Saque

Por que certos atletas, na hora do saque, dão uma “pisada forte” fazendo barulho???

Estilo: Caneteiro Off
Raquete: Nittaku Russelfor
Borracha: Nittaku Hammond Pro Alfa
Clube: AABB Colatina

1 - Para atrapalhar a concentração do adversário.
2 - Para atrapalhar a percepção do efeito. Para a bola pegar efeito, o barulho da bolinha raspando tem uma duração maior, mas se tiver com pouco ou nenhum efeito a bola mal raspa na borracha fazendo menos barulho. Mas com o pisão fica mais difícil perceber a quantidade de efeito.

Pelo que eu sei isso não é uma atitude permitida em um torneio oficial.

Também dá-se a impressão de que o saque foi com efeito.

O MTN e o j0rnal1sta ja falaram tudo q eu ia falar, mas com certeza é permitido em torneios oficiais. Já virma o Kim Taek Soo sacando?

Com certeza é permitido, pela razão que ha pouco em outro tópico o Cesarav comentou “como nao tem nada que proiba, entao é permitido”, e nas regras do saque nao menciona nada a respeito.

E na prática, entre Tops, é difícil dizer quem nao usa esse recurso.

Agora, qto à relação spin/sound, se fosse totalmente verdade isso, nao teriam tantos jogadores que comeriam o saque do Boll…E penso que isso acontece pq o movimento do corpo é o responsável por enganar o oponente, escondendo o real efeito da bola.

Tanto q por 2 técnicos que “passei”, ambos nao recomendaram o uso do “pisadão” :wink:

Abração!

[quote=“MTN”:16nr7msg]Pelo que eu sei isso não é uma atitude permitida em um torneio oficial.[/quote]

[quote=“Mola_Samas”:16nr7msg]mas com certeza é permitido em torneios oficiais.[/quote]
E aí, é ou não é permitido o “pisão”, na hora do saque (sendo ou não oficial)? :wink:

[quote=“ErWeWil”:2kz17r42][quote=“MTN”:2kz17r42]Pelo que eu sei isso não é uma atitude permitida em um torneio oficial.[/quote]

[quote=“Mola_Samas”:2kz17r42]mas com certeza é permitido em torneios oficiais.[/quote]
E aí, é ou não é permitido o “pisão”, na hora do saque (sendo ou não oficial)? :wink: [/quote]

eu AFIRMO sem medo de ERRAR … É PERMITIDO SIM´

igualmente ao gemido na hora de executar tem que ser feito de forma moderada, digo, de forma de que não caracterize exagero!!!

O Gemido pode ser ouvido quando os jogadores executam um golpe que exige força…

Tanto o gemido quanto a batida do pé no chão na hora do saque é permitido.

Inclusive se vc observar o Waldner Jogando contra alguns jogadores ele bate o pé no chão até quando efetua drives ainda mais se o seu oponente for cateiro.

No saque bate o pé principalmente para abafar o som da bola quando bate na borracha, pois o som denuncia o efeito(forte, fraco, liso ), ao menos eu consigo identificar pelo som e pelo quique da bola.

Espero ter ajudado!

[quote=“Mutley-BR”:23d516tz]
Agora, qto à relação spin/sound, se fosse totalmente verdade isso, nao teriam tantos jogadores que comeriam o saque do Boll…E penso que isso acontece pq o movimento do corpo é o responsável por enganar o oponente, escondendo o real efeito da bola.

Tanto q por 2 técnicos que “passei”, ambos nao recomendaram o uso do “pisadão” :wink:

Abração![/quote]

Concordo plenamente, mas que o pisadão ajuda a enganar o adversário ajuda , pois alguns entram com medo na recepção, achando que o saque está bem pesado, aí entram por baixo e a bola sobe , ponto seu.

assim gente, o lance do som é veridico;

mas se há jogadores ou técnicos que não adotam ai é criterio deles

tenho mais de 15 anos de tênis de mesa e nesse tempo sempre notei diferença no som em relação ao efeito;

Inclusive em conversar com o Técnico Marles ele me confirmou que há realmente o som denuncia o efeito, lógicamente que não dá pra parar e pensar na hora, mas se vc ficar prestando atenção em outros atletas sacando diferentes tipos de saques vc notará;

Quero dizer que não tenho vinculo algum com o Tec. Marles, mas o tenho como um grande conhecedor de Tênis de Mesa, ao menos em vários momentos que ele esteve em meu estado tivemos boas conversas sobre técnicas e inclusive já tinha mencionado o fato de sacar batendo o pé, o mesmo na época sustentou que é para abafar o som da bola em contato com a raquete na hora so saque, questionei sobre o Waldner fazer isso também em vários ataques conforme já narrei acima e o mesmo confirmou que é para enganar no efeito;

Resumindo, quem não acredita que o som denuncia o efeito paciencia, mas respeito a opnião dessa pessoa.