Solventes aprovados pela ITTF

:?: Com a desclassificação do 89 do mundo o dinamarques Finn Tugwell em Atenas por estar com excesso de solvente não aprovado vamos levantar novamente essa discussão…Quais os solventes aprovados?
No site da ITTF temos a informação que a lista dos solventes aprovados encontram-se na secretaria da ITTF (sic). Será que temos que ir até lá para conseguir isso? alguem tem essa famigerada lista? Será que isso é tão secreto assim? Afinal só podemos utilizar as colas previamente aprovadas pela ITTF?..Isso está cheirando (sentido figurado) maracutaia de alguem. :evil:
Agradeço se alguem tiver a tal lista.
abraços a todos

[quote=“HelioViesa”:2b82k0fx]:?: Com a desclassificação do 89 do mundo o dinamarques Finn Tugwell em Atenas por estar com excesso de solvente não aprovado vamos levantar novamente essa discussão…Quais os solventes aprovados?
No site da ITTF temos a informação que a lista dos solventes aprovados encontram-se na secretaria da ITTF (sic). Será que temos que ir até lá para conseguir isso? alguem tem essa famigerada lista? Será que isso é tão secreto assim? Afinal só podemos utilizar as colas previamente aprovadas pela ITTF?..Isso está cheirando (sentido figurado) maracutaia de alguem. :evil:
Agradeço se alguem tiver a tal lista.
abraços a todos[/quote] ::chocado::

“Encucado” com o assunto, naveguei um bocado para pesquisar tudo sobre colas rápidas, e vejam o que achei:…
Para quem queira produzir aqui no Brasil uma cola com os solventes aprovados pela ITTF:

1o. passo: Entrar no Depto de Patentes dos Estados Unidos:
digite: http://www.uspto.gov/
2o. passo: Clique em patent number search
3o. passo: No campo Query (help), digite o número da patente de cola rápida: digite 5,910,528 (com virgulas mesmo, não use pontos ), clique em SEARCH, e voilà, 17 paginas da formulação da cola aprovada pela ITTF, aqui em São Paulo, os solventes são disponiveis em casas que vendem reagentes para laboratorios, o custo aproximado por litro está em torno de R$9,00, caro por tratar-se de material PA (para Analise, 99,99% pureza). O componente D-Limonene é um derivado do oleo de laranja, consulte o Google como oleo de laranja, e veja o uso e quanto o Brasil exporta desse solvente. Sugiro para quem queira fabricar essa cola que faça com preços razoáveis, acho que uma latinha de 250 ml não deva custar ao consumidor nada alem de R$18 a 20,00, isso já incluindo o custo de tentar aprovar uma cola brasileira junto a ITTF.
Se alguem resolver produzir, agradeceria uma pequena amostra para testes: Tenis de Mesa Interlagos-C.D.M. Ebanos, Rua São Guilherme, 515 São Paulo S.P. CEP04806-040.
Boa sorte a todos que tentarem. O objetivo desta mensagem é para um maior desenvolvimento do nosso esporte.
abraços a todos.
Helio.

Super informacao!!!

Mas vou dar um chute aqui. Quem se aventurar a produzir esta cola, deve procurar chegar a um preco ao consumidor em torno de 20 reais o litro. Posso estar enganado, pois nao conheco os custos de produzir e distribuir este produto, mas tenho uma intuicao de que com este preco as vendas vao compensar.

Bom trabalho, Helio!
Muito interessante.

Bom, para quem não joga torneios da ITTF, onde fazem esse teste, o que devemos fazer e Misturar Cola com Reducola… Metade da Lata de Cola, e o Resto de Reducola… A cola fica muito boa, apesar de não se poder usar, porem da pra jogar em campeonatos no Brasil pelo menos, vantagem, pois eh bem melhor jogar com uma cola descente :smiley:
Outra coisa que eu ando fazendo ultimamente eh pegar um poco de cola e um poco de reducola, um tanto que der para você colar apenas sua borracha, e faz, um pokinho so, e, como você não vai estar com noção de cola ou reducola, dependendo, dia pode ficar mais rapido, dia pode ficar mais controle… Mais vale a pena :smiley:

Acho que vou fazer ótimo proveito desse texto cabulosamente inspirador. Já descobri lugares em que consigo as substâncias e um contato pra poder comprá-las. Vamos ver se as conclusões da pesquisa procedem.

Por falar nisso, alguém aqui é químico? Técnico, engenheiro ou prefessor?

Valeu Hélio agora sabemos quais os solventes aprovados e onde consegui-los

[quote=“Kayroz”:vz6r27ty]Acho que vou fazer ótimo proveito desse texto cabulosamente inspirador. Já descobri lugares em que consigo as substâncias e um contato pra poder comprá-las. Vamos ver se as conclusões da pesquisa procedem.

Por falar nisso, alguém aqui é químico? Técnico, engenheiro ou prefessor?[/quote]

Meu pai é químico kayroz…

bahh q interessantii issuu

to no 3 ano do curso de tecnico em quimica
dai to pensando em meu trabalho de conclusao
se sobre alguma alternativa aos solventes(tolueno, benzeno, xilol)
usados nas cola de tm!!! ja ateh falei com minha professora
de analise quimica, i ela vai me encaminha pra uma empresa
de colas e solventes bm grande ake do RS…vo tentah da uma peskisada
i ve se eh viavel!!!

flw