Sugestão sobre comércio no site

Postei a venda de um produto e o post foi corretamente deletado, pois não observei a proibição sobre comércio. Inclusive recebi MP me informando o caso. Agradeço a atenção recebida.

Gostaria de postar apenas minha resposta da MP, pois acho interessante a discussão do assunto.

[color=#000080]Olá, XXXXXXX
Realmente procureri e não achei onde colocar a mensagem.
Respeito as regras e peço desculpas.

Mas queria colocar uma nota de repúdio:
Tenho um fórum de mágicas, 10 mil usuários.
Um fórum vive das mensagens dos usuários. O dono do fórum, portanto, deve muito aos usuários, pois estes dão vida ao script PHP. Desta forma, seria um retorno justo permitir que os usuários pudessem cambiar seus produtos. Isso não acontece pois o site mesatenista tem cunho comercial, e se ocorre câmbio entre usuários, prejudica as vendas do site.
Oras, mas as vendas no site são aquecidas devido ao grande fluxo de usuários que, muitas vezes só acessam o site para postar mensagens. Desta forma seria justo que eles pudessem cambiar ao menos os produtos usados e que já não os interessam mais.
Repito: respeito as regras. Apenas penso diferente.

Abraços

Alexander
(www.magicoamador.com.br)[/color]

Olá Alexander,

antes o nosso site possuía uma seção específica de classificados, onde os usuários anunciavam seus produtos (que necessariamente precisavam ser usados). Quando o site foi modificado ano passado, não consegui migrar o sistema. De fato passamos a ter outras prioridades. Digamos na ordem de prioridades hoje está: site de vídeos nacionais (Tênis de Mesa TV) e depois a seção de classificados.

Este site está entrando no seu 11º ano e apenas desde 2005 temos loja e NUNCA (desde 1999) foi permitido anunciar produtos, o temp.mesatenista.net não é um site apenas comercial. Também é comercial. Considero mínimo o espaço utilizado para publicidade se formos comparar com outros sites.

Logo no início do fórum o que mais existiam eram pessoas querendo usar o espaço gratuitamente para lucrar com isso. Camarada fazia vários cadastros e “floodava” o fórum com seus produtos. Também tivemos problemas com usuários que tinham loja e se passavam por usuários comuns querendo vender seus produtos. Até hoje temos problemas com usuários que usam os serviços de mensagem privada para fazer propaganda de suas próprias lojas.

Não faço ouvidos de mercador, e não é a primeira vez que me cobram pela seção de classificados, mas espero em breve poder atender os usuários. Como trabalho ABSOLUTAMENTE sozinho (desde a parte de desenvolvimento do site até ir aos Correios despachar os pedidos) preciso eleger prioridades.

Do mesmo modo que você e outros usuários pedem para poder publicar seus produtos usados, existem outros (em menor número, verdade), que me pedem o oposto. Estas pessoas são freqüentadoras de fóruns internacionais e dizem que o ambiente fica extremamente poluído.

TODO MUNDO sempre tem algo para anunciar, pois a maioria troca de material com boa regularidade, mas estou decidido que o fórum não é o local adequado para isso. Este espaço é para discussões, não para comércio. Se você fizer uma busca, vai perceber que nem eu coloco propaganda nas mensagens e nunca participo de fóruns onde usuários perguntam sobre material. Não acho adequado.

Anunciar produtos no fórum continuará proibido, mas agradeço por sua colaboração, pois, ao menos, sua mensagem me incentivou para acelerar a volta do sistema de classificados.

Abraços,

Mazinho

[b]Pessoal
Considerem meu comentario apenas um comentario Ok?

Vamos La…[/b]

Imaginem se o nosso amigo Edmar faz um Off Topic (Divulgue seu Produto aqui)
Ia aparecer gente vendendo desde bolinha de gude,até videogames e eletro eletronicos,totalmente fora do intuito do Site
Varios sao os foruns que tem seção de vendas e que os usuarios nao postam nada alem de uma infinidade de anuncios e quando da merda,a culpa é do site que hospedou o anuncio rs!
Existe MercadoLivre/Quebarato Nao é muito dificil tambem acabar criando um proprio site de vendas!
Eu tambem Coleciono Dvd’s e os Generos que coleciono sao os seguintes(http://www.orkut.com.br/Main#Profile?ui … 8020174444) (Vejam o Meu Orkut que saberão o que coleciono caso contrario estarei é contrabandeando aqui :slight_smile:
Eu acho que aqui todo mundo gosta de Tenis de Mesa…Voltar com os Anuncios de Videos em VCDVD como antigamente seria uma Boa…o Adriano é fudido na listagem,o Mazinho tambem é Fudido na Listagem…e eu tenho uns 2TeraBytes de Tenis de mesa em 2 Hds Externos…

Mas aonde eu anuncio? No Boca Boca/Orkut/Comunidades/Foruns especificos para coleção individual/Msn
Eu tenho um colecionador de Dvd’s de Magica em meu Msn e acredito que ele tenha muito mais coisa do que esse Forista que disse ae em cima.(As vezez pode até ser ele)

Mas eu acho assim, Quer anunciar,Anuncie no Lugar certo
Faça uma Lista em excel,ou albuns no orkut e poste os links de encaminhamento para estes sites EM SUA ASSINATURA,Isso ninguem pode proibir pois nao é um post é uma assinatura e nao vai fazer Flood e o Infeliz nao vai postar um Post em Branco só para aparecer a merdinha do anuncio dele!

Vender na Internet Ja é dificil com essa Burocracia Maldita que é em Nosso País,como se baixar coisas e distribuir coisas entre admiradores fosse igual a vender 5mil dvd’s falsificados por dia em midias de baixa qualidade com gravaçao de baixa qualidade!
Somente As Midias piratas sao prejudicadas,porque o que vemos de Bonés,Camisetas,Calças e Muita coisa ai pirata que nao é feita uma busca igual CD/DVD é gigantesca ^^

Enfim…Quer Divulgar. Divulgue de forma correta ,concordando com as formas de uso do site qual voce fez seu cadastro e NAO LEU os termos antes de se cadastrar :smiley:

Abraços

E pra quem se interesse novamente meu Orkut é
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?ui … 8020174444

La tem o Link para a Lista em excel que inicie estes dias e tambem fotos de varios dvd’s que possuo!

Tenham todos um Bom Dia ^^

Off Edit Topic :
Mazinhoooo…Com todos os Nicks que eu ja tive nessa parada aqui, Acho que sou o Mais antigo que ta ativo né?hehehehe
Acho que ja tenho 10 anos tambem Nao? rsrsrsrs

Gabriel, como se vc tivesse lido todas as regras de todos os sites onde se cadastrou…
Foi um erro meu. Como não vi vendas de outros usuários, decidi postar a tal venda num tópico criado por mim que falava daquele mesmo produto. Foi um erro. Já pedi desculpas.

Mazinho, como vc tem pretensão de ativar uma seção para classificados, vou dizer como funciona no meu site. Pode ser que algo seja aproveitável.

Temos uma seção: Classificados. Nela, 3 sub seções: Produtos novos, produtos usados e compras.

  • Para vender produtos novos, o vendedor deve depositar uma quantia, que serve para manutenção do site (R$ 20,00)
  • Para vender produtos usados, o vendedor deve seguir um modelo rígido de anúncio. Assim todas as vendas de usados mantém o mesmo padrão. Este não paga nada pra anunciar.
  • Para comprar pode postar um tópico normal na subseção específica.
    Na seção Classificados e nas duas subseções de vendas não é possível inserir tópicos.
    O usuário interessado em vender deve mandar uma MP ao líder do grupo “Classificados” dizendo que leu e concorda com as regras dos classificados. Assim ele é adicionado ao grupo.
    Sendo adicionado ao grupo, ele passa ver uma 4ª subseção que era invisível aos usuários que não fazem parte do grupo “Classificados”. Esta subseção se chama “Tópicos esperando por aprovação”. Nela ele posta o tópico de vendas, que se estiver no padrão (pago R$ 20,00 se for venda de produtos novos, ou no modelo rígido caso seja venda de usados), será movido à subseção específica.
    Caso não esteja no padrão, um gerente (mod ou admin) informa que o tópico não será movido enquanto não se adequar às regras.

Desta forma, Mazinho, conseguimos lá organizar as vendas e compras no fórum.

Vou colar aqui as regras dos classificados, para o caso de algo ser aproveitável no seu projeto.
Para quem procura vender algo no fórum, deve ler os textos abaixo:

<font color="#FF0000]Só quem pertence ao grupo[/color] [color=#BF0000]Classificados[/color] [color=#FF0000">tem permissão para vender produtos no fórum;

Para pertencer ao grupo, você deve concordar com as regras abaixo:

[color=#004000]1) Sub-seções da seção Classificados e regras específicas:
1.1) Vendedor de produtos usados (sub-seção Vendas - Usados)
1.2) Vendedor de produtos novos ou com interesse de lucro(sub-seção Vendas - Novos)
1.3) Compradores (sub-seção Compras)[/color]

1.1) Vendedor de produtos usados (sub-seção Vendas - Usados) a) Respeitar todas as regras estabelecidas neste tópico; b) Ter no mínimo 1 mês de cadastro no fórum; c) Ter o perfil completo, com idade e localização; d) Após ler e concordar com as regras, solicitar sua inclusão no grupo Classificados (veja o item 4); e) Mandar MP para o admin <font color="#BF0000]Kradyn Junior[/color] dizendo que você já leu as regras e que concorda com elas, e que também já solicitou sua inclusão no grupo [color=#BF0000">Classificados. f) Esperar a resposta da MP com a informação de que você foi ou não adicionado ao grupo <font color="#BF0000]Classificados[/color][color=#FF0000">*; g) Não Colocar em seu tópico de vendas produtos novos ou com intuito de lucro**; h) Não usar, em hipótese alguma, o benefício de fazer parte do grupo Classificados para criar tópicos na seção de vendas de produtos novos, sem respeitar o descrito no item 1.2 deste tópico; i) Concordar que, se desrespeitar o item "g", não importando a desculpa ou a justificativa, terá as seguintes consequências: seu tópico será movido para local definido pela gerência, você será retirado do grupo por prazo que os gerentes irão definir, e sua conta no fórum será suspensa por no mínimo uma semana, podendo ser mais se os gerentes assim definirem; j) Concordar com as regras descritas no item 3.

<font color="#FF0000]*[/color]Após a aprovação de entrada no grupo [color=#BF0000">Classificados, o usuário passará a ver uma sub-seção chamada “Tópicos esperando aprovação”, dentro da seção “Classificados”. É nesta sub-seção que você deverá fazer o tópico de vendas.

**Produtos novos ou com intuito de lucro: São produtos fabricados pelo usuário exclusivamente para serem vendidos, ou comprados para serem revendidos. Quando o objetivo do usuário é obter lucro, e não apenas se desfazer do produto usado num preço justo, o anúncio deve ser feito na seção de Vendas - Novos, respeitando as regras do item 2 deste tópico.

Outras Exigências:

  • Faça um título do tópico claro sobre o que está vendendo;
  • Para fazer seu anúncio, deverá obedecer ao padrão que irá encontrar pré-escrito no corpo do tópico, idêntico ao modelo abaixo.
    Importante entender que, mesmo que não tenha alguma informação exigida, não deve apagar a linha, e sim deixá-la sem a informação.
  • Eis o texto que deve existir logo após o nome do produto:

APARÊNCIA PARA REFERÊNCIA:

[quote]Nome do Produto

Local da compra: textoabc
valor da compra: textoabc
Valor da venda: textoabc
Tempo de uso: textoabc
Estado de conservação: textoabc
Possui embalagem original?: textoabc
Idioma das instruções: textoabc
Dificuldade: textoabc
Quem paga o frete? textoabc
CEP do vendedor: textoabc
Descrição do efeito: textoabc
Material Incluso: textoabc
Fotos ou vídeos: textoabc

CÓDIGO PARA USO:

Nome do Produto)

Local da compra: textoabc
valor da compra: textoabc
Valor da venda: textoabc
Tempo de uso: textoabc
Estado de conservação: textoabc
Possui embalagem original?: textoabc
Idioma das instruções: textoabc
Dificuldade: textoabc
Quem paga o frete? textoabc
CEP do vendedor: textoabc
Descrição do efeito: textoabc
Material Incluso: textoabc
Fotos ou vídeos: textoabc

  • Está proibido deixar email, MSN, ou dizer que só responde perguntas por MP, etc. Você já tem todas estas informações no rodapé da sua mensagem. Se está usando o fórum para anunciar, é justo que use o fórum para responder as dúvidas e concluir as negociações (o fórum vive de mensagens, capite?);
  • Toda negociação deverá ocorrer no seu tópico de vendas. Somente os dados pessoais devem ser tratados de forma reservada.
  • Os produtos anunciados só devem ser reservados ou vendidos a quem responder o tópico. Se algum produto for reservado ou vendido sem ter sido negociado no tópico, o vendedor é obrigado a dar uma justificativa para esta transação fora do tópico.
  • Se a gerência entender que o vendedor está descumprindo um dos três itens acima, o tópico será trancado e movido até que o vendedor solicite o destrancamento do tópico e diga que irá seguir as regras de vendas.

Eis um exemplo de venda:

SelfTying shoelace

Local da compra: Magic Depot (http://www.magic.org/)
valor da compra: U$ 25,00
Valor da venda: R$ 30,00
Tempo de uso: 6 meses
Estado de conservação: semi novo
Possui embalagem original?: Não
idioma das instruções: Inglês
dificuldade:
Quem paga o frete? Comprador
CEP do vendedor: 29300-600
Descrição do efeito: O cadarço do sapato do mágico se amarra sozinho
Material Incluso: gimmick e instruções
Fotos ou vídeos: Não tenho

Obs: Veja que no item “Dificuldade”, nada foi escrito, porém o anúncio deve conter o item mesmo assim.[/quote]

Dicas:

  • Dê referências de quem já comprou com você;
  • Dê informações complementares sobre o produto a venda;
  • Responda rapidamente as perguntas, de forma esclarecedora;
  • Não demore a enviar o produto.[/quote]
1.2) Vendedor de produtos novos ou com interesse de lucro*(sub-seção Vendas - Novos) a) Respeitar todas as regras estabelecidas abaixo; b) Ter seu perfil completo com idade e localização; c) Pagar antecipadamente o valor de R$ 15,00, que serão convertidos para a manutenção do servidor do fórum; e) Após ler e concordar com as regras, solicitar sua inclusão no grupo Classificados: f) Mandar MP para o admin MMIKLOS dizendo que você já leu as regras e que concorda com elas, e que também já solicitou sua inclusão no grupo Classificados. g) Esperar a resposta da MP com a autorização para a criação do tópico; h) Criar o tópico na subseção de "Vendas - Novos" com a formatação que o usuário achar melhor; i) O tópico poderá conter até 10 tipos de produtos, sem limite de quantidade para cada um deles; j) Concordar que, caso descumpra os itens acima, poderá ter seu tópico movido para local definido pela gerência, ter a permissão de vender suspensa e ter a conta no fórum suspensa, tudo mediante critérios de avaliação da gerência; k) Concordar com as regras descritas no item 3.

Outras exigências:

  • Faça um título do tópico claro sobre o que está vendendo;
  • O vendedor não poderá editar o tópico adicionando novos produtos para aproveitar o mesmo anúncio (isso é desonestidade). Se quiser vender novos produtos, faça um novo tópico, com pagamento de nova taxa;
  • Seu anúncio terá duração de 30 dias. depois será trancado ou movido para seção restrita.

Dicas:

  • Para deixar seu tópico como fixo nos classificados por 30 dias (como este tópico de regras), o valor sobe para R$ 30,00. Este valor é inicial, e pode sofrer alterações conforme entendimento da administração;
  • Informe o maior número de detalhes possível, como: Nome do produto, valor, embalagem, idioma das instruções, efeito, dificuldade, foto ou vídeo (se tiver), frete, seus dados pessoais (nome, cidade, estado);
  • Dê referências de quem já comprou com você;
  • Apresente foto ou vídeo do produto, exceto se isso revelar o segredo;
  • Diga a dificuldade de aplicação da rotina (nível fácil, médio, difícil por exemplo);
  • Dê informações complementares sobre o produto a venda;
  • Responda rapidamente as perguntas, de forma esclarecedora;
  • Não demore a enviar o produto.

De antemão informo que os pedidos normalmente são aceitos, e quando não são, é devido a algum problema que o usuário tenha causado no fórum.

A propósito, a criação destas regras foi necessária pois vários usuários descumpriam o estabelecido nas regras das seções de vendas.

1.3) Compradores (sub-seção Compras) Dicas: - Seja claro no tópico sobre o que quer comprar; - Cuidado com as referências que te são fornecidas

2) Para quem compra nos tópicos de venda (novos e usados):

Dicas: - Só compre após sanar todas as dúvidas; - peça o maior número de detalhes possível sobre o material (existem vendedores que omitem detalhes que depreciam seu material); - Se possível, peça garantia; - Os correios costumam reter mercadoria enviada sem nota fiscal. Pergunte ao vendedor se ele possui nota fiscal; - Peça referências de outros compradores deste vendedor; - Declare na seção "Review de Produtos" suas observações sobre o produto e o vendedor. Elogios e broncas justificadas. Isto servirá de referência para outros; - Jamais compre produtos piratas. Caso venha a ocorrer, denuncie.

3) Observações Gerais para todos (vendedores e compradores):

- Em outras seções, por vezes os usuários pedem dicas de efeitos e de materiais. Não se beneficie disto para oferecer seu produto. Se quiser vender, use a seção "Classificados"; - Não use sua assinatura para fazer referência ao seu anúncio, bem como atrapalhar o andamento de alguma discussão em outro tópico para fazer seu anúncio; - Não use sua assinatura para fazer referência a nada que envolva transação financeira; - Não use sua assinatura para fazer referência a qualquer site que contenha comércio de mágicas; - Não “atravesse” o anúncio de outro vendedor, oferecendo seu produto aos interessados daquele anúncio, seja por MP ou no próprio tópico do anúncio; - Não proponha qualquer negociação na sub-seção de tópicos esperando por aprovação. Você poderá ser descredenciado do grupo Classificados; - É proibido incentivar que as negociações ocorram por MSN, EMAIL, MP, etc. O fórum vive de mensagens, e a dúvida de um postada no tópico pode sanar a dúvida de outros; - É proibida coleta de emails, msn, etc para fins de criação de listas de venda. Isto deverá ocorrer no fórum, porque o fórum vive de mensagens; - Na seção de compras, dealers e vendedores de usados devem se limitar a oferecer o produto em foco no tópico. Não use o tópico de compras para oferecer produtos além dos solicitados. Não faça coleta de emails para envio posterior de listas, propagandas etc. - O fórum exige que antes de dar seu contato particular, se esforce ao máximo para que a venda aconteça no ambiente público da seção "Classificados". Não será tolerado incentivo à negociação por email, msn etc, enquanto ela puder ocorrer no fórum. O fórum vive de mensagens, e as dúvidas e dicas de um podem servir pra sanar as dúvidas de outros; - Tópico com anúncio de magic shop é considerado como tópico com vendas de produtos novos, pois realmente acaba tendo o mesmo objetivo, que é vender produtos novos. Não deverá ser feito sem um contato prévio com a administração. Caso postado, o tópico será imediatamente transferido para uma área de acesso restrito e o usuário será advertido; - O usuário que desrespeitar estas regras concorda que sejam-lhe aplicadas punições, conforme entendimento da administração, que variam desde advertência até suspensão do direito de postar nos classificados, entre uma semana e suspensão permanente; - Para o comércio de qualquer outro produto com interesse de lucro, deverá ser feita a contribuição de R$ 15,00 para a manutenção do fórum; - Além das regras dos classificados, o usuário deverá respeitar todas as outras regras do fórum; - É proibido adicionar novos produtos ao tópico de vendas já criado. Todo novo anúncio deve seguir o estabelecido no item 1.1 (para vendas de usados) e 1.2 para vendas de novos); - Você (vendedor de usados) concorda que as regras estão claras e que várias pessoas antes de você cumpriram todas elas para terem seu tópico de vendas anunciado. Portanto, se você ainda não conseguiu cumprir todos os itens, mesmo os mínimos, como um negrito que seja num item, isso não é um problema da gerência que está apenas cobrando a regra, e sim seu que concordou com as regras mas não as está observando como deveria. Portanto, não coloque a culpa na gerência pois não somos obrigados a ficar repetindo, copiando e colando as regras que você não está cumprindo caso seu tópico não esteja aprovado. Perca mais alguns minutos do seu tempo observando atentamente todos os tópicos que já foram aprovados, e notará a diferença para o seu tópico; - Todas as questões não previstas neste tópico serão decididas de acordo com o entendimento da administração; - Para todos os casos, inclusive os não citados aqui, novas exigências e dicas serão adicionadas assim que necessárias.

<font color="#004000]4) Como solicitar sua inclusão no grupo[/color] [color=#BF0000]Classificados[/color][color=#004000">:

Clique em "Painel de Controle do Usuário"; Clique em "Grupos de usuários"; Clique na bolinha ao lado do nome do grupo Classificados; Escolha a opção "Entrar no selecionado"; Clique em "Enviar".

5) Se você mandar a MP e ela não for respondida, o motivo é: Falta cumprir alguma coisa estabelecida nas regras. As mais comuns são:

  1. Fazer antecipadamente a solicitação para entrar no grupo Classificados (ensinado no item 4);
  2. Mandar MP declarando que concorda com as regras e que já fez a solicitação para entrar no grupo;
  3. Ter o perfil completo (Localização e data de nascimento);
  4. Ter um mês de cadastro.[/color][/b]

Boas vendas

Eu Nao Leio termos porque em 90% dos casos sao tudo farinha do mesmo saco ^^

Estes Anuncios que voce esta fazendo se parecem muito com um forum qual eu ja fui moderador(Falido Compartilhando.org)e tambem o CentraldeRoms.com

Mas cada site tem o seu padrao,por exemplo nao precisa colocar varios Itens…seguir um padrao sim,encher linguiça nao!
Aqui seria apenas valores,e uma descrição ou propaganda do proprio anunciante!

Mas é um bom modelo se o mazinho REALMENTE fizer o negocio denovo!
Pelo menos eu invisto 20,00 e anuncio minha coleção de dvd’s inteira :smiley:

Ai vem a duvida! NO TEU FORUM QUE VOCE É MODERADOR OU ADMIN…Só pode anunciar magica né?Mesmo pagando!
Eu ja me acho no direito de anunciar até uma calça jeans que nao me serve mais por 10,00 se eu pagar os 20,00 pro site :smiley:
[b]

PS: Nao adianta querer bloquear produtos Pirata,porque nao se trata disso!
Colecionador é colecionador(Divulga produtos entre interessados)
Pirateador e contrabandista é um bando de fidaputa que quer lucrar vendendo coisa ruim sem garantia e sem precedentes e procedentes que possam afirmar a garantia do produto
Exemplo : Comprar a Serie DR.House Comigo é diferente do que ir pagar 3 por 10 no camelo que nao troca se der Pau(Alem de eles nao venderem capa e impressao diretamente na Midia)(Ou seja,tao só vendendo mesmo pra ganhar dinheiro,Eu vendo para distribuir entre pessoas que admiram series ou desenhos)
Lembre-se CONTRABANDISTA VENDE O QUE TEM NO MERCADO, Colecionadores possuem raridades(Por exemplo seriados,novelas,encomendas,shows antigos, e coisa da epoca dos nossos pais e avós)[/b]
Abraços!