Solvente a base de Água

Amigão, pra disolver cola a base de água, só água mesmo, e isso não vai fazer diferença nenhuma na tua borracha, ela vai continuar do mesmo jeito se vc nãO diluir! entendeu???
Agora, algumas marcas de colas a base de água, isso eu já verifiquei, realmente precisam de uma diluição porque vem um pouco grossas de mais, dai quando tu cola e reslve tirar a borracha pra colar denovo sai até a madeira, de tão colada que fica, por isso se a cola a base dágua que tu possui for muito grossa , tu podes diluir com uma ou duas gotas de água, ou até ela ficar mais liquida, entendeu???

Não tem como usar agua como solvente… Para deixar a cola extremamente rápida é a sua capacidade de dilatação da esponja. Então, para dilatar a esponga tem que ser solvente mesmo!!!

[quote=“Carlos-Jr”:1qylyclm]- mistura de farinha de trigo e água levada ao fogo

Esse sim deve ser bom. e um pouquinho de farinha rende um monte.[/quote]

Acho que vc se enganou com o farinha de trigo. Ao invés de farinha de trigo, não é amido de milho (MAIZENA)?

Quando eu era gurizinho, fazia muito dessa cola!!!

Paulo,

O que levou a proibição da cola rápida foi o cheiro tóxico. Sabemos que já existe no mercado alguns tipos de tintas sem cheiro. É só descobrir na composição destas tintas qual o tipo de solvente utilizado.

Sampaio, não foi só o cheiro ou toxicidade que foi proibido, mas também a capacidade de alterar as caracterísitcas originais da borracha.

Se a nova cola ou óleo for inodora, mas alterar, tb está proibida.

Se não alterar, tudo bem, contanto que não tenha nenhum solvente orgânico/base de petróleo.

Em suma, seria isso:

VOC (com solvente orgânico) - proibido. (vide Fair Chack, Super Long Chack, etc)
Altera as características originais - proibido. (vide Speed Axel e outros da Nittaku)

Se o intuito é achar algum otimizador de desempenho para borrachas, sugiro iniciar a procura por borrachas já otimizadas de fábrica.

Abrax