Sugestão de madeira e borrachas para iniciante

Opa, pessoal.

Gostaria de obter recomendações sobre qual madeira e quais borrachas comprar. Jogo há pouco tempo, mas tenho bastante interesse pelo tênis de mesa e quero investir mais meu tempo no esporte.

Sobre mim:

– Sou iniciante, com cerca de seis meses de treino intercalado.

– Ainda não tenho um estilo definido (ofensivo ou defensivo), mas sinto mais satisfação em jogar bolas rápidas na mesa adversária.

– Meu objetivo atual é dominar as técnicas básicas e me tornar um jogador all‑round, com bom controle e capacidade de atacar quando possível.

Informações adicionais:

Orçamento: cerca de R$ 1.000,00 para madeira + borrachas (podendo aumentar um pouco, se valer a pena).

Onde jogo: em uma escolinha da minha cidade, com professor.

Frequência: 2x por semana, treinos de 2 horas.

O que busco: uma raquete boa, que eu não precise trocar no próximo ano.

Com essas informações, que combinações de madeira e borrachas vocês recomendam para o meu nível e objetivo?

• Madeira: Xiom Offensive S
  • Borrachas: Par de Xiom Vega Europe

Esse é conjunto mais indicado… vai lhe permitir pegar as técnicas e fundamentos, e evoluir naturalmente.

A madeira pode proporcionar de 4 a 5 trocas de borrachas, dependendo da necessidade de jogo e da sua evolução…

Abs

1 curtida

Opa, Guilherme. Bom dia. Obrigado pala resposta.

Comprei os equipamentos sugeridos.

Valeu!

1 curtida

Guilherme, aproveitando o tópico, estou em um nível intermediário-avançado, jogando com uma Vega Pro no FH e uma Hurricane 3 neo no BH.

Mas a sensação do BH está muito ruim pra mim, preciso fazer muito esforço, a borracha não ajuda muito, fico com dificuldade de abrir no back em bolas pesadas longas.

Então estou querendo trocar a borracha do BH.

Experimentei uma raquete no meu CT com a Loki Arthur Diamond no BH e gostei muito. Mas sempre tive a sensação de que o material da Loki é um pouco inferior/ruim.

Conhece essa borracha da Loki? Teria alguma outra sugestão para borracha de backhand (até mesmo da Xiom) que faria sentido no meu nível, ou ainda mantém a recomendação da Vega Europe?

E por fim, sabe me dizer as diferenças entre a Vega Europe e a nova Vega Europe Hybrid?

Agradeço desde já!!

As borrachas chinesas tem essa característica de precisar fazer mais força, principalmente de BH, para conseguir ter resultados satisfatórios…

Como nunca joguei, nem sou adepto à esses materiais chineses de baixo custo… não consigo opinar…
Agora, quanto a ser de qualidade inferior é questão do proposito, que nesse caso é de recreação… sinceramente nunca vi ninguem conseguindo extrair desempenho quando comparado a qualquer borracha “de verdade”, de mesma gama.

Se você já é familiarizado com a Vega Pro, tenta fazer um treino de BH usando ela e observa seu desempenho… geralmente ela vai bem no BH, principalmente quando já tem um nível de jogo bem estável.

Agora, se acha que ainda precisa evoluir o BH, pode ir na Vega Europe mesmo… ou pode ir numa Donic Coppa E2.

Mas se quiser algo “mais similar” à H3 em termos de performance final, pode ir de Tibhar MX-P ou Donic Bluegrip C2.

Tudo que é Hybrid é a combinação de uma esponja europeia com uma topsheet grudento (estilo chinês).

Entre as duas, a hybrid tem um arco mais alto, um pouco mais de mais efeito e praticamente a mesma velicidade; mas sinceramente, essa gama hybrid da linha Vega não me agradou… acho que quiseram inovar numa linha que não valia a pena (linha introdutória)… mas tem mercado e público para tudo…

Abs

cheguei a pensar na Vega Korea ou Japan para o back. Quais seriam as diferenças entre elas e delas pra Vega Pro?

acho que a Europa vai ser macia demais pro meu estilo de jogo. preciso de algo com certa velocidade, ativa, mas um pouco controlada tb, que tenha tolerância ainda a alguns erros.

A Korea é uma evolução da Japan… basicamente só muda a geometria e espessura dos pinos…

De catálogo:

• Japan: velocidade = 7.9 / efeito = 8 / 45º
  • Korea: velocidade = 7.9 / efeito = 7.8 / 45º
  • Pro: velocidade = 7.2 / efeito = 8

Sinceramente entre Japan e Korea, quando testei, não percebi diferenças significativas em termos de desempenho… não consegui perceber nitidamente, apenas tive um feeling levemente “diferente”… não sei colocar em palavras. Em resumo: não sei até que ponto vale a pena; mas ficaria com a Japan por familiaridade anterior…

Abs