Seletiva Chinesa - WTTC 2013

Boa tarde pessoal.
O ano de 2013 começou e o Mundial de Paris vem se aproximando. Com isso, as equipes começam a se preparar e/ou definir seus participantes.
Como já virou tradição, a China já começou o seu “processo seletivo” que este ano foi intitulado “Direct to Paris” (acho que até eu seria mais criativo hahahahahaha). De 30/12/12 a 03/01/13, ocorreu a primeira fase, que terminou com a seguinte classificação:

Classificados para a segunda fase

  1. Xu Xin
  2. Fan Zhendong
  3. Yan An
  4. Zhou Yu
  5. Xu Chenhao
  6. Cui Qinglei
  7. Liu Jikang
  8. Wu Jiaji
  9. Ma Te
  10. Wu Hao

Eliminados
11. Fang Bo
12. Zhai Chao
13. Lin Gaoyuan
14. Zhai Yiming
15. Xu Ruifeng
16. Liu Yi
17. Yin Hang
18. Cheng Jingqi

Resultados
http://i46.tinypic.com/16h2ck1.jpg

Sendo assim, de 15 a 19 de janeiro, ocorre a segunda fase, com o ingresso de mais 10 atletas junto aos acima classificados: Zhang Jike, Ma Long, Wang Hao, Ma Lin, Wang Liqin, Hao Shuai, Chen Qi, Qiu Yike, Zhang Chao e Fang Bo (eliminado na primeira fase conforme acima, mas que provavelmente foi convocado pela comissão técnica). Esta fase tem uma curiosidade: esteve disponível publicamente em portais chineses (de 08 a 14/01) uma votação para eleger a classificação direta de 3 atletas (entre os 20) para a terceira fase.

Resultados da votação online
Posição. Jogador (Votos)

  1. Ma Lin (825.094)
  2. Wang Hao (820.256)
  3. Hao Shuai (770.988)
  4. Zhang Jike (616.746)
  5. Xu Xin (216.010)
  6. Ma Long (138.984)
  7. Wang Liqin (19.075)
  8. Chen Qi (14.540)
  9. Fang Bo (5.487)
  10. Zhou Yu (3.441)
  11. Qiu Yike (1.373)
  12. Wu Hao (1.078)
  13. Ma Te (954)
  14. Cui Qinglei (868)
  15. Yan An (831)
  16. Fan Zhendong (823)
  17. Liu Jikang (748)
  18. Wu Jiaji (724)
  19. Zhang Chao (443)
  20. Xu Chenhao (418)

Portanto, Ma Lin, Wang Hao e Hao Shuai já tem classificação garantida para a terceira fase.

Junto a eles, se classificarão os 4 melhores colocados do ranking que está sendo realizado e mais 2 atletas escolhidos pela comissão técnica ao final do mesmo, resultando assim em 9 atletas qualificados para a disputa final.

Resultados parciais da segunda fase (primeiro dia - 15/01)
http://www.tabletennisdaily.co.uk/forum/attachment.php?attachmentid=3369&d=1358253537

Este último ranking, a ser realizado em março, dará aos 5 primeiros colocados suas vagas para o Mundial. Não há informações relativas às outras 2 vagas adicionais, disponíveis para a equipe chinesa graças às regras da competição (que dá uma vaga adicional a uma delegação para cada atleta esta mesma tenha no Top 20, com um máximo de 2 vagas adicionais), mas acredito que elas serão decididas pela comissão técnica.

Gostaria de deixar aqui os meus agradecimentos ao fórum internacional Table Tennis Daily (http://www.tabletennisdaily.co.uk/forum) e principalmente ao seu usuário “Tommy Lee” (China), que vem postando todas estas informações que interpretei e resumi para vcs (8 páginas de tópico até agora!!!). Ele tb está postando fotos e links de video streaming, portanto deixo o link para quem quiser acompanhar tudo isto: http://www.tabletennisdaily.co.uk/forum/showthread.php?4194-Chinese-Men-s-WTTC-Trials-2013&p=50370#post50370

Abraços!!!

Este sim é o verdadeiro Campeonato Mundial :frowning:

Atualização do ranking:

Resultados parciais da segunda fase (segundo dia - 16/01)
http://www.tabletennisdaily.co.uk/forum/attachment.php?attachmentid=3379&d=1358349723

Créditos e agradecimentos: Table Tennis Daily (www.tabletennisdaily.co.uk/forum) / usuário “Tommy Lee”.

Atualização do ranking:

Resultados parciais da segunda fase (terceiro dia - 17/01)
http://i46.tinypic.com/20fbynk.jpg

Créditos e agradecimentos: Table Tennis Daily (www.tabletennisdaily.co.uk/forum) / usuário “Tommy Lee”.

Todos x Todos? Isso sim é seletiva :slight_smile:

Ma Long e Zhang Jike com campanhas iguais (apenas duas derrotas) e Ma Long ganhou do Zhang.

Tem algo errado ai. Como um jogador com 6 win e 4 lose esta com ranking menor que alguns que tiveram 6 win e 5 lose ?
N to ententendo direito

Esquece, agora que vi a ultima coluna “scores”. Acredito que esteja aí a diferença

Tabela completa dos resultados da segunda fase
http://i47.tinypic.com/23s6agy.jpg

Os jogadores em verde estão classificados para a terceira fase. A surpresa da vez foi a classificação (muito comemorada por mim) do Chen Qi.
Agora haverá a indicação técnica de 2 atletas para finalmente compor o grupo de 9 atletas da terceira fase.

Créditos e agradecimentos: Table Tennis Daily (www.tabletennisdaily.co.uk/forum) / usuário “Tommy Lee”.[/quote]

se vc verificar a tabela dos classificados, eles tiveram poucas derrotas, mais estas derrotas fora expressivas e para jogadores “novos”… com certeza a ideia de grande quantidade de praticantes, com incentivos do governo, leva a isso os chineses ja tem um plantel para substituir os atuais atletas… Nos estamos muito longe disso

Pelo jeito o Wang Liqin vai ficar de fora desta vez.
:frowning:

Amigos, esta seletiva chinesa está mesmo rendendo muito assunto mundo afora.
A decisão de duas vagas por indicação técnica para a terceira fase, que havia sido anunciada oficialmente, já sofreu mudança. Desde ontem, estas vagas estão sendo decididas desde ontem através de uma rodada extra entre 4 jogadores que, estes sim, foram indicados pela comissão técnica. Os participantes desta rodada são Yan An, Zhou Yu, Fang Bo e Fan Zhendong.
Esta rodada extra tb terá o formato “todos contra todos”. Ontem foram realizados dois jogos, com os seguintes resultados:
Yan An 4:1 Fang Bo (11:8, 11:5, 9:11, 11:9, 11:6)
Fan Zhendong 4:1 Zhou Yu (13:11, 11:6, 8:11, 11:5, 11:9)

E as surpresas não param por aí, definitivamente. Há alguns dias atrás, Liu Guoliang publicou novas regras para a terceira fase, complicadas à ponto de dar nó na cabeça de físico quântico hehehehehhe. Segue abaixo o que interpretei e descrevi tentando ser o mais claro possível (espero ter conseguido):

Os nove jogadores qualificados para a terceira fase serão divididos em três grupos, tendo por cabeças de chave os três melhores colocados (dentre os nove) no ranking mundial. Em seguida, os próximos três (dentre os seis restantes) melhores colocados no ranking mundial podem escolher o grupo no qual jogarão. Para a priorização (ordem de escolha), dentre estes três jogadores, tem a primeira escolha o de ranking mais baixo, a segunda o de segundo ranking mais baixo e a terceira o de terceiro ranking mais baixo.
Para colocar esta regra em prática, vamos imaginar como ficaria a situação com base no ranking mundial atual. Para a definição dos cabeças de chave:
Xu Xin (RM#1) – cabeça de chave do grupo A
Ma Long (RM#2) – cabeça de chave do grupo B
Zhang Jike (RM#3) – cabeça de chave do grupo C
Em seguida, a definição dos segundos componentes de cada grupo:
Hao Shuai (RM#13) – primeiro a escolher seu grupo (A, B ou C)
Ma Lin (RM#7) – segundo a escolher seu grupo
Wang Hao (RM#4) – inserido no grupo que restou das outras escolhas
Para os três jogadores restantes, finalizando a formação dos grupos, o critério é parecido com citado acima, porém a priorização é feita pela menor idade. Ou seja, o mais jovem escolhe entre os três grupos disponíveis, o segundo mais jovem entre os dois restantes e o mais velho se encaixa no grupo que restou.
Quanto à atribuição das vagas, originalmente, os vencedores de cada um dos grupos disputados nesta seletiva ganhariam seu “ticket” para o Mundial. Porém, a exigência foi aumentada em um grau: o jogador deve sim ser o melhor colocado de seu grupo mas, além disso, precisa conquistar esta posição com duas vitórias (ou seja, “campeão invicto”). E é a partir daí que a coisa começa a ficar emocionante, pois no caso de ninguém vencer seus dois jogos no grupo, os atletas se confrontarão novamente, mas desta vez num jogo disputado em apenas um set. Mas não pára por aí: se ninguém vencer seus dois jogos novamente, retoma-se os confrontos mais uma vez, e desta vez em apenas um set de cinco pontos! E no caso de não ainda haver a predominância exigida, os confrontos são refeitos em um apenas set começando do placar de 10X10!!! E isso será feito, se necessário, até que o requisito de predominância seja atendido.
Ao serem definidas as três primeiras vagas, restam então seis jogadores para a disputa de mais duas vagas. Eles serão divididos em dois grupos, e estarão sujeitos às mesmas exigências acima, portanto a fórmula se repete. Logo, ao finalizar-se esta fase, teremos cinco jogadores qualificados para integrar a seleção chinesa em Paris.

Esta terceira fase da seletiva já tem datas definidas para realização: de 1 a 5 de março. E em relação às duas vagas restantes (pelas regras da competição, a China se enquadra a ter direito a duas vagas adicionais), ainda não há notícias de mudanças na definição dos jogadores, que é a indicação técnica. Porém, eu não ficaria nada surpreso ao me deparar com mais uma edição de rodada extra (como a que está ocorrendo agora), que nada mais é do que uma forma mista de indicação técnica e disputa direta.
Sem dúvida, complexidade de regras a parte, tudo isto me deixa cada vez mais convencido de que não existe excelência sem exigência. Mais uma medalha de honra para o Sr. Liu Guoliang!

Fonte e agradecimentos: Table Tennis Daily (www.tabletennisdaily.co.uk/forum) / usuário “Tommy Lee”.

Problema é que, de acordo com alguns exemplos recentes, é bem provável ele acabar levando quem quer. Chen Qi jogou muito bem a seletiva. Será levariam ele? Lembro de uma seletiva onde Hao Shuai foi primeiro colocado e ficou de fora do Mundial.

Terminada esta rodada extra que anunciei anteriormente, os classificados finais para a terceira fase da seletiva foram Yan An e Fan Zhendong. Logo, esta é a lista final dos participantes:

Xu Xin
Ma Long
Chen Qi
Zhang Jike
Yan An
Fan Zhendong
Wang Hao
Ma Lin
Hao Shuai

Vale lembrar que esta terceira fase será realizada de 01 a 05 de março.

Fonte e agradecimentos: Table Tennis Daily (www.tabletennisdaily.co.uk/forum) / usuário “Tommy Lee”.

Wang Liqin caiu fora dessa. :frowning:
Impressionante o nível disso. Nao tem jeito, de novo chines será campeão. Se for para apostar em alguem, apostaria no Xu Xin.

PS: Ma Lin vai quebrar a perna e então WLQ vai entrar e ser tetra kkkk.

Começou hoje a terceira fase da seletiva chinesa para o Mundial 2013 em Paris. Os grupos iniciais de disputa são:
A - Xu Xin / Fan Zhendong / Hao Shuai
B - Zhang Jike / Chen Qi / Wang Hao
C - Ma Long / Yan An / Ma Lin

E nesta madrugada já foi garantida a primeira vaga, conquistada por Xu Xin. Os resultados do grupo foram os seguintes:
Xu Xin 3 X 0 Fan Zhendong ( 11-5 / 11-8 / 11-8 )
Hao Shuai 3 X 2 Fan Zhendong ( 9-11 / 11-6 / 7-11 / 11-8 / 11-9 )
Xu Xin 3 X 0 Hao Shuai ( 12-10 / 11-8 / 11-8 )

Fonte: Table Tennista (http://tabletennista.com/2013/3/xu-xin-the-first-qualified-player-for-the/)

Segura o double X. Acho que este ano ele ou o Ma Long será campeão do mundo. Duvido muito que Zhang consiga o bi.

E inspirado em iniciar o intento de calar o nosso querido moderador (hahahahahahaha), Zhang Jike foi o segundo a garantir sua vaga.
Na disputa do grupo B, o jogador superou a Chen Qi e Wang Hao e levou o “ticket” para Paris. Os resultados foram:
Zhang Jike 3 X 0 Chen Qi ( 11-7 / 11-9 / 11-6 )
Wang Hao 3 X 1 Chen Qi ( 11-7 / 11-4 / 9-11 / 11-9 )
Zhang Jike 3 X 2 Wang Hao ( 14-16 / 11-8 / 11-6 / 9-11 / 11-4 )

Fonte: Table Tennista (http://tabletennista.com/2013/3/zhang-jike-will-be-in-the-2013-world-champ/)

Fechando a primeira rodada da seletiva final, Ma Long venceu o grupo C e levou a terceira vaga para Paris. Os resultados foram:
Ma Long 3 X 2 Yan An ( 9-11 / 4-11 / 11-8 / 11-8 / 12-10 )
Yan An 3 X 1 Ma Lin ( 9-11 / 11-8 / 11-7 / 11-5 )
Ma Long 3 X 1 Ma Lin ( 14-16 / 11-7 / 11-5 / 11-8 )

E já foram definidos os novos grupos para a disputa das outras duas vagas em jogo. Tendo Wang Hao e Ma Lin como cabeças-de-chave (por terem os melhores rankings mundiais), estes são os grupos, a serem disputados nos dois próximos dias:
A - Wang Hao / Hao Shuai / Fan Zhendong
B - Ma Lin / Chen Qi / Yan An

Fonte: Table Tennista (http://tabletennista.com/2013/3/ma-long-fought-for-his-place-in-the-2013-w/ e http://tabletennista.com/2013/3/wang-hao-ma-lin-top-seeds-for-the-2nd-roun/)

Contrariando a ordem de disputa dos grupos formados para a segunda rodada, acabam de ser realizados os jogos do grupo B.
E quem conquistou a quarta vaga chinesa para o Mundial de Paris foi Yan An. Seguem os resultados:
Ma Lin 1 X 3 Yan An ( 6-11 / 4-11 / 11-6 / 9-11 )
Ma Lin 3 X 0 Chen Qi ( 11-8 / 11-7 / 11-8 )
Yan An 3 X 0 Chen Qi ( 11-3 / 11-8 / 11-5 )

Amanhã, a partir das 08:30 (horário de Brasília), a última vaga da terceira rodada será disputada entre Wang Hao, Hao Shuai e Fan Zhendong. Se alguém quiser acompanhar via live streaming, podem tentar os seguintes links (apesar de que, em se tratando de Internet X China, eu não garanto nada):

http://tv.cntv.cn/live/cctv5/5
http://www.epctv.com/channels/CCTV-5...Watch-1172.htm
http://www.ppnba.net/tv/723.html http://55556.com/tv/5/
http://www.qqzhibo.com/pindao/cctv5.html
http://sports.cntv.cn/live/cctv5/

Fonte e agradecimentos: Table Tennista (http://tabletennista.com/2013/3/yan-an-gets-to-be-in-the-2013-world-champi/) e Table Tennis Daily (www.tabletennisdaily.co.uk/forum) / usuário “Tommy Lee”.

A respeito da seletiva feminina, de 5 a 8 de março será realizada a segunda rodada, sendo que na primeira, Li Xioaxia e Liu Shiwen garantiram suas vagas para Paris.
As vagas serão disputadas de acordo com os seguintes grupos (embora não tenha ficado claro a forma de disputa, ou seja, se será a mesma do masculino, onde quem se classifica como primeiro do grupo garante vaga):

A - Zhu Yuling / Feng Yalan / Li Xiaodan / Wang Xuan
B - Ding Ning / Chang Chenchen / Sheng Dandan / Cao Zhen
C - Wen Jia / Wu Yang / Gu Ruochen / Zhao Yan
D - Chen Meng / Rao Jingwen / Guo Yue / Yang Yang

Uma regra curiosa, que foi imposta por Kong Linghui: quem vencesse AMBOS Kuwait e Qatar Open levaria tb sua vaga para Paris. E Ding Ning passou perto de “se livrar” da seletiva, porém, mesmo vencendo o Qatar Open, foi eliminada do Kuwait Open por Feng Tianwei. E outra curiosidade é que houve uma desistência, de Fan Ying, devida a contusão.

Fonte: Table Tennista (http://tabletennista.com/2013/3/ding-ning-will-still-have-to-fight-for-her/)