Subistâncias para aumentar a adeência (viscosidade)?

Existem muitos tópicos q falam sobre cuidado e recuperação de borracha, mas eu lembro q quando comeceu a jogar, ainda aos 8 anos de idade(ping pong), se falava muito de umas substâncias q aumentavam o efeito da borracha.

Queria saber se existem tais produtos, se são autorizados pela ITTF, se são eficases e onde porventura adquiri-los?

Um abraço.


Empunhadura: Caneta
Estilo: OFF
Madeira: KWS Carbon Furious
Borracha: Bryce

Se vc quer uma borracha viscosa, compre uma borracha chinesa, como a hurricane ou a Friendship 729.

eu ate pensei em migrar pras chinesas, muito por causa do preço!!!mas sempre fiquei na duvida, pois dizem que quem sempre jogou com japonesas sente muito a diferença…confere?

Luciano, confere im. Mas tem um detalhe maoir que a viscosidade da borracha: A aderência dela com a bola na hora do jogo. Por exemplo: Uma 729 como o Jadson disse, gruda na bola com ela parada que você tem que balançar a raquete pra bolinha soltar, já uma borracha japonesa ou européia, isto não acontece, e nem por isso se perde na eficiência dos drives.
E digo isso depois de jogar uns 4 anos ou mais de 729 e agora estar jogando com uma Rapid da Thibar, que é européia e segue os mesmos padrões que as japonesas.
A maior diferença que senti foi na dureza da esponja, isso sim fez muita diferença. pois com uma esponja mais macia, tenho mais controle tanto pra bloquear quanto para usar o backhand, coisa que nunca consegui fazer com a 729. Claro que não tem só lado bom para um dos lados, óbvio. Com a 729, você tem um saque mais potente, pois existe uma diferença na aderência sim, apesar de ser pequena, e o jogo em cima da mesa é melhor com uma esponja dura, pelo menos pra mim.
Ou seja, se você é um jogador do tipo que joga em cima da mesa com ataques rápidos e saque forte, a chinesa é ótima. Mas se você é um jogador que adora sair da mesa pra atacar de longe, usa muito o back e dfende afastado da mesa, a japonesa é melhor.

Não se esqueça que essa é minha opinião, e no site tem pessoas com muito mais experiência que eu.

Espero ter ajudado, até mais.

Vc pode comprar os filmes protetores com colas q são usados para preservar a viscosidade de borrachas chinesas, mas eles aumentam um pouco a aderencia de borrachas japonesas ou europeias. Da pra levantar a bola numa Bryce ou Mark V(nessas eu ja vi) apesar de num ficar grudado mto forte.

Ou vc pode comprar o Spinmax da Joola, mas esse acho q vc tem q comprar na Dandoy ou Presports.