Sinal em jogo de duplas

Ai pessoal nos jogos de duplas eu vejo que os atletas sempre fazem sinal antes de sacar. Alguém sabe todos os sinais e seus significados, tipo, dedo indicador = saque com efeito pra baixo, etc.
Ou os sinais mudam de acordo com os países e não da pra fazer um padrão.

Teixeira, os jogos de duplas que assisti e tentei perceber os sinais indicadores de saques, me pareceram bastante semelhantes os sinais feitos por diversos jogadores , e acredito que não haja muita mudança.

Mas você sabe o que significa cada sinal, to tentando descobrir reassistindo aos vídeos mais não consigo descobrir.
Quem souber posta ai, to em duvida sobre isso.

Vou te passar alguns sinais que usamos aqui no CT. tendo como base a posição de saque de um classista destro mas na parte direita da mesa.
1º- Dedo indicador apontado para a frente: saque lateral direito.
2º- Dedo polegar apontado para o próprio corpo: saque lateral esquerdo.
3º- Dedo indicador apontado para baixo: saque com efeito para baixo.
4º- Segurando a bola sem fazer sinal nenhum: saque morto.
5º- Dedo polegar fazendo sinal de positivo: saque com topspin.

Indicador para baixo: Under spin

Polegar para cima: Top spin

Punho cerrado (mão fechada): sem efeito

Polegar e indicador unidos (pinça): serviço curto

Indicador para baixo combinado com o polegar: efeito lateral para baixo para a direita ou para a esquerda de acordo com o polegar

Movimentos rápidos com os dedos (como “chutar”): serviço rápido e forçado

Cada parceiro, clube ou região terá uma convenção de sinais para facilitar a comunicação durante o jogo.

Estas indicações demostram a intenção do sacador, permitindo uma previsão da sequência de jogo.

A devolução acertada depende diretamente da qualidade do serviço, da colocação efetiva dos efeitos e do posicionamento do sacador no início da sequência.

Em uma dupla formada por destros é extremamente favorável o serviço de back hand, permitindo uma preparação do recebedor mais livre e ampla, com um melhor posicionamento do corpo.

A recepção utilizando hora o fore, hora o back, diferencia as combinações de efeito, quando o recebedor usa sempre deixadas e bolas curtas, para quê jogar de fore, ocupando toda a mesa?

Meus amigos já fizeram assim: um saque que provavelmente vai voltar alto e você pode atacar à vontade - aquele dedo, se é que vcs me entendem Huahuahua.

ESSE, só não pode mostrar para os adversários, rsrsrsr

Assim…tem os sinais básicos, mas o importante é criar sinais a qual as duplas se entendam,…explico.

Quando jogava dupla com o mesmo parceiro gralmente eu criava sinais do tipo…

Olha o saque vai pesado, mas vai longo,

Esse vai corrido
Esse outro vai pesado curto…é pra vc atacar e dentre outros sinais que dava, bastante certo!