[quote=“Mitidieri”:1hi9wxk5] 2) A raquete deve colher a bola no ponto mais baixo (abaixo da altura da rede) e mais proximo da mesa possivel. [/quote]
Receita para saques rasantes, muito baixos. Talvez um dos detalhes mais significativos. Importante eh regular a altura da rede na medida regulamentar exata sempre que se treine saque. (e fazer o mesmo antes do jogo, logico)
Antes do treino de saque, regule a altura da rede e pegue uma bacia de bolas.
Mas nao saia sacando uma bola atras da outra, em ritmo acelerado. Um bom ritmo eh um saque a cada 10 segundos. A concentracao deve ser renovada a cada saque. Para isso, cada um deve desenvolver um RITUAL, o qual eh executado sempre da mesma forma, antes de cada saque. Ainda, o ritual deve ser repetido da mesma forma nas partidas, seja em treino, campeonato ou galinhagem.
Existem muitos exercicios diferentes. Uma forma basica eh a seguinte: 5 saques curtos (2 pingo na linha de fundo do adversario) seguido de um saque longo. Detalhe importante: o movimento da variacao de saque curto deve ser o mesmo da variacao de saque longo. Vc deveria desenvolver varios pares curto/longo que sejam excutados com o mesmo movimento basico.
[quote=“Mitidieri”:1rljq25y] 6) A trajetoria do movimento longo suave citado acima deve ser um semi-circulo. Para explicar como se tira vantagem desta tecnica, eu precisaria de figuras, ou de 1000 palavras. Como jah esta na hora do meu treino, fica para outra hora.[/quote]
Admite muitas variacoes. Imaginemos um caso simples:
o movimento de um pendulo
O bom saque comeca com a bola parada em cima da palma da mao aberta , estacionaria acima do nivel da mesa. Estacionaria tb deve estar a mao da raquete no inicio do saque. nenhuma parte do corpo do sacador deve impedir o adversario e os dois juizes de linha de verem a bolinha em toda a sua trajetoria desde o momento em que esta eh lancada. a trajetoria da bola deve ser aproximadamente vertical e atingir uma altura minima de 16 cm.
O bom saque comeca com a bola parada em cima da palma da mao aberta , estacionaria acima do nivel da mesa. Estacionaria tb deve estar a mao da raquete no inicio do saque. nenhuma parte do corpo do sacador deve impedir o adversario e os dois juizes de linha de verem a bolinha em toda a sua trajetoria desde o momento em que esta eh lancada. a trajetoria da bola deve ser aproximadamente vertical e atingir uma altura minima de 16 cm.
devo ter esquecido de alguma coisa[/quote]
Vc deve ter esquecido de mostrar essa mensagem p/ o WL, Ryu, Wang Hao, e + um montão de gente que joga Copa Brasil por esse país afora. É impressionante a quantidade de gente que “tem certeza” que a regra manda a bola estar visível apenas no momento do impacto na raquete. O que acontece antes, ou momentos antes disso, eles nem querem saber. E vai discutir com um povinho desses…
[quote=“Mitidieri”:r0ftzjwn]Antes do treino de saque, regule a altura da rede e pegue uma bacia de bolas.
Mas nao saia sacando uma bola atras da outra, em ritmo acelerado. Um bom ritmo eh um saque a cada 10 segundos. A concentracao deve ser renovada a cada saque. Para isso, cada um deve desenvolver um RITUAL, o qual eh executado sempre da mesma forma, antes de cada saque. Ainda, o ritual deve ser repetido da mesma forma nas partidas, seja em treino, campeonato ou galinhagem.
Existem muitos exercicios diferentes. Uma forma basica eh a seguinte: 5 saques curtos (2 pingo na linha de fundo do adversario) seguido de um saque longo. Detalhe importante: o movimento da variacao de saque curto deve ser o mesmo da variacao de saque longo. Vc deveria desenvolver varios pares curto/longo que sejam excutados com o mesmo movimento basico.[/quote]
Só acrescentaria mais uma coisa: Procure no final de cada saque ficar em uma posição neutra (pronto tanto para atacar como para defender), como preparando-se para uma bola que viria depois. Muita gente se concentra apenas no movimento do saque, mas é importante tambem estar preparado para o que vier depois. Essa é uma dica do Hugo Hoyama que vi na Revista TTPlayer.
[quote=“Nakata”:3ngyhyi2]Vc deve ter esquecido de mostrar essa mensagem p/ o WL, Ryu, Wang Hao, e + um montão de gente que joga Copa Brasil por esse país afora. É impressionante a quantidade de gente que “tem certeza” que a regra manda a bola estar visível apenas no momento do impacto na raquete. O que acontece antes, ou momentos antes disso, eles nem querem saber. E vai discutir com um povinho desses…[/quote]
No nivel medio aqui da Alemanha o saque roubado tambem eh uma praga.
sempre saque fora da mesa… pq se for sacar do lado inverso, daria tempo pro adversário jogar a bola na sua contramão… ou então jogar a bola emcima de vc… o que muita gente complica banstante… pode ver nos campeonatos… eles sempre ficam meio fora da mesa… assim eles sempre pegam a 3º bola sem problemas… o mesmo pro saque… se o cara for meio antiético e mandar a bola do outro lado… vc tam que ir atras dela… mais isso normalmente naum aocntece ( eu semrpe percebo que a bola vai fazer isso, aí ei me antecipo e acabo mandando um drive… o que sempre acaba com a estratégia do jogo… jah que foi um saque reto…)
Olá
Pra esclarecer melhor, gostaria, por gentileza, que voces indicassem de forma clara o sgnificados dos diversos termos tecnicos utilizados no TM. Alguns até sei, mas outros não.
Se forem muitos, melhor um tópico especiifico.
Spin
Bach
etc
Etc
(( )) Svrfst
Ok
A essas alturas já sei o significado dos termos.
Voltando ao Saque, gostaria de mais detalhes sobre os movimentos para saque com efeito APENAS lateral.
Lateral + por baixo acho que é a batida meio transversal por baixo, mas só na lateral me parece fisicamente bem complicado, ao menos pra bola atingir a mesa do oponente.
E aí?
Svrst