Sobre a proibição de links externos

Queria pedir a revisão desta regra.
O fórum está pouco frequentado, e se fosse permitido postar links externos, com certeza haveria mais ajuda mútua e maior dinâmica de postagens.
Por mais que se fale de um ou outro motivo para evitar links externos, é muito claro (na minha opinião) que é uma proteção à loja do site.
Mas não adianta muito, todo mundo conhece o google, mercado livre, ebay etc.
Eu tenho um fórum de mágica, o maior do mundo em língua portuguesa, lá é proibido expor segredos, mas todo mundo sabe que quando alguém quer ver um segredo revelado, vai no youtube. A proibição lá é somente ética, não tem efeito real.

Perguntaram sobre mesa boa, daí o colega quer ajudar, fala da hobby e já adverte que é proibido postar link. Oras, basta o cara colocar hobby tenhis de mesa no google, ou colocar um .com.br depois do nome. Essa proibição não faz sentido (minha opinião), e ao ser extinta, haveria mais participação aqui, maior conceito para o site e consequentemente para a loja do site.

É o pedido que faço.

Não há absolutamente nenhuma relação entre a proibição de links para lojas e a pouca participação no fórum. O temp.mesatenista.net está no seu 14º ano de existência e a loja existe há 9 anos e neste período (5 anos) onde não vendíamos produtos também era proibido postar links. A proibição surgiu porque outras lojas passaram a inundar o site com propaganda disfarçada.

Além disso, não é proibido falar nome da loja. Pode-se muito bem dizer: “comprei isso na Butterfly Brasil”, “esta borracha é vendida na KWS”, “comprei aquilo da Dandoy”. E como você mesmo disse, qualquer pessoa sabe usar um mecanismo de pesquisa para encontrar estas lojas.

Há 5 ou 6 anos este fórum chegou a ter uma média de 50, 60 mensagens por dia e a proibição de links de lojas não atrapalhava absolutamente nada. O número de visitantes do site não caiu, mas o perfil dos novos usuários sim. O pessoal mais antigo gostar de escrever, debater. Os usuários mais jovens não têm este hábito. Eles são de uma geração acostumada a textos curtos, muitas fotos e vídeos. Verifico isso em todos os fóruns que frequento.

Antigamente eu pensava que as discussões, debates, haviam migrado para grupos de redes sociais (no início Orkut e hoje Facebook), mas não. Eu entro nos grupos do Facebook e a maioria das mensagens são de gente vendendo produtos usados e falando bobagem. Não faço a mínima questão deste tipo de participação no Mesatenisa.Net.

Eu concordo plenamente com o Mazinho. Geralmente eu falo onde comprei meus materiais, sempre na loja do site, ou na KWS e alguma coisa na tacksports.
Se é tão fácil e rápido pesquisar sobre estes lugares no Google, por que permitir que revendedores venham fazer do site um mural gratuito de seus produtos?
Eu me lembro que, na época da elaboração das regras de postagem, o principal motivo para proibir links de lojas ou revendedores nunca foi a proteção da loja do site, pois se fosse por isso teríamos que proibir até a menção de outras lojas, o que nunca foi proibido. O principal motivo foi evitar que o site fosse acusado de qualquer coisa caso algum negócio fosse mal sucedido. Por este mesmo motivo também foi proibido o comércio entre usuários dentro do fórum.
Por exemplo, o sujeito compra algo e não recebe. E logo em seguida pode vir aqui reclamar algo do tipo: “A culpa é do usuário X que me vendeu mas não entregou. Não acreditem mais no temp.mesatenista.net, eu tive prejuízo por causa deles.” O mesmo vale para links de lojas. O sujeito pode levar um bolo e vir reclamar: “Ah, eu peguei o link lá no temp.mesatenista.net. Não confio mais no que postam lá.”
Entendam que o site não pode ser difamado por causa de má-fé de terceiros.

Agradeço as respostas
É que as vezes a gente quer falar de algum material de um link especifico, um anuncio do ebay por exemplo, e não pode.
Entendi as razões do Mazinho.
Porém entendo que há uma solução entre o 8 e o 80. Dá pra notar quando alguém só quer fazer propaganta. Lá no meu fórum é assim também, um mágico que tentava empurrar a propaganda da loja dele em quase todas postagens disfarçadas de ajuda aos novatos.
Daí a gente chama o cara, conversa, diz que ta percebendo isso e que ele manere ou será inabilitado. Pronto, problema resolvido.
Mas cada um tem suas razões, escrevi acima a título de sugestão.

Funciona assim:

O benefício vai compensar o eventual estresse? Tenho certeza que não.
A participação dos usuários vai aumentar? Sem dúvida, não.

Fico com o 8 nesta questão.

Bom dia a tds ja que o amigo ai puxou assunto sobre uma possivel melhora do site queria dar minha humilde opinião tb, a + ou - 6 a 7 anos atrás eu participei do site ativamente mas ai me afastei do tênis de mesa e voltei agora e até estranhei pq nessa época que parcipei como disse o mazinho eram muitas postagens tds os dias e pocha agora diminuiu bastante as postagens, tb não acho que por links de lojas vai ajudar a melhorar o site mas uma coisa que eu vejo é que por exemplo alguém posta algo e alguém ver akilo ali e acha q aquele lugar ali não é o lugar certo d ter postado akilo ai é ai vai posta algo com até uma certo tom de grosseria pra dizer q akilo não devia ter sido postado ali não acho q um post fora do lugar ofende ninguém poxa, e outra na época participava tds os moderadores eram bem ativos no site e agora a maioria sumiu eu vejo mais a presença do Nakata e do Alcir, se os caras não aparecem deve ter os motivos deles mas pelo menos de vez enquando passar para dar um alo não faz mal pq pra q serve um moderador de site que é ausente ? Desculpa se me expressei mal…

Sendo eu relacionado com os temas citados, direta (no sentido de realizar algumas ações citadas) ou indiretamente (no sentido de informar sobre regras vigentes), acho importante ajudar nesta discussão (a qual julgo ser EXTREMAMENTE SAUDÁVEL para a evolução do fórum) com alguns esclarecimentos.

Em primeiro lugar, uma reflexão a respeito das regras. Um fórum, como conteúdo, não é uma propriedade única de um administrador, nem de seus moderadores e nem de seus usuários. Tal conteúdo, justamente por ser de geração aberta, é de propriedade e responsabilidade de todos. Porém, é necessário alguma forma para que isso se veicule, e aí o administrador entra com o site. Depois, para que tenhamos linhas de conduta mínimas e convenções que facilitem o mais eficiente uso da ferramenta, existem as regras, das quais eu infelizmente não participei da redação, mas acho muito coerentes. Neste momento entram os moderadores como orientadores e agentes de manutenção da proposta do fórum, através do respeito a essas regras. Porém, como citei há poucos dias, muitas vezes por aí afora as pessoas me questionam como se eu fosse o responsável por tudo o que se discute aqui. Como moderador, faço apenas valer as regras do site, que não acho nem de longe abusivas (as explicações do Mazinho acima são mais do que suficientes para provar a intenção delas). O único momento em que tenho alguma autoridade é quando estas regras não são cumpridas, e sendo minha função junto com meus colegas manter o respeito a estas regras básicas, vou atuar da maneira cabível e na forma de ORIENTAÇÃO.

E é justamente neste aspecto que gostaria de pedir gentilmente ser informado exatamente de qual forma eu possa ter agido de maneira mais ríspida, pois se existe uma coisa para a qual eu vivo é evoluir. Digo isso pq prezo pelo método de orientação (https://mesatenista.net/forum/8-materiais/96905-raquete-classica.html#101498), apontando mais do que as regras que estão sendo infringidas, mas as razões pelas quais elas existem, sua importância e consequências. Se em algum momento abandonei esta postura, gostaria de saber exatamente onde e quando, para estar ainda mais atento. Acredito tb que o Nakata, ou qualquer outro colega, vai receber tudo o que for construtivo de maneira muito positiva. Eu mesmo, já fiz críticas e dei dicas ao Nakata muito antes de ser moderador, e foi um processo muito positivo para ambos os lados.

Quanto à participação dos moderadores ou mesmo usuários, ninguém tem nenhuma “obrigação” em participar. Cabe a cada um se comprometer da maneira que pode ou acha que deve. Eu acredito que os outros moderadores devem ter os motivos deles para não estarem presentes, mas não tenho pq saber deles e nem os julgo. Mas como eu disse logo no começo, nós não somos mais responsáveis pelo conteúdo do fórum do que ninguém. O que não pode acontecer é que não haja moderadores para ajudar na organização do fórum, o que não acredito que tenha acontecido. Quanto às intervenções em tópicos, acredite, eu fui inclusive obrigado a deixar alguns casos passarem por falta de capacidade (tempo) de moderar de maneira didática. O quanto isso faz diferença? Para quem realiza pesquisa, coisa tão útil e que recomendamos tão frequentemente, faz bastante. A gaveta das camisas existe pq vc deveria encontrar camisas lá quando abri-la, caso contrário, vc vai demorar muito mais para achar uma camisa ou nunca achá-la. Se não fizesse diferença, seria melhor nem ter guarda-roupas.

Em relação à movimentação no fórum, vale a mesma questão da participação. Particularmente, me arrependi de quase todas as vezes em que fiz algo para incentivar tal participação. Exemplo? Em 2012, fiz contato com os queridos amigos Thiago Monteiro e Caroline Kumahara e abri um tópico para que todo mundo pudesse deixar uma mensagem de apoio para as Olimpíadas de Londres. Resultado: 2 ou 3 colegas que já esperava colocaram sua manifestação de apoio, depois nada mais, até começarem a surgir as derrotas, quando escreveram ofensas absurdas, que fui obrigado a excluir. Note que eu não disse “crítica”, mas “ofensa”. Arrisquei o carinho que tenho a sorte destas pessoas terem por mim, e para quê? Desde então, tive algumas ideias para incentivar a participação e pouca motivação para levá-las adiante frente ao histórico. Temo o dia em que terei certeza da minha desconfiança de que “amo o tênis de mesa, apesar das pessoas”. Por enquanto, vou continuar me enganando.

Desculpem o desabafo, o qual juro pelo saque do Liu Guoliang que não é pessoal para com ninguém. Mas é um manifesto verdadeiro, infelizmente. E mais uma vez, me coloco à disposição para qualquer diálogo relevante e legítimo, pois quero muito ter algo para acreditar.

Alcir, eu acho que sobre grosseria na moderação, o cara alí não falou de você.
Desde que sou membro, entro uns tempos, depois paro, depois entro, e só vejo postagens super educadas suas.
Eu acho que o dia que você quiser matar alguém, vai mandá-lo plantar batatas rsrsrs

Sobre moderadores que não participam, pra mim pouco importa pois o fórum está limpinho. Os que participam estão dando conta.
Mas como dono de outro fórum, sei que as vezes é complicado retirar alguém da moderação, que está ali pelo mérito de anos e anos de participação madura, mas que há alguns meses está sumido…A gente fica meio sem jeito, querendo que o proprio moderador tome a iniciativa…(estou só divagando…nem sei quem são os moderadores daqui. Só sei do Alcir pois é o mais ativo).

Pra aumentar a participação, uma coisa que no meu fórum de mágicas deu certo por um bom tempo foi lançar campeonatos.Lá a pessoa fazia uma mágica qualquer num estilo qualquer e colocava no Youtube. Os usuários votavam e o ganhador ganhava um brinde. Este brinde pode ser uma doação de um usuário, ou algo barato da loja, etc. Aqui pode ser o campeonato dos 5 saques diferentes, por exemplo.

A respeito de grosseria, eu não falo apenas por mim, e aliás este é o menor dos problemas. Minha intenção em questionar não é “tirar o mico do meu ombro”, mas sim saber SE erramos, EM QUE erramos, PORQUE erramos e COMO não vamos mais errar da mesma maneira. Se eu fosse pensar estritamente no aspecto pessoal, sinceramente, talvez eu não estivesse ativo a algum tempo. Agradeço o gentil feedback positivo e de fato já houve um episódio mais ou menos nos moldes que vc descreveu: https://mesatenista.net/forum/1-geral/95430-os-jogadores-usam-booster-ainda.html#95439.

Quanto a retirar moderadores ainda que seja uma divagação, posso não estar enxergando pela mesma perspectiva, mas não vejo objetivo relevante nisso. Que diferença faria em relação ao quadro atual em que os mesmos se encontram afastados? Apenas não constar o nome como moderador? Como vc mesmo disse, o fórum tem uma organização pelo menos mínima, graças à constante estruturação do ambiente por parte do Mazinho e manutenção mínima por parte dos moderadores (poucos ou muitos, não importa). Se algo precisa mudar, realmente POR ENQUANTO não acredito que seja isso, já que objetivamente não vai trazer nada em troca.

De qualquer forma, o fórum está sempre aberto para o seu propósito básico: discussão. Todos podem abrir tópicos e iniciar as discussões que queiram, desde que estejam dentro das regras. O mesmo vale para iniciativas como a que vc cita pois, repito, não somos mais responsáveis do que vcs pelo que se discute aqui. E se existir algo que possamos fazer para suportar possíveis ideias, particularmente fico à disposição. Um exemplo do apoio da administração (não mais eu neste caso, mas sim o Mazinho) aos pedidos dos usuários foi o recém-criado banco de dados de avaliações de material. Entretanto, depois de (talvez) alguns meses da implementação, temos apenas 23 análises, sendo destas 7 minhas e outras 4 do Nakata. Claro que, conforme já exposto, ninguém é obrigado a participar, mas depois de tanto tempo pedindo a ferramenta, qual é o uso que se está fazendo dela? Eu não participei do desenvolvimento da ferramenta em si, mas isso certamente dá bastante trabalho e provavelmente algum ou muito custo. Um banco de dados só faz sentido se existir dados dentro dele. Não acho que todo mundo tenha que sair falando qualquer coisa sobre qualquer material para fazer volume, definitivamente não, pois isso acaba tirando a credibilidade da ferramenta (um motivo pelo qual tenho minhas ressalvas quanto ao método). Porém, se cada um contribuir com o que conhece e de maneira responsável, não importa se for pouco ou muito, teremos muita informação boa aqui. Caso contrário, ninguém vai e nem deverá mesmo confiar no que está lá.

Enfim, discussões a respeito do direcionamento do fórum eu teria para um congresso de um mês, mas acredito até que já fomos além do off topic.

Obrigado.