Saúde do Atleta

:? :? Coloco em pauta a Saúde do Atleta.
Vivo atualmente com um velho problema, dores no ligamento do braço com o tronco, um médico que fui procurar disse que é um problema de que pratica esportes que exige muito do braço, ex: volley ball, natação, e é claro Tênis de mesa ou quadra. Seria legal se alguém com experiência em saúde de atletas, estivesse colocando no fórum toques sobre, aquecimento, postura durante o jogo, forma correta de aplicar os golpes diminuindo o risco de lesões, pois muitas vezes execelntes atletas deixam de jogar por problemas que podem ser corrigidos simplesmente modificando a postura de jogo. Bem, deixo ai minha pauta para discussão.

treino a pouco tempo mas tenho boas dicas

alonge bem , quanto mais alongar melhor. de preferencia 30segundos cada alongamento.
Correr 5minutos trotando
Pular corda 3minutos

Pronto =-)
E se puder, fazer compensação com o outro lado do corpo. Se vc é destro, faça compensação com exercícios para braço,perna, tudo esquerdo.

A um tempo atrás tbm sofria com problemas no ombro, devido a movimentos errados que eu executava!

No meu caso as dores eram devido à;

  • Não execução do movimento de desaceleração qdo eu dava os drivers;
  • Postura um pouco dura, com “braço-duro”;

Depois que consegui corrigir estes erros, a melhora foi significativa, tanto em relação as dores qto ao jogo. Porém devido a falta de treino periódica, as vezes eu volto com meus antigos vícios. Mas aí fica fácil detectar que estou fazendo os movimentos errado novamente e me policiar, pq a dor volta! :slight_smile:

oq seria o “movimento de desaceleração”?

É a desaceleração do golpe após tocar a bola.

Por exemplo: Quando vc executa um drive, seu braço vem com velocidade de trás pra frente não é mesmo? Após vc golpear a bola, vc deve relaxar o braço, isso vai causar uma desaceleração. Vai te dar mais regularidade nas sequências além de previnir lesões.

realmente, se não se alongar, tomar os devidos cuidados, pode ocorrer uma grave lesão muscular. Tenho amigos que não jogam mais por causa de lesões… :cry: :cry:

Muito bacana o “alerta” do AldoSilva !
Me vejo na obrigação de alertar sobre o uso do tênis (calçado). É importante que o mesmo seja confortável, de boa qualidade, com amortecimento e se possível anti-torção. $$$ :cry:
Em Abril e Junho do ano passado, voltei a jogar tênis de mesa com mais frequência, “mata-mata mesmo”, uma vez por semana. Como usava um Olimpkus de passeio, de tanto me apoiar no pé esquerdo quando “cortava” acabei ganhando uma bela inflamação na região do metatarso. Ou foi o tênis, ou estou ficando mesmo velho :lol: :lol: :lol:

Eu não me considero um especialista no assunto, mas já pratique vários esportes e acabei aprendendo algumas coisas.

  1. É fundamental para o atleta realizar exercícios de fortalecimento da musculatura que é mais exigida pelo esporte. No caso do tênis de mesa, exercícios principalmente para joelhos, tornozelos, costas , braço e pulso.
  2. Antes de começar a jogar faça os movimentos mais comuns em uma velocidade menor para ir aquecendo as articulações e evitar lesões.
  3. Após a pratica do esporte faça alongamento.
  4. O treino em excesso também prejudica a musculatura podendo causar fadiga. Para evitar isso é recomendável intercalar os tipos de exercícios e repousar bastante após o treino.
  5. A alimentação também ajuda. A banana, por exemplo, é rica em potássio e ajuda a evitar câimbra.

Abraço a todos,
Alexandre

opa Alexandre, dicas legais kra. :smiley:

falando da banana…
meu técnico, que é porfessor de Educação Física, disse que é ruim comer banana, pois ela tem frutose, que demora para ser digerida, algo assim…
ou seja, a pessoa fica de estomago mais cheio e pode causar alguma fadiga…
Se é verdade… dai eu num sei :smiley:

Quase tudo foi dito e muito bem lembrado: Alongamentos, fortalecimento da musculatura (principalmente da diretamente envolvida nos movimentos do esporte), aquecimento prévio - inclusive imitando os movimentos do jogo.

Mas, quando o problema já está instalado um dos fatores mais preponderantes é o repouso para se evitar o agravamento das lesões.

Repouso, sei, é bastante incômodo para o atelta amador - afinal ele ama fazer seu esporte, não é? - mas é um “mal” necessário.

podes crer o repouso é extremamente necessário;

  • Outro ponto q já foi citado mas creio eu q nao foi dado seu devido valor é o q o Jornalista escreveu, a compensação, isso é, fazer movimentos com os dois braços, exercitando o esquerdo ou com a própria raquete ou u mtrabalho com pesos, para q ñ haja deformação, tipo o braço direito todo fortão e o esquerdo magrinho :smiley: , isso pode até parecer brincadeira mas é sério, alem da aparencia fisica, isso pode mudar sua forma de andar, deixando um braço mas pesado q o outro, e vc pode ficar meio torto :frowning:
    Valeu glr, te mais, abraços