Shoto lateral

Gostaria de saber se alguém utiliza está técnica com frequência. É um golpe bem difícil de ser executado e poucas pessoas usam.

Dentre os tops os únicos que já vi usar foi o Waldner, Kong e Liu Guoliang, cada um com um jeito diferente de fazer.

Se alguém tiver dicas para dar eu agradeço.

Se for o que estou pensando, ma lin faz as vezes. Ah… é um bloqueio lateral, que a bola vai bem chatinha pro adversário. Uma coisa que percebo nesses bloqueios, é que o atleta raspa bem fino na bola, pega na bola assim que ela quica, e dá uma pequena continuidade no movimento após a execução do golpe.

Isso mesmo. É um tipo de matadinha em que o jogador aplica um efeito lateral na bola.

No meio do rally isso entorta o adversário ^^v

Olha eu até consigo fazer em bolas lentas e não muito efeito, mas se a bola varia um pouco ja fica complicado. Mesmo assim raramente executo em partidas, preciso treinar mais esta jogada antes de usar.

Pra te ajudar sugiro que além do movimento lateral vá empurrando um pouco a bola pra frente senão ela acaba subindo. Mas tb não faz muito senão vai longo e perde a graça de ver a bola curtinha após um drive.

A maioria dos jogadores de médio e alto nível usa shotos laterais e para baixo hj em dia. As academias ministram isso em treinos avançados.

Realmente é um golpe raro de se ver/usar. Eu mesmo treinei um pouco mas não utilizo em partidas, já que ainda não tenho muito controle :mrgreen:

Tão raro que poucas pessoas comentaram aqui…

Eu uso às vezes, mas costumo levar o braço à frente também, pra aumentar a velocidade da bola, e ela complicar ainda mais a vida do adversário. Ainda mais que sou canhoto. Mas realmente é muito difícil de fazer, eu mesmo erro muito ainda, mas sigo firme nos treinos…

Como disse tb tenho q empurrar, mas seria melhor não precisar disso. Fica muito mais chato já q daí sai pela lateral da mesa se bem executado.

PS: no treino do Ryu Seung Min tem alguma demonstração dessa técnica?

Mola,
No treino do Ryu ele demonstra como faz aqueles chotos mortais em que ele tira a bola da diagonal e empurra rapidamente na paralela, o que na minha opinião é uma forma de choto lateral ofensivo, pois ele tem que rotacionar lateralmente para que a bola não escape, saindo pela lateral da mesa como mencionado por você…
Um amigo meu fez a clínica lá em Piracicaba, e ensinaram ele a fazer este choto lateral, usado principalmente, de acordo com eles, para bloquear drives rápidos, funciona bem, meu amigo me passou a técnica, e apesar de ser um pouco difícil, é muito eficiente…

Se não me engano no treino do waldner da Nittaku ele demonstra essa técnica.

No treino do Suss tambem tem o Suss fazendo shoto lateral.
Tem na revista TTPlayer nº 27 um artigo com o Wei sobre as variações do shoto.