som da raquete?

óla galera td bem, gostaria que me ajudassem a descobrir uma coisa como as raquetes dos jogadores de alto nivel faz um som lindo parece um assovio, ja vi em algumas competições varias pessoas com raquetes com esses sons, mas pelo q eu sei o que faz isso é a cola certo, mas em alguns casos ela fica com o barulho mais baixo as vezes mais alto, gostaria de saber realmente o que ocasiona isso sera o solvente a viscosidade da cola sei la gostaria q me ajudassem obrigado!!! :smiley:

realmente é a cola q “faz” o barulho…

quanto mais solvente na cola, mais barulho faz…

logicamente, quanto mais cola passar, mais barulho irá fazer…

oq pode variar no barulho é: borrachas mais macias tendem a fazer um barulho mais estridente…

outro fator é como o jogador bate na bola, se bate mais chapado, mais barulho ira fazer…

e outro fator logicamente é a força da batida ou drive… o barulho da raquete de um jogador top faz mais barulho por causa da força dos seus drives…

geralmente as colas aprovadas pela ittf tem menos solvente do que uma cola caseira (vipal + reducola)…

tem gente q usa apenas solvente na borracha (já com alguma camada de cola) e cola na madeira… aí sim o barulho fica mt forte… mas aí as borrachas vão pro saco rapidinho…

flw

realmente o barulho da borracha dos top e bem diferente nao um barulho por causa da força nem por causa de ser chapado e sim por que eles passam muita cola, pode ver que no aquecimento antes do jogo faz um barulho muito grande :!: o provavel e muita quantidade de cola ou borracha macia por isso tenho duvidas quanto o material dos chineses por que faz muito barulho de cola e nao por que batem chapado

bater mais chapado é apenas mais um fator q influencia o som…

os tops passam mais cola… jogam sempre com borrachas novinhas, isso tbm influencia no barulho da raquete…

só uma observaçao: eu vi os chineses colando quando joguei o mundialito em 2000 no rio de janeiro… eles usavam noriko clean na borracha chinesa… quem conhece essa cola sabe q ela é um pouco mais grossa

e na borracha do backhand eles usavam cola mais fina, tipo fair chack mesmo… nao era a fair chack… mas era de mesma viscosidade…

em fotos recentes da raquete do kong linghui tbm vi a noriko clean por perto…

flw

valew, obrigado pelas dicas ai alexandre, ei se vc tiver msn passa ai, ai agente troca ideia pelo msn tb!!! ok falow