Gostaria de obter recomendações sobre qual madeira e quais borrachas comprar. Jogo há pouco tempo, mas tenho bastante interesse pelo tênis de mesa e quero investir mais meu tempo no esporte.
Sobre mim:
– Sou iniciante, com cerca de seis meses de treino intercalado.
– Ainda não tenho um estilo definido (ofensivo ou defensivo), mas sinto mais satisfação em jogar bolas rápidas na mesa adversária.
– Meu objetivo atual é dominar as técnicas básicas e me tornar um jogador all‑round, com bom controle e capacidade de atacar quando possível.
Informações adicionais:
– Orçamento: cerca de R$ 1.000,00 para madeira + borrachas (podendo aumentar um pouco, se valer a pena).
– Onde jogo: em uma escolinha da minha cidade, com professor.
– Frequência: 2x por semana, treinos de 2 horas.
– O que busco: uma raquete boa, que eu não precise trocar no próximo ano.
Com essas informações, que combinações de madeira e borrachas vocês recomendam para o meu nível e objetivo?
Guilherme, aproveitando o tópico, estou em um nível intermediário-avançado, jogando com uma Vega Pro no FH e uma Hurricane 3 neo no BH.
Mas a sensação do BH está muito ruim pra mim, preciso fazer muito esforço, a borracha não ajuda muito, fico com dificuldade de abrir no back em bolas pesadas longas.
Então estou querendo trocar a borracha do BH.
Experimentei uma raquete no meu CT com a Loki Arthur Diamond no BH e gostei muito. Mas sempre tive a sensação de que o material da Loki é um pouco inferior/ruim.
Conhece essa borracha da Loki? Teria alguma outra sugestão para borracha de backhand (até mesmo da Xiom) que faria sentido no meu nível, ou ainda mantém a recomendação da Vega Europe?
E por fim, sabe me dizer as diferenças entre a Vega Europe e a nova Vega Europe Hybrid?
As borrachas chinesas tem essa característica de precisar fazer mais força, principalmente de BH, para conseguir ter resultados satisfatórios…
Como nunca joguei, nem sou adepto à esses materiais chineses de baixo custo… não consigo opinar…
Agora, quanto a ser de qualidade inferior é questão do proposito, que nesse caso é de recreação… sinceramente nunca vi ninguem conseguindo extrair desempenho quando comparado a qualquer borracha “de verdade”, de mesma gama.
Se você já é familiarizado com a Vega Pro, tenta fazer um treino de BH usando ela e observa seu desempenho… geralmente ela vai bem no BH, principalmente quando já tem um nível de jogo bem estável.
Agora, se acha que ainda precisa evoluir o BH, pode ir na Vega Europe mesmo… ou pode ir numa Donic Coppa E2.
Mas se quiser algo “mais similar” à H3 em termos de performance final, pode ir de Tibhar MX-P ou Donic Bluegrip C2.
Tudo que é Hybrid é a combinação de uma esponja europeia com uma topsheet grudento (estilo chinês).
Entre as duas, a hybrid tem um arco mais alto, um pouco mais de mais efeito e praticamente a mesma velicidade; mas sinceramente, essa gama hybrid da linha Vega não me agradou… acho que quiseram inovar numa linha que não valia a pena (linha introdutória)… mas tem mercado e público para tudo…
cheguei a pensar na Vega Korea ou Japan para o back. Quais seriam as diferenças entre elas e delas pra Vega Pro?
acho que a Europa vai ser macia demais pro meu estilo de jogo. preciso de algo com certa velocidade, ativa, mas um pouco controlada tb, que tenha tolerância ainda a alguns erros.
A Korea é uma evolução da Japan… basicamente só muda a geometria e espessura dos pinos…
De catálogo:
Japan: velocidade = 7.9 / efeito = 8 / 45º
Korea: velocidade = 7.9 / efeito = 7.8 / 45º
Pro: velocidade = 7.2 / efeito = 8
Sinceramente entre Japan e Korea, quando testei, não percebi diferenças significativas em termos de desempenho… não consegui perceber nitidamente, apenas tive um feeling levemente “diferente”… não sei colocar em palavras. Em resumo: não sei até que ponto vale a pena; mas ficaria com a Japan por familiaridade anterior…