Sistema de Aceleração

Quando da implantação desse sistema, o q se falava é q acabaria de vez a monotonia no TM

Tempos depois, o sistema de aceleração é praticamente um “fantasma” nos torneios: nunca acontece, ninguém conhece, todos ignoram

Algumas questões:

  • Alguém já viu um jogo em que o sistema de aceleração foi implantado?

  • Isso aconteceu em um jogo de nível internacional?

  • Os objetivos dessa regra foram alcançados?

  • É interessante manter essa regra?

  • Existe outra idéia q possa ser usada pra coibir o “jogo de velho”, além do sistema de aceleração?

Por favor, opinem…

Esta regra foi pouquíssimas vezes aplicada até hoje. E como árbitro que sou, fico rezando para não ter que aplicá-la um dia, pois ela é chata até para todo mundo, inclusive para os árbitros (irei contar o porquê mais adiante).

Em competições oficiais, tenho conhecimento de apenas duas ocasiões onde foi utilizado o sistema de aceleração. Eram finais do Circuito e ambas foram transmitidas pela ESPN Brasil, todavia só assisti à primeira, sobre a qual irei discorrer.

Na final do Aberto da Croácia de 1998 se enfrentaram a chinesa naturalizada alemã Tian-Zorner, uma defensiva ortodoxa, e uma coisa de Hong Kong chamada Chai Po Wa, que utilizava em sua raquete caneta um pino chatíssimo! Chai Po Wa tinha um estilo pra lá de “exótico”… Para não dizer coisa pior…

O jogo foi muito duro! Duríssimo de assistir! Mas o sistema de aceleração não ajudou muito a encurtar aquela partida que infelizmente só foi definida no 5º e último set.

Depois de ultrapassar o limite de tempo (15 minutos na época), não me lembro em qual set, o juiz decretou o Sistema de Aceleração, porém apenas em uma oportunidade o ponto não foi definido antes das 13 devoluções máximas exigidas. Ou seja, não serviu para muita coisa, já que é muito raro um ponto ultrapassar o limite de 13 rebatidas.

Um amigo disse-me que há pouco tempo, acho que foi em 2001 ou 2002, num jogo da croata Tamara Boros foi necessária a utilização do sistema de aceleração. O que me chamou a atenção foi que este meu colega contou-me que as jogadoras reclamaram com o árbitro porque ele estava cantando as rebatidas ao microfone (isso mesmo! Cada rebatida é contada em voz alta pelo árbitro, imaginem quão chato deve ser isso!).

Bem, são estas minhas experiências com o Sistema de Aceleração. Se alguém tiver algum depoimento, principalmente se já o viu sendo aplicado no Brasil, favor nos contar.

Abraços,

Mazinho

Ahhh, antes que alguém pergunte o que é este sistema, eis a descrição legal do mesmo:

[i]2.15. SISTEMA DE ACELERAÇÃO

2.15.1. Exceto quando ambos os atletas ou pares tenham atingido 9 pontos, o sistema de aceleração entrará em operação se um set não finalizar depois do limite de tempo de 10 minutos de jogo ou em qualquer momento se ambos os atletas ou duplas solicitarem.
2.15.1.1. Se a bola estiver em jogo quando o limite de tempo for atingido, o jogo deverá ser interrompido pelo árbitro e reiniciado com o sacador sendo o atleta que estava sacando quando a seqüência dói interrompida.

2.15.1.2. Se a bola não estiver em jogo quando o limite de tempo tiver sido atingido, o jogo deverá ser reiniciado com o sacador sendo o atleta que recebeu na seqüência imediatamente anterior.

2.15.2. Daí em diante cada atleta deve sacar apenas em um ponto até o final do set e se o atleta ou par recebedor fizer 13 bons retornos, o recebedor deverá ganhar o ponto.

2.15.3. Se o sistema de aceleração for introduzido, ou se um set ultrapassar os 10 minutos, todos os sets subseqüentes do jogo deverão ser jogados sobre o sistema de aceleração.[/i]

Oi Pessoal,

Eu assisti e tenho esse jogo:
Aberto da Holanda 2001 - Tamara Boros 2 x 4 Riu Jie Hye (Coreia do Sul) jogadora q se aposentou no inicio desse ano. Duas jogadoras ofensivas por sinal! Nao c/ no caso do jogo citado pelo Mazinho onde tinha pelo menos uma defensiva, o q normalmente aumenta o tempo do jogo. No caso, dessa partida em si, Tamara x Riu, o 1o. set (ou 2o.) foi muito demorado, faz tempo q nao vejo esse jogo, por isso nao lembro de detalhes. Mas acho q o 1o. set (Nao tenho certeza! Pode ter sido o 2o.set) foi ateh o 16 x 14 por ai e demorou uns 15 minutos. A partir do termino do 1o. set (ou do 2o.), o juiz comecou a aplicar a contagem dos pontos em voz alta e a permitir apenas 1 saque p cada atleta! Ou seja, foram uns 5 sets (ou 4)… Porem nao tenho certeza absoluta, se realmente foi a partir do inicio do 2o. set ou do 3o. set. O q lembro bem, q foi depois de um longo set.
Por sinal, o comentarista da ESPN na epoca era o Marcos Yamada.

Um abraco,
P.S.: “Falou Pro-Tour”=“Lembrou Adriano Neves”… :smiley: (Brincadeira… :smiley: )

São raras as situações de aplicação dessa regra

A grande questão é a utilidade dessa regra, e se não haveria algo menos complicado e eficaz

Que pudesse alcançar o mesmo objetivo dessa regra

Ressaltando, já me informei com várias pessoas envolvidas nos vários ramos ligados ao TM

Dificilmente achei alguém q tivesse presenciado tal fato

eh a regra mais inutil do tenis de mesa. naum tem pq cria-la. nunca vai ser usada. tenho quase certeza disso