Selar a raquete altera a performance?

Oi, gostaria de saber se selar uma raquete altera sua performance e para que serve selar a raquete.

Creio que não altera, os fabricantes de raquetes selam a madeira.
Pois isso evita que soltem fiapos da madeira que ficariam grudadas na borracha ao descolar.

Mas para quem nao usa cola rapida e nao fica descolando toda hora vale a pena?

Com a cola permanente voce pode ficar com a borracha colada por um bom tempo, tenho uma madeira Andro que quase não uso e nela esta colada uma Tackifire Drive e uma Feint Long III à mais de 6 meses.
Mas se a madeira não està selada na troca de borracha voce pode perder alguns fiapos da sua raquete.
As raquetes das grandes marcas já vem selada de fabrica.
Por isso não é necessario essa preocupação.

Na minha opinião muda o feeling sim, passar o dope em casa com um pincel, não fica a mesma coisa que com uma pistola ou alguma maquina que os fabricantes tenham… se vc cola e descola todo dia passe o dope a cada 2 meses mas uma camada bem fina , se vc não descola sempre não aconselho… eu particularmente sinto a raquete mais rigida qdo passo o dope…

Dope eu não conheço, mas com o selador da Joola (Blade Sealer) não muda em nada o feeling da raquete. Já com o da TSP (Racket Coat) muda um pouco, pois este selador impede uma colagem firme da borracha na madeira.

Para passar DOPE na raquete ( que na realidade é um selador a base de Nitroceluse ), nunca use pincel.
Primeiro passe uma lixa EXTRA FINA na Raquete e depois use o processo de " BONECA" ou seja :

Faça uma pequena bola de pano ( 40 MM he,he,he ), camiseta velha de malha ( tipo Hering ) é o ideal, coloque o DOPE numa vasilha rasa cerca de 2 a 3 MM e molhe a " BONECA " apenas colocando em cima do DOPE.
passe na madeira apenas uma vez no sentido da fibra e após secar ( cerca de 2 minutos ) repita passando contra a fibra e é só.
Desta maneira fica uma camada finíssima de DOPE na madeira.

Esse método é excelente também para envernizar madeira, pois a quantidade de verniz que é aplicada em cada demão é muito fina e a espera entre uma demão e outra é de 15 minutos em média, em vez das 8 horas habituais.

não sabia deste método , talves por isso eu não tenha gostado do resultado …

olá

pode também usar o verniz em spray (~10 reais), é só aplicar em finas camadas. acaba tendo um efeito selador e brilhante.

das vezes que selei, acabei selando goma laca pra selar, e usava um jeito parecido com esse de boneca, mas ao invés de usar uma bolinha de pano usava uma esponja de lavar louça (nova claro)… eu embebedava ela na goma laca diluida em alcool 99º (ou 95, naõ me lembro ao certo qual usei), e passava no sentido das fibras tal como o National Kid disse…
E a batida pelo que eu senti ficou mais firme, mas sem perder controle e nem ficando mais rápida, apenas parece que fica mais firme, não sei explicar direito