagem de exibicao

Sou pai de um Atleta da Seleção e normamente acompanho os jogos dele. Também estive em Talca no Chile e assisti os jogos do Infantil e do Juvenil, devido a grande polêmica que gerou neste forum devido comentários de um Atleta da Seleção e sobre os resultados da Seleção, vou comentar brevemente no sentido de esclarecer e estimular o debate sobre o assunto.
O comentário foi feito por um Atleta da Seleção Juvenil, e não teve a participação da Equipe Infantil, a forma e os assuntos abordados não reflete o pensamento de todos.
A materia inicial gerou constragimento na equipe, pois são jovens e sentem a pressão de estar representando o Brasil no Sul Americano, embora, muitos dos que frequentam este site, já tiveram experiência semelhante e sabe quanto é dificil. Expliquei para alguns que em nenhum momento estavam criticam pessoalmente os Atletas da Seleção, mas sim a estrutura do Tênis de Mesa Nacional, bem como, as condições que os nossos atletas treinam no País. Ficaram chateados com quando comentaram que a Seleção era fraca, mas tudo depende do ponto de vista, pois quando ganhamos somos mais forte e quando perdemos somos mais fracos, essa ótica não muda.
Vamos falar os resultados, vários usuários deste site não tiveram a oportunidade de conhecer o Tênis de Mesa praticado atualmente na America Latina, talvez por isso cobra resultados dos nossos Atletas.
Para vcs terem uma idéia:

• a Argentina tem um centro de treinamento Olimpico chamado CENARD e além dos Técnicos Argentinos contrataram um Técnico Japonês há um ano.
  • O Chile é o mais organizado dos países sulamericano, tem esquema tática, reuniões técnicas periódicas, analisam cada jogos e treinam a seleção periodicamente, além disso, participam de vários torneios internacionais com a seleção infantil e juvenil.
  • O Peru para alguns ainda com a visão do passado, mas ele tem centro de treinamento nacional e contrataram um Técnico Chinês Michal Lee, o nível do Peru melhorou muito, tivemos muito trabalho no infantil, tanto feminino como masculino.
  • O Paraguai veio com uma seleção jovem, mas muito disciplina e driveiros, batem tudo, eles também tem treino permanente da Seleção.
  • os demais países existem jogados com talentos individuais, mas não compoem um equipe forte ou q possam desmonstrar uma evolução técnica significativa.

Conversei pessoalmente com a Federação do Paraguai e do Chile, e a prioridade deles são as categorias de menores.

Espero ter ajudado em algo

Ayrton

O que muita gente não se apercebe é que chamar uma criança de fraca é um golpe inassimilável pra ela. Se você é pai, mãe, ou caso venha a ser, jamais, por mais que esteja com raiva, se dirija ao seu filho desse modo, a não ser que deseje ter um filho fracassado. É assim que a inteligência emocional funciona.

Pior ainda é ser assim chamado em público. Não interessa a razão, se ela não teve apoio pra treinar, estrutura, etc. A criança ou adolescente é sempre o alvo mais frágil a ser atingido. Nessa idade não se dissocia com clareza o lado racional do emocional. Aliás, nem alguns adultos conseguem isso, como se vê por aqui quando opiniões diferentes redundam em conflitos pessoais. Que dirá juvenis e infantis. Mas eles estão em formação. Adjetivos do mesmo nível, lançados de volta em tom de vingança em nada contribuem.

Li aqui pessoas ofendidas que já chamaram outras de pangarés em outro tópico. O próprio menino Rafael já disse que a seleção feminina era fraca. Sei que não era pessoal - como não são as críticas que se fizeram aqui - mas talvez agora ele tenha sentido o peso de sua afirmação.

Por fim, acho que o caráter deve sim ser regado no atleta de ponta. Não só porque ele é vitrine de bom exemplo, mas pro seu próprio bem. Caso contrário poderá ser vítima de suas próprias arrogância e indisciplina, que, ivariavelmente, implicam em queda do rendimento.

“O traço todo da vida é para muitos um desenho da criança esquecido pelo homem, mas ao qual ele terá sempre que se cingir sem o saber” Massangana - Joaquim Nabuco.

[quote=“lucianok”:2mo9q8qk]Galera, vamos pegar mais leve c/ o garoto, ele ainda é novo e os que já passaram pela adolescência devem se lembrar de como cada um foi nessa época.
Rafa, não desconte a frustração de perder uma partida em quem nem no ginásio estava. Assino embaixo tudo o que o Kyo falou, inclusive fui o responsável por contratar a Itaim Iluminações para fornecer luminárias para a empresa em que trabalho. Atualmente cogito dar a conta da empresa para uma agência de viagens cujo dono é pai de atleta.
Portanto, o mundo dá voltas MESMO, um pangaré como eu pode colaborar MUITO com o TM de forma indireta.
O pessoal influente tecnicamente no mundo do TM também lê o fórum, falo isso porque algumas dessas pessoas me comentam pessoalmente alguns tópicos daqui, portanto, vamos manter a cabeça no lugar.
Um grande abraço e boa sorte no individual ![/quote]
Na hora que ele foi falar isso ele nao pensso antes de flar essas coisas que ele disse ,eu sou um garoto da categoria dele e a cada campeonato que eu vejo o Kyo ou qualquer outro eu apredno um pouquinho como respeitar os outros.