Saque

Há pouco tempo, um árbitro internacional (Delano Lai Fatt), expert da ITTF, afirmou que num saque existem 31 itens a se checar a cada saque

Qualquer violação das normas pré-estabelecidas para cada um desses 31 itens culmina num erro de execução de saque

Nesse caso é obrigação do árbitro conferir o ponto ao adversário

Minha dúvida é sobre qual o momento em que se inicia o saque, e consequentemente, a partir desse momento pode haver um erro na execução

Vários jogadores tem costume de antes do saque “quicar” a bolinha na mesa, pará-la na mão, ou mesmo deixá-la sobre a mesa

Então, por exemplo:

  • se ele parar a bolinha na palma da mão e deliberadamente deixá-la cair, pode ser conferido ponto ao adversário?

  • se ele lança a bolinha e não golpeia deixando-a cair no chão ou na mesa, ele perde o ponto?

- se ele parar a bolinha na palma da mão e deliberadamente deixá-la cair, pode ser conferido ponto ao adversário?
O saque tem início quando a bola está estacionada na palma da mão do sacador. Logo, se o infeliz (mesa-tenista) pegar um árbitro mal humorado ou extremamente rigoroso é bem capaz do mesmo considerar a atitude do atleta como uma falta e conseqüentemente dar o ponto ao adversário. Todavia o bom senso nos leva a outra resposta. Se propositadamente lançada ao chão, não vejo motivo para ser aplicada quando punição (perda do ponto) ao atleta. No máximo, entendo que o árbitro poderia punir disciplinarmente o atleta com um cartão amarelo por retardamento do reinício do jogo (isso aconteceu na final de duplas mista do Mundial de 2003, onde Ma Lin e Wang Nan foram punidos porque conversavam demais depois dos pontos e retardavam o reinício do jogo).
- se ele lança a bolinha e não golpeia deixando-a cair no chão ou na mesa, ele perde o ponto?
Neste exemplo, a não ser que algum fato exterior obrigue a paralisação da jogada, o ponto deve ser dado ao adversário.

Obrigado!

Dúvidas esclarecidas!

Também tenho uma dúvida de saque, uma vez fui sacar e a bola grudou na minha mão devido ao suor e subiu menos do que eu queria, como já estava realizando o movimento do saque a bola pegou na raquete meio que sem intensão e o saque ficou na rede, o juiz deu o ponto para o adversário, deveria voltar o ponto ou não?

Mas ele pode abortar o saque antes de lançar a bolinha, certo?

Já ví o Michael Maze fazer isto.

Nesse caso é um erro de saque seu, infelizmente pela regra vc perde o ponto.

Em um ginasio uma vez no momento em que lancei a bola ao alto bateu um vento forte e tirou a bola de cair no seu curso natural, todo mundo viu até o arbitro, e o meu adversário até falou que podia repetir porém o arbitro não aceitou e deu a ele o ponto.

Bob

Oloko Bob mais nesse caso o arbitro devia ter voltado o ponto …Td mundo viu inclusive ele , e viram que te prejudicou…

o q devia ser feito era o adversario entregar o proximo ponto…voltar ponto consolidado no tenis de mesa num existe…

No tenis de mesa se vc lançar a bola ela ja esta em jogo entao nao tem nenhuma explicaçao.E bom conversar com o arbitro antes do jogo para poder saber se ele permitrar se for mesmo um acidente 8)

         VLW galera!

Estilo:Caneta Ofensivo
Raquete:no momento DHS 1005
Rio Verde-Go

                            Ei galera se alguem souber de alguem q esteja realizando campeonato em Goias ou melhor em Rio Verde me fala  :!:    :wink: