Stiga Hybrid Wood

Lançamento da Stiga:

A descrição tá em inglês, e eu traduzi rapidamente os trechos que eu sei ±. Provavelmente tem alguns erros aí no meio.

De acordo com a descrição:

In recent years, great advances have been made in table tennis blade technology. Materials such as carbon, kevlar, titanium, arylate, aramid, and aluminum have all been used to enhance playing performance. However, the problem has remained to find a better way to make blades faster without making them too stiff, heavy, or thick.

(Nos últimos anos, bons avanços foram obtidos nas tecnologias das madeiras no tênis de mesa. Materiais como carbono, kevlar, titanio, arylate, aramid e aluminio estão sendo usados para melhorar a performance do jogo. O problema é achar um bom caminho para fazer madeiras rapidas sem faze-las duras, pesadas ou secas.)

After much research and development, we have invented just such a new and better way. We have discovered that we can use carbon nanotubes to reinforce the adhesive that holds together the wood plies in a blade. The result is a faster/stiffer blade that still gives you a bigger sweetspot and excellent feel.

(Após muita pesquisa e desenvolvimento, nós inventamos um novo e melhor caminho. Descobrimos que podemos usar nanotubos de carbono para reforçar the adhesive that holds together the wood plies in a blade. O resultado é uma madeira rápida que te dá muito sweetspot e boa sensibilidade)

Carbon nanotubes are cylindrical molecules of carbon. They are the strongest and stiffest materials known. Despite this strength, they have a very low density. The carbon nanotubes that we add to the adhesive form a strong network that increases the bond between the wood plies. To our surprise and delight, the nanotubes also seep into the porous wood and make it stiffer.

(Nanotubos de carbono sao moleculas cilindricas de carbono. Elas são fortes e “stiffest materials know”.

Because the density of the nanotubes is so low, they do not add any substantial weight to the blade. The blade is thus faster without being heavier.

(Por ter densidade baixa, os nanotubos não adicionam peso na madeira. A madeira é rapida sem ser pesada)

Tô sabendo… A Stiga constantemente vem com um marketing novo, mas na hora de bater na bola é a mesma chapa de aço de sempre. A Stiga Carbo foi a melhorzinha que eu já testei, mas ainda assim era bem dura, tal qual uma carbonada comum.
Não é porque eu estou jogando com hinoki, mas se vc quiser uma raquete com excelente toque e alta velocidade não tem como fugir disso, a resposta única é madeira hinoki mesmo.

Só complementando, a madeira hinoki a que me refiro é a de 1 folha, ou seja, madeira maciça.

qual o site nacional da stiga pq o internacional eu tenhpo

[quote=“Nakata”:2euv4iv1]Tô sabendo… A Stiga constantemente vem com um marketing novo, mas na hora de bater na bola é a mesma chapa de aço de sempre. A Stiga Carbo foi a melhorzinha que eu já testei, mas ainda assim era bem dura, tal qual uma carbonada comum.
Não é porque eu estou jogando com hinoki, mas se vc quiser uma raquete com excelente toque e alta velocidade não tem como fugir disso, a resposta única é madeira hinoki mesmo.[/quote]

po, mestre… Mas e aquela história de que a madeira do Liqin era a Ofensive CR, tudo bem q ele possa gostar de madeiras “chapas de aço”, mas nao combinaria com o perfil dos tops, onde normalmente, priorizam o “feel” da madeira (penso assim pq geral usa váááárias mãos de cola e borrachas rápidas).

E conheço alguns q usam madeira Stiga e estes são fãs justamente pelo “feel” dela…

::ave::

...carbono para reforçar the adhesive that holds together the wood plies in a blade...
...carbono para reforçar o adesivo que gruda as folhas de madeira numa madeira(acho que no caso seria a parte mais grossa da raquete normal).
Carbon nanotubes are cylindrical molecules of carbon. They are the strongest and stiffest materials known. Despite this strength, they have a very low density. The carbon nanotubes that we add to the adhesive form a strong network that increases the bond between the wood plies. To our surprise and delight, the nanotubes also seep into the porous wood and make it stiffer.

(Nanotubos de carbono sao moleculas cilindricas de carbono. Elas são fortes e “stiffest materials know”.

Nanotubos de carbono sã moleculas cilindricas de carbono. Elas são forte “stiffest materials know” (não consegui enteder essa expressão, mais vou traduzir, se eu não estou enganado stiffest vem de still+fast, ou seja, de aço(no caso duro) e rápido).Apesar de ser duros, tem uma baixa densidade (o que ele se refere com baixa densidade?). O nanotubo de carbono que nós adicionamos no adesivo de uma forte network que almenta o bond entre as folhas de madeira. Para nossa surpresa e delight, os nanotubos quando “seep” dentro dos poros da madeira e fazem e fazem ela"stiffer".

Resumindo, é como se fosse uma pequena camada de carbono, quase invisivel na madeira. Pelo menos foi o que eu entendi.
Desculpem-me pelo re-up do tópico, mais fiquei curioso e quis terminar de traduzir para passar a vocês.
Espero ter ajudado, ou pelo menos não atrapalhado.

Abraços,
Alexandre

[quote=“AlexandreLoko”:13btxe88]
Espero ter ajudado, ou pelo menos não atrapalhado.

Abraços,
Alexandre[/quote]

De forma alguma você atrapalhou, como eu havia citado provavelmente existiam erros lá em cima, e quem quisesse traduzir poderia ficar a vontade :slight_smile:

abraço

na verdade na verdade…
Essa coisa de nanotubos funciona da seguinte maneira - (o pessoal que mexe com informática como eu ta de saco cheio da palavra nano) - :
com nano tubos eles formam uma malha # digamos assim, e essa malha se entrelaça com as fibras da madeira. Como alguns sabem nanotubos de carbono são muito resistentes e elásticos, porém pelo que está descrito na matéria possui uma determinada elasticidade.
É quase igual uma tecnologia que eu não lembro de qual marca, que quando a bola toca o impacto dela se espalha pela madeira, é uma das funções que fazem as fibras de nanotubo. É quase como a tecnologia Gel da Asics, procurei no youtube mas não achei o video que mostra a respeito.
Bom, espero ter ajudado em alguma coisa.

Infelizmente você está enganado. E bastante. A expressão não tem nada a ver com still, nem com fast e muito menos com aço (steel, em inglês e não still).
“Stiffest materials known” significa os materiais mais duros conhecidos.

E quero ainda fazer uma retificação aqui. Meu primeiro post neste tópico foi sem saber de nenhum detalhe sobre essa Hybrid Wood. Meu primeiro pensamento foi que se tratava de mais uma raquete com x materiais sintéticos entrelaçados. Mas agora que eu soube do que se trata ela passou a me interessar. Por vários motivos:

1 - Ela é inteiramente de madeira (detesto materiais sintéticos)
2 - Ela se parece muito com a Clipper, sendo que apenas as camadas externas e a do meio parecem mudar. As externas são escuras, o que já pressupõe madeira dura. E a do meio ao invés de ser apenas uma é subdividida em 3 camadas finas.
3 - O cabo é maciço (detesto o tal de WRB). E raquetes da Stiga de madeira pura e cabo maciço são poucas as opções. Existem outras, mas são mais lentas que a minha Clipper, logo não me interessam.

A pergunta de 1 milhão de dólares é: essa raquete chegará a ser vendida no Japão? :?: :?: :?:

"Stiffest materials known" significa os materiais mais duros conhecidos.

Desculpe o preciosismo, mas já que estamos entrando em detalhes …

… em ciência dos materiais “stiffness” (rigidez) e “hardness” (dureza) são duas propriedades distintas. No caso da propaganda da Stiga, eu acho que eles estão sendo precisos na linguagem e se referindo realmente à rigidez do nano-tubos. A diferença, eu vou tentar explicar com exemplos práticos:

  1. O tratamento CR aumenta a dureza da Offensive Classic, mas não a sua rigidez;
  2. Uma raquete de uma folha de 10 mm de Hinoki é rígida, mas não é dura.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rigidez
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dureza

E até onde eu entendi desta tecnologia, realmente não há nenhuma malha ou algo parecido. Os nano-tubos são dissolvidos na cola que une as camadas do compensado e por serem “nano”, penetram nos poros da madeira, aumentando a rigidez da própria.

Bem, se a Yasaka não trouxer essa raquete p/ vender no Japão, isso não fará muita diferença p/ mim…

Shit! Shit!! Shit!!! ::raiva:: Acabei de olhar o catálogo de 2008 da Yasaka e a Hybrid Wood não estará a venda no Japão. Vou ter que ficar com a Clipper mesmo.