Será que conseguiremos?

Gostaria de saber o que todos pensam a respeito do modo de treinamento no Brasil. Não acredito que somos incapazes, mas ontem conversando com uma pessoa ligada ao alto nível do TM Nacional pude observar que talvez em 10 anos não conseguiremos colocar nosso esporte dentro do alto nível mundial.
Acredito que o problema esta na cabeça dos próprios jogadores que priorizam outras coisas ao invés de respirarem TM no mínimo 8 horas por dia… Se a cabeça não está preparada o corpo também não reage. Gostaria de saber o que todos pensam a respeito dessa questão.

Mesmo eu sem ter muito conhecimento do atual nivel dos jogadores da “elite do tenis de mesa” no Brasil, eu concordo com vc, pois acho que os jogadores tem nível pra crescer o problema é que eles não são ligados as tenis de mesa 8 hrs por dia como vc falou, e acho tmbn que os caras de são paulo, organizadores do TM no Brasil, ficam com a cabeça muito ligada só nessas regioes(sul e suldeste), o resto (nordeste) nem ligam ::negativo:: , na minha opinião esse é um fato que faz o TM braSileiro regredir, isso é uma INvolução :frowning:

Abraços

O fato de eles não estarem ligados ao tenis de mesa como deviam, não é culpa deles, e sim do país. As pessoas na grande maioria não vêem o tenis de mesa como um esporte profissional.
Muitos desses atletas, não conseguem só viver do tenis de mesa, precisam trabalhar em outras áreas, infelizmente essa é a realidade de nosso país.

Concordo com os comentários do luizpaulo_lm sobre a centralização do TM

Porém a culpa não é “dos caras de SP”, pq a federação paulista cuida dos interesses de SP, a federação paranaense cuida dos interesses do Paraná, e assim por diante

Cada federação tem seu papel junto a confederação brasileiro, pois cada uma deve tratar de promover um bom trabalho administrativo q faço com q o seu estado cresça no TM

A função da confederação brasileira, é fazer com q o crescimento seja uniforme em todo o Brasil

Porém, infelizmente não há total dedicação nesse sentido, fazendo assim com q estados isolados ñ se desenvolvam, e consequentemente o Brasil ñ se desenvolva pela falta de uniformidade no desenvolvimento

Quanto a dedicação integral dos jogadores é fato q um mesatenista de alto nível deve respirar TM

Nosso esporte dá aos praticantes atração e muita motivação, o q favorece o lado psicológico

Porém, muitas vezes esse potencial motivacional ñ é aproveitado, por inúmeros motivos

As várias dificuldades em nosso país tiram a motivação do atleta, escondendo todo seu potencial técnico por falta de preparação psicológica

Eu respiro TM 30 horas por dia, e isso chega até a me atrapalhar com estudos, relacionamentos e até com namorada!
Abro a boca e tudo o que sai é:
-" Nossa que droga! O Chuan foi eliminado do Grand Finals!"
ou:
-“Droga! Perdi pro Dumbo de novo!”
e ainda (o tipo mais freqüente):
-“Preciso treinar mais! Tô muito prego! E nem vai adiantar raquete nova, o problema tá na peça que vem atrás da raquete.”

As pessoas ficam até enjoadas de mim e isso inclui meus pais e irmãos…
até o pessoal do treino de tênis de mesa fica enjoado! Na escola técnica até ganhei apelido, Garoto Internet. Por que comecei a jogar vendo e tentando imitar os jogadores dos vídeos que baixava daqui e de alguns outros sites. Muito antes de ter a minha própria raquete (de brinquedo!) já conhecia todos os produtos da Butterfly e Tibhar, li tudo quanto é tipo de comentário de fórum, avaliação, bench test… Bem antes do meu primeiro dia de treino (há 4 meses), já tinha lido bastante sobre tênis de mesa, tava bem atualizado quanto à situação presente e completamente apaixonado pelo esporte. O nome dos golpes aprendi no site australiano do Victoria Table Tennis, e lá tinha ótimas ilustrações explicativas sobre como realizá-los, antes de conseguir “cortar” direito já saía de loop, bem sem técnica mas, pelo menos aprendera o básico: perna meio-flexionada, braço atrás do joelho, girar quadril e joelhos e etc…

É muito cômico, quando eu errava, sempre ouvia:
-“Pois é, num ensinaram a dar drive direito na internet… hahaha!!!”
:wink:

Minha raquete nova tá pra chegar semana que vem, e já é a terceira noite que num consigo dormir direito pensando no que eu vou conseguir fazer com essa nova gracinha…

Eu amo tênis de mesa!
::amor::

Nesse próximo ano tenho um monte de coisas pra fazer: terminar curso técnico, começar o de Eletrônica, prestar vestibular, procurar estágio, me alistar, depois fazer curso pra tirar carteira de motorista, estudar, estudar, estudar… não vai dar tempo pro TT, que é algo secundário, talvez até terciário…

Mas eu tenho muita vontade de me dedicar mais ao esporte, quem sabe eu tenha o privilégio de ver a minha paixão pelo TT dar algum fruto visível?

O pior de tudo é que os treinos pararam dia 19/12! Bem agora que eu tô de férias e posso treinar 3 vezes por semana! E só volta dia 5/1/04!!!
Acho que num vou agüentar até lá…

Ola meu amigo Baka, ops… quero dizer, meu amigo Wellington :smiley: . Um tema interessante este que vc trouxe a tona. Concordo com varios pontos dos seus comentarios. Vamos a eles. Creio que treinamos de maneira adequada p/ o desenvolvimento de um top player, porem o treinamento intensivo eh apenas parte do processo de se conseguir um Guga do TM. A outra parte necessaria eh o talento natural do jogador. Eh perfeitamente possivel “aparecer” um Guga, mas quanto maior o numero de jogadores, maior a possibilidade do talento surgir. E nesse ponto o Brasil ficaria muito atras da China e de varios paises europeus. Se aparecesse um Guga mesatenista brasileiro (que ainda nao surgiu), na China ja teria aparecido pelo menos 50 outros de igual qualidade. Mas nao somos de maneira nenhuma incapazes, longe disso.
Quanto ao seu outro comentario, eh certo que os jogadores nao “respiram” tenis de mesa, mas isso eh impraticavel no Brasil. Eles nao tem a minima certeza de viver exclusivamente do TM no futuro. Quem consegue isso no BR? Uma porcentagem minima, eu diria. Como exemplo, eu citaria o Sampras, o maior de todos no tenis de quadra. Ele dedicou 7 anos da sua vida (segundo o Guga) somente ao tenis, nao fez mais nada, nao tinha alegria em nada que nao fosse jogar tenis. Mas isso so foi possivel pq ele ja sabia que iria viver disso, e num meio onde muitos tem a mesma condicao. Com isso eh possivel se atingir um nivel elevado. Seria necessario entao uma grande popularidade do esporte que trouxesse investidores de peso. Essa parece ser a chave p/ um desempenho de alto nivel em qualquer modalidade esportiva hoje em dia, a massificacao (surgimento do talento) aliada ao apoio financeiro (desenvolvimento do talento surgido).