Sobre homologação de madeiras

Isto deve ser do conhecimento da maioria dos jogadores veteranos mas não era do meu conhecimento então vou postar aqui o que aconteceu comigo a respeito deste assunto.

Ontem, após o treino, 2 jogadores veteranos me disseram que minha KWS Balance Penholder que não tem 3 mêses de uso não poderia ser utilizada em campeonatos internacionais pelo fato de que ela não contém o símbolo da ITTF nela. Fiquei então muito triste e pensara que meu investimento teria sido em vão pois mesmo que eu nunca chegue a uma competição internacional, se eu jogo com uma raquete não autorizada pela ITTF num campeonato qualquer aqui da região meu oponente poderia alegar que minha raquete não é permitida assim eu nem poderia participar destes eventos.

Hoje de manhã pesquisei sobre raquetes e tudo o que encontrei foram as normas que toda madeira tem de seguir mas não encontrei nenhuma lista de materiais homologados (o que acontece com as borrachas).

Então mandei um e-mail para Odd Gustavsen ([email protected]), que é responsável por materiais na ITTF.com para tirar minhas dúvidas sobre homologação de raquetes etc…

A resposta veio, e em apenas algumas horas! Excepcional atenção para um humilde panga que nem chinês é!

Em resumo a resposta do e-mail foi:
Não há homologação de madeiras, basta que elas sigam as normas de construção. Isto significa que, minha KWS pode sim ser usada tanto num campeonato regional quanto numa olimpíada. Pois ao meu ver o material e as medidas estão dentro do regulamento. Se o oponente reclamar ele que vá medir minha raquete. :smiley:

Abaixe o texto do e-mail que enviei e a resposta, ambos em inglês, neste link: http://www.driveway.com/mjodz02352
pois não consegui postar o texto não sei o motivo, dá um erro no forum.

Não existe HOMOLOGAÇÃO para Raquetes, mas sim uma Regra basica apenas para o Material Usado.

Regra abaixo retirado do Site da CBTM , Livro de Regras 2006/ 2007

Voce poderá disputar até Campeonatos Mundiais, Olimpiadas ( UM POUQINHO DIFICIL, mas não impossivel ) etc, até com Raquetes feitas por voce desde que sigam as Regras abaixo.

2.4. RAQUETE

2.4.1. A raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso, mas a lâmina deve ser plana, rígida.

2.4.2. No mínimo 85% em relação à espessura devem ser de madeira natural. Admite-se se reforçar a lâmina da raquete com uma camada de adesivos misturados a materiais fibrosos, tais como fibras de carbono, fibras de vidro ou papel prensado. A espessura de cada camada não pode ser superior a 7,5% da espessura total ou 0,35 mm, prevalecendo o menor valor.

Fique tranquilo quanto a isso, e um conselho leia o LIVRO DE REGRAS NO SITE DA CBTM.

Um Abraço

Não só no fórum, como também ao baixar o arquivo q vc deixou o link… Use o famigerado copiar e colar que vai ser bem mais relax…

[]´s

Mutley-BR se você tentar copiar e colar o texto que enviei e postar deve gerar um erro. Faça um teste.

Grato pela atenção.

NationalKid, essa era minha opnião também, porém veteranos me contrariaram ai eu fiquei na dúvida…

[quote=“bubux”:3bt80veo]Mutley-BR se você tentar copiar e colar o texto que enviei e postar deve gerar um erro. Faça um teste.
Grato pela atenção.
[/quote]

O q tu mandou tinha 3 arquivos… O q deu pra perceber é q o email q vc usou era do Yahoo, o arquivo texto anexo só tinham códigos e tags html, daí eu recomendar vc abrir novamente o email, copiar o texto, colar nem que fosse no Word, e depois postar aqui…Vai ser mto mais fácil.

[]´s

Re-enviei o arquivo do email. Valew pelo toque.

Segue o email:

Dear Bruno Cassol,
There is no authorisation for the blades. As long as you follow the Laws for table tennis for the blade you will be OK. See www.ittf.com for rules and regulations.

Kind regards
Odd Gustavsen

Original Message:

From: Bruno Cassol
Date: Mon, 15 Oct 2007 10:41:12 -0300 (ART)
To: [email protected]
Subject: Is my racket authorized by ITTF?

Hello,
I’m Bruno A.Blank Cassol. I bought a penhold racket made by a brazilian manufacture called KWS (http://www.kws.com.br) and I would like to know if that racket can be played with in international competitions. I is the racket of the model KWS Balance Penholder. It’s picture can be seen here: http://www.kws.com.br/caneta_8134.jpg

The manufacture claims that its rackets are all made according to the ITTF
racket rules. The racket covering used is TSP Bjorn which is listed in ITTF’s website as authorized (http://www.ittf.com/_front_page/ittf1.a … ory=rubber).
So, can this racket be played in international competitions?
Thanks for your attention.