Sobre Raquete de Caneteiro

Eu nao entendo muito ainda sobre esse mundo do tenis de mesa.
Acho que seria bom começar sabendo por que caneteiros usam 1 estilo diferente de raquete(quadradona).
Aproveitando queria saber se o estilo classineta(e assim ne? caneteiro com back pelo q eu sei) tbm joga com esse estilo de raquete ou com a classica.
So pra nao acharem que eu sou 1 completo ignorante, eu jogo de caneteiro com as raquetes classicas(inclusive tenho 1 yashima starter) e 1x 1 amigo trouxe uma dessas quadradonas mas eu nao gostei muito dela.

Olá Bruno, não se incomode com sua pergunta, como (possivel) não praticante do esporte, vc não tem obrigação de saber a diferença entre os estilos, sua duvida é totalmente valida.

A raquete “quadradona” que vc fala trata-se das raquetes estilo Caneta Japonesa (ao qual tenho prazer de ser adepto) ela normalmente é mais grossa, entre 8.5mm e 10mm (talvez ate mais), o motivo real disso eu desconheço, de fato é uma curiosidade que sanarei com esse topico, creio que nossos mestres do forum poderão nos ajudar (Mestre Alcir, Nakata entre os demais favor se apresentar :cheer: )

O classineta tem a raquete de fato parecida com a de classico, porém, se vc observar na loja no site, a de classico tem o cabo bem maior, mais grosso, proprio para segurar a raquete no proprio cabo, as de classineta tem o cabo menor, e a parte em que o cabo se integra a cabeça da raquete é mais apropriada a segurar no estilo caneta, talvez tenha outras diferenças, mais por não ser grande conhecedor desses estilos, deixo para outro complementar o que falei.

Se vc joga com uma raquete classica para o estilo caneta, uma raquete classineta seria ideal para seu estilo de jogo.

Espero ter ajudado, e aguarde mais respostas que com certeza terão respostas mais completas

Ta entao vc disse que o melhor para mim seria jogar de caneteiro com 1 raquete classineta ou mudar ou estilo de classineta?
Se poder tbm me indicar algum video bom no youtube, eu nao faço ideia de como eh 1 jogo de classineta.

E mais 1 coisa, eu vi 1 entrevista do Hugo Hoyama no programa Agora eh Tarde, ele disse alguma coisa sobre nao ser permitido pegar o back dessas raquetes japonesas por serem somente madeira atras.Eh isso mesmo?

Bruno, não confie neste cara, ele deve estar com febre alta ou algo assim hahahahhahaah.
Obrigado Flávio, mas nem de longe mereço.

Enfim Bruno, no relativo à sua dúvida, estou de pleno acordo com as recomendações do Flávio, pois foi exatamente o que me veio à cabeça quando li seu post. Se vc joga caneta e não de adequou às raquetes “quadradas”, as raquetes classinetas se encaixarão perfeitamente à sua necessidade, sendo que vc pode jogar com apenas uma borracha ou tentar o classineta. E para que vc conheça este último estilo, de acordo com o que vc está solicitando, recomendo que pesquise artigos e vídeos (YouTube) de Wang Hao, Ma Lin e Xu Xin, pois acredito que eles apresentam 3 formas distintas de exercer o classineta. Assim vc pode avaliar se gostaria de tentar este estilo ou não. E a respeito da sua dúvida sobre golpear a bola com a madeira, trata-se exatamente o que vc ouviu na entrevista: no tênis de mesa é proibido golpear com a madeira.

E quanto à razão da maior espessura das raquetes caneta japonesas, confesso que desconheço. Tudo o que posso fazer é presumir, e neste caso, acredito que isto possa ter sido implementado para incrementar potência frente à menor àrea que estas raquetes têm em comparação às de formato clássico e convencional. Mas repito que isto se trata apenas de uma reflexão particular com base numa possível explicação científica. Mas deixo esta para o Nakata, que tem conhecimento em caneta japonesa bem maior que o meu. Sou apenas admirador mesmo hehehehheheh.

Abraços!!!

Vlw pela informaçao,
Agora so pra termina: em relaçao as raquetes e borrachas, nunca vi nenhuma raquete assim montada como geral fala ai comprar a raquete da empresa X e borracha da empresa Y.
O que vcs recomendariam para mim que sou iniciante? Obs: nao sei se isso ajuda, mas eu gosto muito de fazer aquele drive de topspin dos caneteiros, ai queria saber se pra isso eh melhor 1 raquete com velocidade ou controle ou efeito.

Eu passo. Atualmente a unica coisa que entendo de madeira de hinoki quadrada eh que elas sao excelentes para serrar e fazer cabo para raquetes classicas.

Eu recomendo uma raquete balanceada. Poderia ser uma madeira de 5 folhas com borrachas medias.
Mas antes disso eu recomendo que voce procure um clube onde possa praticar com jogadores mais experientes. Com certeza em um clube voce tera respostas mais importantes do que em um forum. Aqui nos estamos limitados a palavras.

Vou meter o bedelho, mesmo sem ter sido convidado.

Eu lembro de ter visto em algum lugar que a raquete quadrada tem um “sweet spot” um pouco mais próximo ao topo, diferentemente das raquetes arredondadas que tem seu melhor ponto de batida próximo ao centro.

São menores devido a facilidade de manuseio e velocidade que proporcionam. Quanto menor, mais rapido o golpe e mais maleável é a raquete.

O fato dela ser mais espessa eu também considero estar ligado a potência. Quanto mais espessa, mais potente é o golpe. Isso é ligado ao fato de geralmente caneteiros japoneses terem um jogo mais ofensivo.

Creio que os classistas e classinetas tendem a ter inveja de não poder usar tanto hinoki em uma raquete sem torná-la um trambolho.
(eu pelo menos tenho).

(se errei em alguma coisa, favor corrigirem rsrs)

[quote=“felipe.sartor” post=98299]Vou meter o bedelho, mesmo sem ter sido convidado.

Eu lembro de ter visto em algum lugar que a raquete quadrada tem um “sweet spot” um pouco mais próximo ao topo, diferentemente das raquetes arredondadas que tem seu melhor ponto de batida próximo ao centro.

São menores devido a facilidade de manuseio e velocidade que proporcionam. Quanto menor, mais rapido o golpe e mais maleável é a raquete.

O fato dela ser mais espessa eu também considero estar ligado a potência. Quanto mais espessa, mais potente é o golpe. Isso é ligado ao fato de geralmente caneteiros japoneses terem um jogo mais ofensivo.

Creio que os classistas e classinetas tendem a ter inveja de não poder usar tanto hinoki em uma raquete sem torná-la um trambolho.
(eu pelo menos tenho).

(se errei em alguma coisa, favor corrigirem rsrs)[/quote]

No caso, como eu sou iniciante tenho 1 pouco de medo de partir pro jogo ofensivo.
Mas pra eu praticar entao ctz vc me recomendaria as raquetes japonesas?

No caso, como eu sou iniciante tenho 1 pouco de medo de partir pro jogo ofensivo. Mas pra eu praticar entao ctz vc me recomendaria as raquetes japonesas?

é muito dificil dizer o que vc deve jogar, se vc não se adapta a raquetes caneta japonesa eu não recomendo de maneira alguma, mas talvez com um treino mais especifico pode se adaptar, mais tudo deve partir de vc, o maximo que podemos fazer é ajuda-lo na escolha do material ao estilo que vc escolher.