solvente removedor

ae pessoal eu tenho esse solvente em casa eu keria sabe se posso usa esse solvente junto com a cola pra passa na borracha?

Vc eh burro msm ou foi soh nessa questao? :roll:

:frowning: caramba foi tao ruim assim a minha pergunta…
os cara falo q tem q passa solvente na cola eu vi aki solvente removedor e perguntei

se num foi vc pode me dize q solvente e q cola eu tenho q comprar e aonde comprar

Reducola ,mais michilin(vipal) os meus amigos aki usam essa mistura, as vezes eles nem colok vipal mais ai tem q ta com a borracha com cola…

ahh ta… vlww
mais tipo na minha borracha tem cola mais sera q fika muito tempo com cola na borracha ou sai depois do tempo ??

Vamos definir algumas coisinhas…
Removedor (famoso reducola), o que ele faz é “amaciar” (não achei palavra melhor) a cola existente na borracha ou madeira, e ao mesmo tempo alterar as características da borracha. Não sei quimicamente falando, mas na experiência que eu tenho com solventes, a sensação é de que ele “estica” a esponja, por isso que quem utiliza muito solvente a borracha acaba “envergando” pra dentro.
Borracha esticada = + explosão na batida
Contras do solvente: borracha hoje tá caro, não?!?! Borracha muito esticada fica com bolhas muito mais rápido.
Acho que é isso no momento. :smiley:

vlw ai pela ajuda cyb3r2

Eu geralmente colo com solvente…pq cola ta cara d+…mas não gosto muito…achoq a borrcha fika muito mole!!1

melhor ainda gosto de borracha macia !

Atenção :

O Removedor ao qual o Mundaum se refere é aquele vendido em supermercados que é altamente prejudicial aos componentes da borracha (entenda borracha+esponja). É um produto levemente corrosivo que destroi a borracha, tornando-a imprópria para uso. O removedor é utilizado para remover tintas, graxas e outros produtos à base de petróleo

O REDUCOLA é um produto destinado a diluição e remoção de colas em geral. Sua ação não prejudica as borrachas na mesma proporção do tal removedor. Os prós e contras do uso de reducola, já foram citados neste forum.

O reducola é vendido em casas de tintas ou materias de construção e custa cerca de 10,00 (preço SP/grande São Paulo)

Ainda estou tentando arranjar um outro produto que foi mencionado aqui: O D-Limonade, solvente orgânico para colas que foi aprovado pela ITTF. Até o momento não consegui uma amostra para teste.

Marcos - Tênis de Mesa ABC

:idea: Marcos: Acho que vc pode “descolar” uma amostra na Bandeirantes Quimica: essa firma fica ahí pertinho de vc:

Seguir até o final da Av dos Estados em direção a Maúa/Capuava
Passar pelo Auto Shopping Global Passar pelo Wal-Mart
Virar a direita seguindo placas para Refinaria de Capuava e/ou Shopping Maúa
Virar a esquerda Refinaria de Capuava e/ou Shopping Maúa na Av Alberto Soares Sampaio
Seguir até o número 1240, ao lado de uma caixa da água em forma de butijão de gás da Ultragaz

Coordenadas GPS: (caso vc vá de helicoptero! rs, rs, rs)

 S 23° 39.578'
W 046° 28.558'  

boa sorte na formulação da cola
receba um grande abraço do amigo
Helio.

Marcos: em tempo: O nome correto é D-Limonene e não limonade, senão vai ter carinha usando “Sprite” para colar borracha. Vc. localizou os demais solventes?: eu encontrei na Casa Americana que fica na Rua Jaguaribe, pertinho da Sta. Casa no bairro de Santa Cecilia, é sujeito a encomenda mas demora só 5 dias, e precisa ter firma com CGC porque os solventes são controlados pelo Exercito (?) acho que fazem bombas com eles tambem!

Quando vc tiver uma amostra da cola, me avise para que eu tb possa testar…abraços

eitaa… q solvente eh esse ?
eh melhor q o reducola? mais caro ?
meu pai deve te esse cgc vo kere um desse se for melhor

Se vc quer saber mais…vá para o forum no tópico Materiais, pagina 3 sob o título SOLVENTES APROVADOS PELA ITTF, lá tem a formula para a fabricação de colas aprovadas pela ITTF. O D-limonene é parte integrante da formulação, é um solvente biodegradável, utilizados até por dentistas e na prevenção do cancer de mama. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial desse solvente derivado da laranja.

ja q ta cheio no brasil deve ta baratinho tomara :smiley: