Sendo eu relacionado com os temas citados, direta (no sentido de realizar algumas ações citadas) ou indiretamente (no sentido de informar sobre regras vigentes), acho importante ajudar nesta discussão (a qual julgo ser EXTREMAMENTE SAUDÁVEL para a evolução do fórum) com alguns esclarecimentos.
Em primeiro lugar, uma reflexão a respeito das regras. Um fórum, como conteúdo, não é uma propriedade única de um administrador, nem de seus moderadores e nem de seus usuários. Tal conteúdo, justamente por ser de geração aberta, é de propriedade e responsabilidade de todos. Porém, é necessário alguma forma para que isso se veicule, e aí o administrador entra com o site. Depois, para que tenhamos linhas de conduta mínimas e convenções que facilitem o mais eficiente uso da ferramenta, existem as regras, das quais eu infelizmente não participei da redação, mas acho muito coerentes. Neste momento entram os moderadores como orientadores e agentes de manutenção da proposta do fórum, através do respeito a essas regras. Porém, como citei há poucos dias, muitas vezes por aí afora as pessoas me questionam como se eu fosse o responsável por tudo o que se discute aqui. Como moderador, faço apenas valer as regras do site, que não acho nem de longe abusivas (as explicações do Mazinho acima são mais do que suficientes para provar a intenção delas). O único momento em que tenho alguma autoridade é quando estas regras não são cumpridas, e sendo minha função junto com meus colegas manter o respeito a estas regras básicas, vou atuar da maneira cabível e na forma de ORIENTAÇÃO.
E é justamente neste aspecto que gostaria de pedir gentilmente ser informado exatamente de qual forma eu possa ter agido de maneira mais ríspida, pois se existe uma coisa para a qual eu vivo é evoluir. Digo isso pq prezo pelo método de orientação (https://mesatenista.net/forum/8-materiais/96905-raquete-classica.html#101498), apontando mais do que as regras que estão sendo infringidas, mas as razões pelas quais elas existem, sua importância e consequências. Se em algum momento abandonei esta postura, gostaria de saber exatamente onde e quando, para estar ainda mais atento. Acredito tb que o Nakata, ou qualquer outro colega, vai receber tudo o que for construtivo de maneira muito positiva. Eu mesmo, já fiz críticas e dei dicas ao Nakata muito antes de ser moderador, e foi um processo muito positivo para ambos os lados.
Quanto à participação dos moderadores ou mesmo usuários, ninguém tem nenhuma “obrigação” em participar. Cabe a cada um se comprometer da maneira que pode ou acha que deve. Eu acredito que os outros moderadores devem ter os motivos deles para não estarem presentes, mas não tenho pq saber deles e nem os julgo. Mas como eu disse logo no começo, nós não somos mais responsáveis pelo conteúdo do fórum do que ninguém. O que não pode acontecer é que não haja moderadores para ajudar na organização do fórum, o que não acredito que tenha acontecido. Quanto às intervenções em tópicos, acredite, eu fui inclusive obrigado a deixar alguns casos passarem por falta de capacidade (tempo) de moderar de maneira didática. O quanto isso faz diferença? Para quem realiza pesquisa, coisa tão útil e que recomendamos tão frequentemente, faz bastante. A gaveta das camisas existe pq vc deveria encontrar camisas lá quando abri-la, caso contrário, vc vai demorar muito mais para achar uma camisa ou nunca achá-la. Se não fizesse diferença, seria melhor nem ter guarda-roupas.
Em relação à movimentação no fórum, vale a mesma questão da participação. Particularmente, me arrependi de quase todas as vezes em que fiz algo para incentivar tal participação. Exemplo? Em 2012, fiz contato com os queridos amigos Thiago Monteiro e Caroline Kumahara e abri um tópico para que todo mundo pudesse deixar uma mensagem de apoio para as Olimpíadas de Londres. Resultado: 2 ou 3 colegas que já esperava colocaram sua manifestação de apoio, depois nada mais, até começarem a surgir as derrotas, quando escreveram ofensas absurdas, que fui obrigado a excluir. Note que eu não disse “crítica”, mas “ofensa”. Arrisquei o carinho que tenho a sorte destas pessoas terem por mim, e para quê? Desde então, tive algumas ideias para incentivar a participação e pouca motivação para levá-las adiante frente ao histórico. Temo o dia em que terei certeza da minha desconfiança de que “amo o tênis de mesa, apesar das pessoas”. Por enquanto, vou continuar me enganando.
Desculpem o desabafo, o qual juro pelo saque do Liu Guoliang que não é pessoal para com ninguém. Mas é um manifesto verdadeiro, infelizmente. E mais uma vez, me coloco à disposição para qualquer diálogo relevante e legítimo, pois quero muito ter algo para acreditar.