Sobre borrachas chinesas...

opa tava me perguntando esse dias: Eu como joguei mto tempo com uma raquete pré-montada chinesa ( q tinha borracha meio dura) aprendi a jogar com ela. Todos falam q pra caneteiro japones eh melhor usar borracha com esponj japonesa…minhas perguntas são:
1 - Por que?
2 - Ganharei mto no que c eu mudar da borracha chinesa pra japonesa?
3 - Me disseram que os tops chineses usam borrachas commo sriver fx no back pra poder abrir o topspin. Eu consigo atacar com topsins de backhand caneteiro de forma satisfatória mas a técnica muda mtocha?

flw

mola_samas,

Se vc joga como classineta, coloca uma chinesa no fore e uma japonesa no back.

A dinâmica de uma borracha chinesa pra uma japonesa, no forehand, é muito diferente. As borrachas japonesas disparam mais, têm o famoso efeito catapulta (ou estilingue), porém têm pouco controle em relação às chinesas e não são pegajosas. Vc já conhece o material chinês, que é pegajoso, não dispara muito, a velocidade é dada no braço e o controle é nota 10 (vc bota a bola onde quer). Se vc joga em cima da mesa, a borracha chinesa é melhor, mas se vc joga à uma distancia media ou afastado da mesa, a borracha japonesa é mais adequada.

Cabe a vc decidir!

Belo post Jadson. Por outro lado Mola, se vc é um caneteiro japonês e tem um preparo físico equino como do Kim Taek Soo, sem dúvida opte por uma borracha japonesa tipo Sriver ou Mark V. Isso pq os canetas jap. precisam de + tempo p/ se posicionar e tentar pegar tudo de forehand. Se numa situação dessas vc colocasse uma borracha chinesa, perderia muito em velocidade (catapulta), facilitando o bloqueio ou contradrive do seu adversário.