Sinais de saque em dupla

Quero aprender os sinais, não acho em lugar algum :confused: alguém me ajuda

É mais uma questão de combinar do que existir um padrão propriamente dito. Aprendi alguns uma vez e quando fui usar com outra dupla o sinal significa outra coisa.

De básico, acho que o que existe é se apontar o dedo para baixo é efeito para baixo, se apontar para o lado significa que a bola vai para aquele lado, se fechar a mão é saque sem efeito, dedo para cima é saque com efeito para cima (corrido). Acho que esses já dão um bom norte para você. Dá para fazer combinações entre esses sinais também, pensar em um sinal para saque com pouco efeito e por aí vai.

Isso é igual truco, só combinar o sinal com o parceiro.
Tem várias duplas top mundiais que só balançam um dedo “qualquer” da mão, cada dedo é um saque já pré-combinado entre eles.

Mas o que o Julio falou está certo, aquilo é o “padrão”, igual no truco quando pisca é o ZAP.

Abraços,
Roberto

Este aqui é para ser usado quando está 10x2 para a dupla adversária

[quote=“Nakata” post=109029]Este aqui é para ser usado quando está 10x2 para a dupla adversária

Já temos um indicado para o “Prêmio Praça É Nossa temp.mesatenista.net 2017”! hahahahahahahahah.

De fato, como disse o hal0506, muitas duplas combinam sinais diferentes, e o que funciona para cada um é o mais certo. Mas o básico, como eles comentaram tb, é apontar com dedos para que lado (em termos de efeito) vai sacar, simples assim. No caso de um saque com efeito “composto” (lateral esquerda e para baixo, por exemplo), se aponta um dedo para cada lado (efeito), e no caso de um saque sem efeito, a mão fechada. E como disse o julio.nakatani, ainda existe o sinal de posição do saque (curto / longo).

Se vcs repararem, muitas vezes, a dupla que recebe o serviço tb troca sinais. Isso é acima de tudo para preparar a jogada da quarta bola, ou seja, o recebedor informa como pretende receber para que seu parceiro esteja preparado para como a bola TENDA a vir, tentando assim tomar vantagem tática.

Abraços!!!

[quote=“Nakata” post=109029]Este aqui é para ser usado quando está 10x2 para a dupla adversária

hahahahahahahahaa!!!

[quote=“Nakata” post=109029]Este aqui é para ser usado quando está 10x2 para a dupla adversária

Boa! Existe também o sinal para dar para quem manda na rede/casquinha. Mas os bons modos dizem para não mostrar aqui.

[quote=“julio.nakatani” post=109033][quote=“Nakata” post=109029]Este aqui é para ser usado quando está 10x2 para a dupla adversária

Boa! Existe também o sinal para dar para quem manda na rede/casquinha. Mas os bons modos dizem para não mostrar aqui.[/quote]
Seria algo parecido com o sinal de saque para cima? hahahahahahahaha.

Abraços!!!

Acho que só muda o dedo… hahahaahahahaha!!!

Estou com uma dúvida no caso do saque com efeito lateral.
No meu caso eu sou canhoto. Se eu sacar raspando a bola do lado esquerdo, ela vai fazendo curva para a direita. Nesse caso o sinal que eu deveria usar seria apontar o dedo para a esquerda (pois a bola tende a vir pra esquerda pelo efeito que eu imprimir) ou deveria apontar o dedo para a direita (já que a bola faz curva para a minha direita)?

Só combinar com o parceiro, não existe “regra” pra isso, nada que uma conversa de 10seg antes da partida não resolva!!

[quote=“shinshiro” post=109066]Estou com uma dúvida no caso do saque com efeito lateral.
No meu caso eu sou canhoto. Se eu sacar raspando a bola do lado esquerdo, ela vai fazendo curva para a direita. Nesse caso o sinal que eu deveria usar seria apontar o dedo para a esquerda (pois a bola tende a vir pra esquerda pelo efeito que eu imprimir) ou deveria apontar o dedo para a direita (já que a bola faz curva para a minha direita)?[/quote]
Só muda o referencial, mas o lado do efeito aplicado é o mesmo, e isso é o que é sinalizado. Não deveria ser complicado, mas como disse o Roberto, nada que diálogo não resolva.

Abraços!!!