Seção para Análise de Produtos

Sempre achei péssimo pesquisar sobre análises de materiais em fóruns. Não é a plataforma adequada para organizar o conteúdo e principalmente as opiniões. Há uns dois anos venho tentando encontrar tempo para disponibilizar uma boa plataforma para análises de produtos aqui no temp.mesatenista.net. Acho que encontrei.

O sistema pode ser acessado no menu superior na opção Reviews: https://mesatenista.net/reviews

Ao cadastrar um produto colocarei as seguintes informações do fabricante:

  • Borrachas: velocidade, efeito, controle (e dureza, provavelmente).
  • Raquetes: velocidade, controle, peso, dureza, quantidade de camadas e composição.

Não vou colocar aquela descrição da borracha/raquete fornecida pelos fabricantes porque na descrição todos os produtos são os melhores do mundo e servem pra tudo.

Na parte onde o usuário analisará a borracha é que ainda tenho dúvidas sobre o que colocar. O sistema de análise por parte do usuário constará de duas partes. Na primeira ele dará uma nota a cada quesito. Na segunda parte existem algumas perguntas e ele pode escrever um comentário.

Este é o exemplo de uma borracha já com comentários:
https://mesatenista.net/lisas-ocultas/3977-donic-bluefire-m1

No momento coloquei:
[color=#0000bb]Velocidade
Efeito
Controle
Durabilidade
Custo-benefício[/color]

Nas perguntas:
[color=#0000bb]Preço Pago
Quanto tempo você treinou com este produto?
Você recomendaria esta borracha para qual tipo de jogador?[/color]

O sistema em si está quase pronto. Falta “só” a hercúlea tarefa de começar o cadastro dos produtos. A seção “Reviews” permitirá inclusive a comparação entre as características dos produtos. Quem quiser testar, e principalmente colaborar, ficarei extremamente agradecido :).

Acho importante acrescentar na análise das borrachas alguns quesitos como:

A- Comportamento da borracha na umidade (muito importante na minha opinião);

B- Som de cola (tem gente que é fã do som da borracha mesmo que ela seja ruim rs);

C- Peso da borracha (talvez seja uma informação importante);

D- Cite borrachas similares;

Mazinho,

A única coisa que senti falta foi o que eu chamo nas minhas reviews de “toque”, ou seja, a dureza. Eu vi que vc colocou a mesma como uma possibilidade na descrição no tópico, sendo assim, minha única sugestão é colocar a dureza de vez como um parâmetro como já estão velocidade e efeito, por exemplo. Para este caso, hoje em dia a maioria das borrachas tem sua graduação divulgada, mas quando não tiver, não é nada que um “soft” / “medium soft” / “medium” / “medium hard” / “hard” não resolva.

No mais, acredito que a experiência pessoal é muito importante para que quem esteja lendo consiga se identificar com o que está ali e saber se serve ou não para ele.

Abraços!!!

Acho importante os quesitos dureza e peso do material, seja de borracha ou raquete.
Quanto à durabilidade não basta dar nota, o ideal é que o autor da análise cite carga horária de treinos e quanto tempo durou a borracha.
Já comecei a dar minha contribuição analisando borrachas, mas esqueci justamente de citar o peso. Tem como editar os comentários?

[quote=“Nakata” post=101293]Acho importante os quesitos dureza e peso do material, seja de borracha ou raquete.
Quanto à durabilidade não basta dar nota, o ideal é que o autor da análise cite carga horária de treinos e quanto tempo durou a borracha.
Já comecei a dar minha contribuição analisando borrachas, mas esqueci justamente de citar o peso. Tem como editar os comentários?[/quote]
Provavelmente vou colocar o peso. Sim, você pode editar o comentário.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Opa, alguns meses sem acessar o site e me deparo com essa ótima noticia? Excelente iniciativa!

Além dos já citados peso e dureza, tenho apenas uma sugestão: a comparação.

Tudo é relativo. Todos os materiais são “bons” ou “ruins”, rápidos ou lentos, controláveis ou incontroláveis, sempre em comparação a outros materiais.

Um exemplo esdrúxulo é um Ford KA, que é um excelente carro perto de um Fusca. É mais rápido, mais controlável, tem mais conforto. Porém em comparação a um Honda Civic ele perde na maioria dos quesitos.

Creio que seria interessante um local para descrever qual o último material utilizado pelo usuário, antes do equipamento em que ele está fazendo o review. Ou algo assim. Não sei como pode ser feito. rs

Isso nos mostraria que os reviews de usuários que deram nota 10 para o quesito velocidade de uma madeira Donic Burn All+ (por exemplo) podem ser irreleváveis, pois vemos que seu ultimo material era uma madeira Claudio Kano.
(Ok, eu sei que forcei um pouco a barra, maaasss nunca se sabe…)

Abçs

Faaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaala poooooooooovo!..rs

Tô tanto tempo “out” que nem sei por onde começar… ehehhe

Mas enfim, iniciativa fenomenal, Mazinho… Realmente criar um banco de dados imparcial sobre os materiais melhorando assim a pesquisa é de mestre! :slight_smile:

Concordo plenamente em se colocar “peso”, não foram poucas vezes que me perguntaram sobre isso.

E nas borrachas, concordo tbm em se colocar o “degree”, ainda que as marcas tenham certas diferenças acerca disso.

Abração a todos e feliz 2014!

GOD bless all !

Vão dando sugestões. Mas lembrem-se que o formulário precisa ser simples. Não é pesquisa do IBGE :slight_smile:

Já cadastradas todas as borrachas lisas da Donic, Butterfly, Xiom, Yasaka e Tibhar.

Eu ando fazendo algumas análises mas toda hora esqueço de comentar algum detalhe, o que pode ser os primeiros sintomas do Alzheimer…
Poderia me ensinar como editar os comentários já feitos?

Eu ando fazendo algumas análises mas toda hora esqueço de comentar algum detalhe, o que pode ser os primeiros sintomas do Alzheimer…
Poderia me ensinar como editar os comentários já feitos?[/quote]

Veja se esta opção aparece para você.

Attachments:

Negativo. Aparecem apenas “comentários” e o “considera esta análise útil?”, mesmo após logar.
Os três botões do meio não aparecem.

[quote=“Nakata” post=101320]Negativo. Aparecem apenas “comentários” e o “considera esta análise útil?”, mesmo após logar.
Os três botões do meio não aparecem.[/quote]
Vou verificar com o programador por que a opção não está aparecendo para todos os usuários.

[quote=“Nakata” post=101320]Negativo. Aparecem apenas “comentários” e o “considera esta análise útil?”, mesmo após logar.
Os três botões do meio não aparecem.[/quote]
Veja agora, Nakata.

Agora sim, está aparecendo o botão “editar”. Obrigado.

Me parece que os usuários estão meio preguiçosos em fazer análises de material. Até agora eu analisei 3 borrachas e apenas outros 2 usuários fizeram outras 2 análises sem comentários, apenas com notas.
Eu não me importo de escrever, pois sempre gostei muito de fazer dissertações na época do colégio. Mas não quero que a seção de análises se torne outra “Avaliação de Borrachas by Nakata”, pois não sou dono da verdade e muito menos quero monopolizar a seção.
Se 5% dos usuários descrevessem a borracha que usam atualmente já teríamos um vasto material para ler, comparar e até mesmo despertar interesse para uma futura compra.
Vamos lá pessoal, não vale nota para o ENEM. É apenas uma descrição do que a borracha tem de bom e de ruim.

Atualizando:

Cadastrados borrachas da Cornilleau:
https://mesatenista.net/component/jreviews/tag/fabricante/cornilleau

Abaixo na página inicial do site estará uma lista com as últimas análises realizadas, últimos produtos cadastrados e produtos com mais análises.

Cadastradas borrachas da Adidas:
https://mesatenista.net/component/jreviews/tag/fabricante/adidas/criteria:2/

A seção de análises já teve utilidade para mim.
Na minha concepção a Baracuda sempre foi uma borracha voltada para backhand e a Acuda S1 para forehand.
Mas lendo as análises do Alcir sobre a Baracuda e do Jornalista sobre a S1, resolvi seguir as dicas. E não é que ficou excelente? Eu já estava pensando até em fazer algum rolo com a Acuda pois tive uma péssima impressão da borracha no forehand. Mas ao passá-la para o back ficou nota 10.
Com a Baracuda foi uma questão de “não custa nada testar” no forehand, pois eu já tinha colocado Hexer HD, Vega Euro e algumas chinesas, mas ainda não tinha encontrado a borracha ideal. E parece que a Baracuda preencheu esta lacuna.
O que acontece é que determinada borracha casa bem ou não dependendo do tipo de madeira. Antes eu havia testado Baracuda no forehand com madeira de 5 folhas e não gostei. Mas agora, numa madeira carbonada casou perfeitamente. Vou até editar minha análise.
Agradeço ao Alcir e ao Jornalista pelas dicas.