+ sensibilidade ou + recursos?

Ultimamente eu notei que minha raquete estava com um toque muito ruim. Isso porque eu estava jogando classineta e apoiar os dedos na borracha atrás nunca fica 100%, ainda mais para quem sua excessivamente nas mãos. Pois bem, passei a jogar com raquete de folha única de hinoki e tudo melhorou, inclusive bloqueios, drives, repcepção, etc. Mas perdi o ataque de RPB que era uma das bolas que mais surpreendia os adversários.
Diante deste panorama eu questiono, o que é mais vantajoso: ter mais sensibilidade (toque de bola melhor) ou ter mais recursos no backhand? Qual a opinião dos caneteiros e classinetas (dos classistas também, por que não)?

Prefiro ter mais recursos de backhand, já que muito treinamento resolve, e sensibilidade as vezes pode me deixar na mão.

Até hj me arrependo de não ter dosado treinamentos entre bh e fh.

ola´

eu to mudando para classineta justamente para ter mais recurso de back, sem a raquete apropriada (ainda não chegou) percebo q aquele harau na esquerda ( q caneteiro não tem) já tá saindo. A tendencia q melhorando com o treino possa atacar com vontade. Acredito q com o aumento do peso aquele ataque de fore não fica tão rápido. Mas se o chineses inventaram este estilo e tem dois dos tops, é sinal de q a coisa deve ser melhor. Alguns até preferem colocar uma borracha na raquete quadrada pois alegam q não existe raquete de qualidade no classineta, pode ser uma das razões.

Eu aconteceu ao contrario. Não considerava que a utilização do Back de classineta me dava tanto recurso assim, mesmo tendo uma boa eficiencia nos treinos, então passei a observar que em jogos utilizava muito pouco o back, utilizava mais o shoto. Assim larguei de usar raquete redonda e voltei para quadrada. No que voltei para a quadrada, vi que meu drive estava muito mais rápido bloqueio ativo havia melhorado. Acredito que o único deficiencia q senti com a falta do back foi o que o amigo acima citou, o harau de back. Mas como caneteiro ainda não consigo, mas o ideal é sair para esquerda e dar o harau de for.

eu acho q a sensibilidade é mais importante, pois consequentemente vc terá uma regularidade melhor, é melhor acertar mais bolas do que bater mais forte e acertar pouco. Eu jogava caneta, fui tentar jogar classineta, mas acabei voltando pra caneta por causa do peso da raquete q prejudicava meu fore e meus bloqueios de back.

Amigo Nakata,
acredito que possa responder com conhecimento de causa, pois perdi feio pra vc no torneio em Cotia.
Eu não tive problemas com suas bolas de RPB, pois de todas que vc bateu, duas ou tres entraram. Achei ate que a sua batida estava muito forte e forçada. O que realmente me matou foi o bendito pino, que me levou inclusive a ter umas aulinhas extras com o mestre Salatiel.
Portanto acredito que, se vc caprichar mais no spin e menos na força, sera muito melhor.
Vai treinando ai que na proxima eu me vingo!!!

A sensibilidade é importante, e recursos tb.

Eu que voltei pra caneta japonesa depois de 4 anos tentando jogar clássico, estou desesperadamente atras de um pino seco chamado pecular da BTY por ser curvo não tem a necessidade de cortar a cortiça na raquete, quero por ele de costinha apenas como “recurso”.

Se alguém souber onde acho, favor me informar.

Abraços,

Bob

[quote=“Bob-Marelli”:1uz8gq37]A sensibilidade é importante, e recursos tb.

Eu que voltei pra caneta japonesa depois de 4 anos tentando jogar clássico, estou desesperadamente atras de um pino seco chamado pecular da BTY por ser curvo não tem a necessidade de cortar a cortiça na raquete, quero por ele de costinha apenas como “recurso”.

Se alguém souber onde acho, favor me informar.

Abraços,

Bob[/quote]

putz eu tava procurando pino assim… não achei a solução foi usar um pino reto mesmo, acabei colando por cima da cortiça, tá fica meio esquisito mas até agora não estou tendo problemas em lugar algum por fazer essa coisa “lindia” auhuhahuahua… mas assim realmente chega a ser ridículo como uma costinha faz diferença no jogo estou aprendendo a usar, não domino ele tão bem (uso um feint long III sem esponja) então algumas vezes acabo ou jogando pra fora ou pra rede por falta de experiência mesmo (estou com ele faz 2 semanas). Eu gostei por que engana um pouco se o cara estiver desligado no jogo vc dar uma cozinhada com o pino ele cozinha e vem alta, é um recurso legal, na recepção é uma mão na roda muitas vezes, embora você pode acabar ficando dependente do pino pra recepcionar e a recepção com a lisa fique ruim… eu recepciono de forma regular, naõ como tanto saque nem devolvo sempre em lugares “bons” para um ataque com a lisa, mas em alguns saques acabo apelando mesmo pro pino, só tento não criar o hábito de usar o pino como muleta…