Selamento de madeira

Fala pessoal, tudo tranquilo? vocês selam a madeira de vocês? um amigo comprou a Joola Vyzarys Trinity e estávamos conversando sobre selar ou não, só tive duas madeiras e nunca selei, também nunca tive problemas com lascas, mas não sei se só dei sorte, como ele pegou uma madeira de alto valor está pensando em selar para melhor durabilidade.

Caso já tenham selado, como fazem? usam material especifico de selagem de tênis de mesa?

ps.: ele está querendo selar principalmente por ter lido que camada externa de limba solta com mais facilidade

Vale a pena selar se você(s) trocam as borrachas com frequência…
Usar uma cola de boa qualidade também ajuda muito (usar essas de “fundo de quintal” é pedir para ter dor de cabeça), principalmente quando a borracha tem a esponja muito porosa, fazendo a cola penetrar mais, logo enedurecendo a esponja por dentro, fazendo com que na hora de descolar a borracha, pedaços possam sair junto.

Selante é um produto que prepara para o verniz, tendo que lixar para dar acabamento; para as madeiras de TM apenas um verniz comum para madeira é mais do que suficiente.

Comprar os “específicos para TM” só vale a pena se você tem muitas raquetes ou quer “vender” esse serviço para os parceiros de jogo; caso contrário, pode tentar ir em alguma marcenaria de bairro e tentar comprar um pouquinho ou até tentar a sorte da pessoa dar para você (pode levar um daqueles copinhos de café).
Comprar uma lata grande é desperdício de dinheiro para com a quantidade que será usada, a não ser que você tenha alguém que queira para algum serviço de marcenaria (ou até você, em seus móveis).

Para aplicar, no caso de uma madeira nova (“0 km”) a superfície já é perfeita, então basta aplicar uma camada fina com um pincel macio e deixar secando uns 2 dias (na sombra).
Já se quiser aplicar numa raquete já usada, terá que remover toda cola, ou até lixar, deixando o mais perfeito possível para não dar bolhas na borracha.

Dependendo da frequência de troca das borrachas, do tipo de esponja, da qualidade da cola, do tipo de acondicionamento da raquete e da qualidade do verniz, ele pode durar 5 ou ou 10 trocas de borrachas… depois terá que, obrigatoriamente, lixar a madeira e aplicar o verniz novamente.

Abs

1 curtida

Agradeço à atenção Guilherme, excelente resposta. A madeira será “0km” mesmo, ele acaba fazendo colagem e recolagem com uma boa frequência devido ao uso de booster. Ele acabou comprando o selante da DHS AP01 devido a cupom de desconto, promoção algo assim no site da 360tt, escolha dele, também tinha pensado em pegar um pouco com algum marceneiro por sair mais em conta kkkk, mas nós fazemos alguns serviços de colagem então vai acabar que no final é capaz de voltar o dinheiro investido.

Uma dúvida, após aplicar o verniz é recomendado utilizar uma lixa 800 ou 1000 para gerar um leve atrito na madeira selada? pois li em alguns lugares que o selante/verniz deixa a madeira mais lisa o que faz a colagem não ficar tão boa e essa “lixada” ajuda abrir um pouco os poros para melhor adesão da cola.

1 curtida

Acho que vai depender de quão espessa ficou a camada, mesmo sendo “a mais fina possível”… Se tiver acesso às duas granulações, pode começar na 800 e finalizar na 1000, vai dar uma acabamento mais fino. Mas acredito que, idealmente, a 1000 seja melhor, removendo o mínimo de madeira possível, se “comer demais” a madeira.

Abs

1 curtida

Se a madeira é nova, não use selante agora. Realmente não faz sentido. Selante é material de manutenção: você não usa enquanto não precisa. Inclusive, é sempre bom evitar para não alterar o toque da madeira (afinal, é um dos principais motivos que levam alguém a escolher uma madeira), e por isso é que se ajusta com lixa depois de feito. Mas claro, à medida que forem colando e descolando, e perceberem que a madeira está começando a ficar mais “exposta” (e vai acontecer, não importa qual madeira seja, por desgaste natural), aí sim é o momento de usar o selante.
Usar selante agora, a menos que a madeira apresente deficiência notória dele, é como repintar um carro 0Km que você acabou de tirar de uma concessionária. Não só não é necessário, como a chance de ficar pior do que SUPOSTAMENTE estava é maior.

Tudo bem Alcir? então, sempre tive essa percepção, mas a dúvida surgiu exatamente devido a perguntarmos para a pós venda da Joola Brasil se a madeira vinha selada de fábrica e a resposta foi que não e recomendavam fazer o serviço com produto adequado para maior cuidado e durabilidade.

Bem, se você procurou a marca, ótimo. Siga as recomendações.

Mas me estranha porque eu mesmo já tive a oportunidade de ter esta madeira nova em mãos (mais de uma na verdade) e posso te dizer que sim, era selada. E considerando que uma das madeiras mais sofisticadas (e caras) da Joola, é mais estranho ainda, principalmente pq qualquer madeira de 50 reais no AliExpress vem selada.

exatamente, isso que me estranhou muito! não sei se o pós venda falou no intuito de vender juntamente o selador de madeiras da marca ou vender o serviço de selamento que possui no site.

A título de curiosidade, entrei em contato com a Joola USA e me informaram que todas as madeiras recebem a finalização em laca, e não em verniz e alguns modelos em específico recebem selante e a laca como acabamento, mas não disse quais os modelos; e também comentou sobre a perda da garantia caso passasse verniz, etc.

Mandei o mesmo email para a Joola Alemã, mas ainda não tive resposta,e acho pouco provável que respondam esse tipo de dúvida… mas, quem sabe…***

***Edit: Responderam, com exatamente a mesma informação, quanto ao tipo de acabamento final da madeira.

1 curtida

Eu não tinha o hábito… mas passei a selar porque algumas madeiras minhas acabaram soltando “fiapos” na hora de descolar a borracha.
Comprei o selante da Joola mesmo, é caro, mas acho que vai durar muitas colagens.

1 curtida