Dessas citadas eu usei por 4 meses a Boost TC e uso atualmente (1 mês) a Acuda S1. Testei recentemente a Xiom Vega Europe e a Xiom Omega 4 Asia.
A TC é uma típica borracha japonesa macia: faz tudo bem mas não se destaca em nada. Pontos positivos: fácil bloquear e conta-atacar, bom “feeling” de cola, boa para loopings e é bem leve. Negativos: Dispara muito em jogo curto e muito sensível à umidade.
A Acuda S1 é bem mais firme que a TC, mais rápida e com pouco melhor efeito. Confesso que esperava mais efeito dessa borracha, principalmente em golpes mais lentos como o top spin de backhand. Nisso a Baracuda é imbatível entre as borrachas da Donic. Ela tem um arco médio, não tao alto como da Tenergy 05 por exemplo. Mais parecida com a T64 nesse aspcto. Até agora foi a melhor borracha que usei que não atende por Tenergy (05 e 64. ps: não gosto da 25).
As Xiom citadas testei rapidamente na raquete (Timo Boll Spirit) de um colega de clube, por isso não posso ser tão conclusivo. O que posso falar é que a Vega Europe é macia (~Boost TC, Platin Soft…) porém lenta demais pro meu gosto. O efeito dela é agradável, no nível da Acuda. Já a Omega 4 Asia achei muito promissora. Esponja firme, topsheet elastico e com bom grip. Tão boa quanto a Acuda S1 mas não posso avaliar melhor pois não testei na minha raquete.
Quanto à Calibra, realmente li boas coisas sobre ela sendo duas coisas me deixaram intrigados, principalmente por ter usado a Boost TC:
- Ela por ser muito rápida, “bouncy”, jogo curto/cavadas deve ser bem pior que a TC, coisa que eu já não gostava.
- O topsheet, segundo relatos, não é muito mais aderente que a linha Boost. Coisa que eu esperava e gostaria que fosse.
Quanto à pergunta de qual tem a jogabilidade mais parecida com a Tenergy 05?
Bom… nenhuma.
A Acuda S1 e a Omega 4 Asia são muito boas, porém diferentes da T05. Lembram mais a T64.