serviço(saque) QUEIMA NA REDE

Gostaria da opinião dos participantes!
Esta regra não deveria ser mudada como aconteceu no serviço do volley,
ou ser limitada tipo, 01 queima, como no tênis de quadra.
É ainda a jogada que me contraria no tênis de mesa.
O que acham os demais praticantes?

Bem só que as 02 opções que vc citou são totalmente contrárias uma da outra, pois como ficou no voleibol acabou beneficiando o erro de quem está com o serviço, se uma redinha no meio da jogada já fico bravo, imagine se o saques queimado do adversário valer ponto entao.

Agora quanto ao limite de serviços eu acredito q seria válido sim, regra já utilizada no ping-pong de rua… hehe

Eu sou a favor de uma outra mudança na regra. Depois de 3 redinhas no mesmo set resultando em ponto para o adversário, é permitido agredir o adversário com uma raquetada na cabeça, sem punição por parte do árbitro. Tal medida visa a recompostura emocional do prejudicado, afinal de contas alguém tem que pagar pelas malditas redinhas, de preferência o fdp autor delas. :lol:

Gostei da ideia de aplicar uma raquetada no adversario!!! apoiado!!!

Acho que a regra não deve mudar. Continuar “queimando” de maneira ilimitada.

Mudança de regras, em qualquer esporte, é algo que tem que trazer benefícios muito significativos para valer a pena. No caso do vôlei, já discordo por questão de justiça para com o atleta, mas para a intenção pretendida valeu a pena, afinal de contas cria uma situação mais dinâmica e emocionante. Mas a frequência da “queimada” no vôlei é muito menor pq, pelas condições envolvidas, é muito mais difícil conseguir fazer isso. A fita da rede tb é muito tensionada e isso faz com que a maior parte se transforme em erro de saque mesmo, reparem nisso numa próxima oportunidade.
No tênis de mesa, o net service ocorre com frequência, o que faz com que isto deixe de ser uma “situação bônus” e passe a ser uma ocorrência que constantemente afetaria a plástica do jogo, que é um dos nossos maiores trunfos. Talvez o jogo ficaria mais emocionante? Pode até ser, mas acho uma forte troca de bolas muito melhor do que um cara se matando para pegar um serviço torto. Sendo assim, acho que esta mudança de regra não traria benefícios razoáveis, masentendo sua intenção.

Totalmente apoiado! hahahahhahahahahahah

Abraços!

Imagine um jogo 2x2 e 9x9, melhor de 5 sets. A tensão nos jogadores e nos torcedores já é grande, daí um dos jogadores saca e o saque queima a rede e a tensão aumenta. Esse tipo de situação na minha opinião favorece mais ainda o jogador mais equilibrado emocionalmente.

[quote=“KSilvestre”:x33vz57a]Bem só que as 02 opções que vc citou são totalmente contrárias uma da outra, pois como ficou no voleibol acabou beneficiando o erro de quem está com o serviço, se uma redinha no meio da jogada já fico bravo, imagine se o saques queimado do adversário valer ponto entao.

Agora quanto ao limite de serviços eu acredito q seria válido sim, regra já utilizada no ping-pong de rua… hehe[/quote]

1-Vejo sua colocação também correta, meu ponto de vista seria apenas quanto a dinâmica do jogo, pois o erro do sacador também o beneficia com a queimada e queda da bola na mesa oposta, pois o mesmo retorna a uma nova oportunidade, ou várias outras 2,3,4,etc, minha intenção seria que houvesse apenas uma definição na jogada sem repetições de serviço.
2-Quanto ao ping-pong, por ter a intenção de fazer do TM, algo bem mais educativo visando primeiramente o comportamento humano e depois o esportivo evito explanar ping-pong, até porque nunca encontrei qualquer regra oficial em pesquisas e os jogos as vezes se tornam centro de várias discórdias, então onde faço atividade sempre defino: é TÊNIS DE MESA e vale a REGRA OFICIAL.

obrigado por sua opinião

[quote=“Alcir”:26szndvs]Mudança de regras, em qualquer esporte, é algo que tem que trazer benefícios muito significativos para valer a pena. No caso do vôlei, já discordo por questão de justiça para com o atleta, mas para a intenção pretendida valeu a pena, afinal de contas cria uma situação mais dinâmica e emocionante. Mas a frequência da “queimada” no vôlei é muito menor pq, pelas condições envolvidas, é muito mais difícil conseguir fazer isso. A fita da rede tb é muito tensionada e isso faz com que a maior parte se transforme em erro de saque mesmo, reparem nisso numa próxima oportunidade.
No tênis de mesa, o net service ocorre com frequência, o que faz com que isto deixe de ser uma “situação bônus” e passe a ser uma ocorrência que constantemente afetaria a plástica do jogo, que é um dos nossos maiores trunfos. Talvez o jogo ficaria mais emocionante? Pode até ser, mas acho uma forte troca de bolas muito melhor do que um cara se matando para pegar um serviço torto. Sendo assim, acho que esta mudança de regra não traria benefícios razoáveis, masentendo sua intenção.[/quote]
Achei sua exposição muito equilibrada, analisando vantagens e desvantagens, apenas gostaria de ver o limite de repetições, sendo assim, se queimou a 1ª, na 2ª se define o ponto de qualquer forma, queimando ou não queimando, pois acontecem queimadas que ficam duvidosas nas decisões dos juizes, ou estou errado.

Totalmente apoiado! hahahahhahahahahahah

Abraços![/quote]

Desculpe a ignorancia mais gostaria de saber qual o correto em queimar a rede.
1º Se queimar a rede repete o sague infinita vez até o acerto ou;
2º Se queimar a rede duas vezes consecutivas é um ponto para o adversário;

Fazemos confuzão em relação essa regra onde jogamos e agora pretendo resolver isso de vez. Grato.

Falae!..
Esse é o certo. Ou seja, vc repete até que realize um saque válido e a disputa do ponto continue. Não esquecendo que, se queimar e for pra fora, é ponto direto do adversário. (sei lá né, vai que alguem queira inventar moda e entenda que se queimar é pra repetir ATE ACERTAR… :lol: :lol: )

[]´s

[quote=“Tancredo”:1d7e4svd]Desculpe a ignorancia mais gostaria de saber qual o correto em queimar a rede.
1º Se queimar a rede repete o sague infinita vez até o acerto ou;
2º Se queimar a rede duas vezes consecutivas é um ponto para o adversário;

Fazemos confuzão em relação essa regra onde jogamos e agora pretendo resolver isso de vez. Grato.[/quote]
A opção correta é a número 1. O sacador executará o serviço até que o faça regularmente ou erre o saque.

Para outras dúvidas, seguem abaixo links do site para as regras do esporte:
Simplificada - https://mesatenista.net/o-tenis-de-mesa/regras/regras-simplificadas.html
Completa - https://mesatenista.net/o-tenis-de-mesa/regras/regras-completas.html

E se tiver dificuldade de interpretar alguma (acontece), estamos aí.

Abraços!!!

Agora ficou claro. Antes jogavamos sendo permitido apenas duas redes por cada saque. passando disto era ponto do outro. Obrigado Alcir

Eu também já joguei numa regra parecida. Só que o limite eram 3 redinhas no mesmo saque. Se queimasse pela 3a vez era ponto do adversário. E também era queda de 11, sendo que 7x0 eliminava e 9x1 idem. Não valia saque “preso” e nem paralelo, tinha que ser obrigatoriamente cruzado. Raquetes procopio e bolinha krolon.
Isso foi em 197…, AH! Sei lá, eu tinha 8 anos na época.

[quote=“Nakata”:2ljvw1li]Eu também já joguei numa regra parecida. Só que o limite eram 3 redinhas no mesmo saque. Se queimasse pela 3a vez era ponto do adversário. E também era queda de 11, sendo que 7x0 eliminava e 9x1 idem. Não valia saque “preso” e nem paralelo, tinha que ser obrigatoriamente cruzado. Raquetes procopio e bolinha krolon.
Isso foi em 197…, AH! Sei lá, eu tinha 8 anos na época.[/quote]
Só espero que entendam, pessoal, que quando o Nakata tinha 8 anos, a matemática moderna que conhecemos hoje começava a ser desenvolvida. Naquela época, seus adversários eram Matusalém, Moisés, Oscar Niemayer e Dercy Gonçalves (que ficava p*** da vida quando o Nakata dava as redinhas e casquinhas dele). Então, por mais que achem estranho, não o questionem, podem magoá-lo. HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHH.
Desculpe Nakata, foi mais forte do que eu hahahahahahahahahah.

Abraços!!!

Vou fingir que não li… :mrgreen:
Mas quem nunca jogou ping-pong na infância? O problema é que no meu caso o estilo pinguepongueiro se manteve depois que eu passei para o tênis de mesa.

olá: só para confirmar o que foi escrito pela primeira pessoa: no tenis de campo não existe limitação de vezes para toque na rede no saque. Nem no primeiro saque, nem no segundo.
Só para aproveitar o tema do saque: a regra diz que a bolinha deveria ser “vista” a partir dos dois postes da redinha no momento do toque na raquete do sacador. Ou seja, o copro do sacador não pode atrapalhar a “visão” dos postes. É isso, não é ? Mas muitos saques que vemos são irregulares, não são ? Liqin sacando de costas e girando…O maior exemplo de saque limpo que vejo é o Samsonov. obrigado, xisto.
PS: outra irregularidade que vejo às vezes: Mizutani jogando a bola alta e pegando-a do lado da mesa e não atras dela…

[quote=“Nakata”:2kqyj7fw]Vou fingir que não li… :mrgreen:
Mas quem nunca jogou ping-pong na infância? O problema é que no meu caso o estilo pinguepongueiro se manteve depois que eu passei para o tênis de mesa.[/quote]
Então faríamos um jogo duro Nakata… de assistir hahahahahhaha.

[quote=“xisto betuminoso”:2kqyj7fw]Só para aproveitar o tema do saque: a regra diz que a bolinha deveria ser “vista” a partir dos dois postes da redinha no momento do toque na raquete do sacador. Ou seja, o copro do sacador não pode atrapalhar a “visão” dos postes. É isso, não é ? Mas muitos saques que vemos são irregulares, não são ? Liqin sacando de costas e girando…O maior exemplo de saque limpo que vejo é o Samsonov. obrigado, xisto.
PS: outra irregularidade que vejo às vezes: Mizutani jogando a bola alta e pegando-a do lado da mesa e não atras dela…[/quote]
O corpo não pode atrapalhar a visão da BOLA. A bola deve ser claramente vista no momento do serviço, desde o momento em que está em repouso na mão do sacador até o momento do contato com a raquete do mesmo. Como cada um o faz, é uma questão livre. Por exemplo, existem jogadores que posicionam a bola regularmente (com a mão aberta, atrás da linha de fundo e acima do nível da mesa) e se posicionam com o corpo “invadindo” a lateral da mesa, mas desde que a bola seja lançada na vertical e o saque seja feito para trás da linha de fundo, tudo isto é regular.
Por vezes o Wang Liqin executava sim saques irregulares, mas hoje em dia não é por este motivo que vira às costas no momento do serviço. Ele ainda faz isso, acredito eu, para dar mais efeito com o giro do corpo (técnica que tb adoto em alguns dos meus saques e, acreditem, faz diferença), pois pode reparar que ele realmente gira bastante. Às vezes acaba acontecendo de ele ficar na frente da bola (embora a frequência tenha sido muito reduzida), e neste caso sim, ele deveria ser punido. No caso do Jun Mizutani, vc tem razão, tanto é que ele já perdeu ponto importante em Copa do Mundo por este motivo. Tenho notado que os árbitros estão bem mais rigorosos quanto ao serviço. É cada vez mais comum ver top players perdendo pontos por serviços irregulares. Num passado recente, os árbitros eram bem mais permissivos, e com vários motivos, mas de qualquer forma a regra existe para ser aplicada.

Abraços!!!

Ao rever no youtube o saque da Ding Ning, na disputa do ouro em London 2012, quando a juiza deu o ponto para adversária dela, foi com razão! quando ela solta a bola,no 2º set, a mesma não levantou o minimo de 16 cm, dá pra ver no replay, parece não ter dado nem 10 cm,
quanto aos demais saques dela todos são irregulares, ela sai do meio da mesa jogando a bola pro alto, chega em diagonal, quando ela bate a bola já esta na quina da mesa, ou até pra fora da lateral, muitos aziáticos usaram também este modelo de saque, nas olimpíadas, também de forma irregular.

Acredito que nessa regra o tênis de mesa é o mais justo dos esportes citados.

Pra mim, o esporte fica mais interessante na medida em que o jogo depende menos de casualidades e mais da habilidade dos jogadores.

Por isso, pontuar a “casualidade” de queimar o saque (dando ou retirando ponto) seria inibir a oportunidade de uma bela disputa subsequente.

Abs.