SAQUE!

E obrigatório que o saque seje cruzado?

Somente em jogo de duplas…
Da direita da mesa cruzando.

Fora isso é regrinha de ping-pong jogado em passeios em sítios, rodízio, por aí vai… QQ dúvida so perguntar pro Feradotenis que ele manja… :lol:

[]´s

Vlw fera

O saque também não pode “queimar” (net), como estão deixando agora no ping-pong. Acho que pensam que mudou a regra, como no volei.

Fala Fabio, e dificil axar alquem de manaus, sobre queimar o saque p pessoal ainda aceita voltar o serviço se naum utrapassar a segunda tentativa, mas meu estilo de saque facilita naum ser cruzado, os cara ficam irados, ai eu tenho q me adapitar a eles.
flw.

O saque do tênis de mesa é completamente diferente do saque do ping pong.

O saque do tênis de mesa, a bola primeiro deve tocar o seu lado da mesa e pode ser colocado do outro lado em qualquer lugar.

Já o saque do ping pong (onde a mesa tem 2 riscas paralelas), deve ser entre estas duas listas e diretamente do outro lado, e, ainda o recebedor do saque pode “recusar” se o saque for “ruim” …

Para quem quiser mais informaçoes sobre Ping Pong

http://ping-pong-sp.blogspot.com/

Obs : reparar que as mesas sao diferentes…

[quote=“Doc_SP”:1w51c6fb]

Já o saque do ping pong (onde a mesa tem 2 riscas paralelas), deve ser entre estas duas listas e diretamente do outro lado, e, ainda o recebedor do saque pode “recusar” se o saque for “ruim” …

Para quem quiser mais informaçoes sobre Ping Pong

http://ping-pong-sp.blogspot.com/

Obs : reparar que as mesas sao diferentes…[/quote]

HAHAHA, até ping-pong tem regras, e aquelas pessoas q fazem as suas próprias regras…jogam oq?..rsrsrs…

Bem, fica difícil responder à sua pergunta…
Mas diria que “quase tudo na vida” tem suas regras…
rs…

Bem, fica difícil responder à sua pergunta…
Mas diria que “quase tudo na vida” tem suas regras…
rs…[/quote]

BOOA!!! :smiley:

Vc tá certo. Ping-pong não se resume ao que um grupo de pessoas instituiu. Louvável a organização deles, mas nada impede que outro grupo se organize com regras diferentes. E o ping-pong que eu conheço não tem nada de saque cruzado nem bola direto no outro campo. Os caras dão um saque parecido com o do tênis de mesa, em qualquer direção, mas vale repetir se o cara errar a bolinha, cobrir a visão desta (isso até no tm tem cara fazendo impunemente), “queimar” agora e saca quem fez o último ponto.

Vc pode “criar” as regras que quiser, mas daí nao pode chamar de nem tênis de mesa, nem de ping-pong, pois para estes esportes há regras bem específicas, inclusive com federações…

Aproveito e posto uma imagem de uma mesa de ping pong (observar que é bem diferente da de uma de tênis de mesa)…

Obs : repare nas 2 linhas (o saque tem que ser dentro destas linhas)…

E como vc explica o que acontece com o boxe? São três entidades independentes que dominam o esporte no mundo, a FIB - Federação Internacional de Boxe, a OMB - Organização Mundial de Boxe e a AMB - Associação Mundial de Boxe.

Eu posso (teoricamente, claro) fundar uma Associação Mundial de Ping-pong e nela mandar, ninguém mete o bedelho he he.
Abs.

E como vc explica o que acontece com o boxe? São três entidades independentes que dominam o esporte no mundo, a FIB - Federação Internacional de Boxe, a OMB - Organização Mundial de Boxe e a AMB - Associação Mundial de Boxe.

Eu posso (teoricamente, claro) fundar uma Associação Mundial de Ping-pong e nela mandar, ninguém mete o bedelho he he.
Abs.[/quote]

Desculpe, mas vc mistura alho com bugalho.
Mesmo o box tendo na verdade 4 entidades, as regras são as mesmas… o que nao ocorre com o citado.

[quote=“Doc_SP”:38do8ulm]Desculpe, mas vc mistura alho com bugalho.
Mesmo o box (sic) tendo na verdade 4 entidades, as regras são as mesmas… o que nao ocorre com o citado.[/quote]
Desculpe, mas o meu alho é mais cheiroso:

“Nos últimos cem anos, desde que o boxe profissional passou a ser um negócio milionário, o número dessas associações só tem aumentado. Isso tem provocado uma crescente proliferação de campeões, muitas divergências e confusões em torno das regras das lutas, bem como uma grande variação no que toca à preservação da integridade física e outros direitos profissionais dos boxeadores a elas filiados.” (grifei) Fonte: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/a … onal-2.php.

O grupo que vc mencionou não é motivo que impeça ninguém de criar uma associação com regras próprias, pois até onde me consta ele não patenteou o nome “ping-pong”. Nem poderia, pois já há proprietário para a marca.

heheh, conforme disse vc mistura alho com bugalho…

A Marca Ping Pong, foi sim registrada (alias muitos anos atrás ), mas não quer dizer que Ping Pong, não seja um ESPORTE (modalidade) registrado. (alias existe federação de PING PONG)…

Quem não se lembra do chiclete chamado Ping Pong…

Já A MARCA, só pode ser utilizada com autorização do proprietário.

As cópias que vc faz, chamamos de Xerox (que é uma marca registrada), o Jet Ski (tb é marca registrada) e por ai vai…

MAIZENA® é uma marca registrada, mas o PRODUTO MAISENA (com “s” não pode ser patenteado)

E como vc explica o que acontece com o boxe? São três entidades independentes que dominam o esporte no mundo, a FIB - Federação Internacional de Boxe, a OMB - Organização Mundial de Boxe e a AMB - Associação Mundial de Boxe.

Eu posso (teoricamente, claro) fundar uma Associação Mundial de Ping-pong e nela mandar, ninguém mete o bedelho he he.
Abs.[/quote]

Desculpe, mas vc mistura alho com bugalho.
Mesmo o box tendo na verdade 4 entidades, as regras são as mesmas… o que nao ocorre com o citado.[/quote]

olá, só corrigindo algumas informações:

Atualmente, existem quatro principais associações regendo o boxe profissional mundial: WBA, WBC, IBF e WBO e mais de vinte associações de pequena a quase nula expressão.

WBA = World Boxing Association = AMB = Associação Mundial de Boxe
WBC = World Boxing Council = CMB = Conselho Mundial de Boxe
IBF = International Boxing Federation = FIB = Federação Internacional de Boxe
WBO = World Boxing Organization = OMB = Organização Mundial de Boxe

É comum elas não proclamarem os mesmos campeões e divergirem quanto aos direitos profissionais dos boxeadores a elas filiados.
Ao longo de sua história, o boxe foi regido por três conjuntos de regras: as Regras de Broughton, as Regras de Londres e as Regras de Queensberry.

Atualmente, todas as associações de boxe profissional adotam versões modernizadas das Regras de Queensberry. Contudo, podem existir diferenças de detalhes entre as regras de uma associação para outra, tais como critérios de terminação das lutas.

A divisão dos boxeadores em categorias de peso foi introduzida ainda na era das Regras de Londres. Com as Regras de Queensberry, a quantidade dessas categorias tem crescido continuamente. Mesmo atualmente, a quantidade de categorias, bem como as respectivas faixas de kg, podem variar de uma associação para outra.

Doc_, vc fez a maior bugalhada, meteu até Maizena no meio, e fugiu do cerne da questão. Acho que vc entendeu quando eu disse que “ping-pong” não estava registrado por aqueles praticantes, desculpe se me expressei mal e deixei entender que me referia à patente comercial (realmente eu falei indevidamente em “marca”).

O “x” da questão você não refutou, ou seja, comprovar (não empiricamente) a existência de algum registro oficial que impossibilite alguém de fundar uma associação de ping-pong com regras próprias, como comprovei - citando a fonte - que não ocorre com o boxe. Se for pra responder algo distante deste foco, por favor não o faça, pois já desviamos muito do tópico. Abs.

Pois é Fábio, vc nem se deu ao trabalho de ler o que foi escrito:

Eu disse que existe até federaçao de ping pong, assim sendo, regras oficiais estipuladas em torneios, inclusive.

Com mesa própria e diferente ( até postei a foto dela)…

Agora, se vc quer insisitir que vc pode criar uma associaçao do que quiser, pode, é problema seu, mas federaçao já é uma organização, que pode ser chamada de associaçao e de outro nome…

Veja este site por exemplo :

http://www.pinguepongue.com.br/

Tem as regras publicadas inclusive.

REGRAS DIFERENCIADAS DE PING PONG, TAL QUAL É PRATICADO A DÉCADAS NO BRASIL (extraído do site da Federação Gaúcha de Ping pong)

RAQUETES:* Não é permitido o uso de raquetes listradas (esceção algum risco de caneta), pintadas de branco outinta esmalte com brilho, giz, nem revestidas de borracha ou कुँल्कुएर ऑउत्रो material

UNIFORME:* É obrigatório o uso de uniforme। Em caso de equipes, no mínimo camisetas iguais।* A Equipe que se apresentar sem uniforme será desclassificada da etapa.* É obrigatório o uso de tênis ou equivalente, não ´sapato´.* O Capitão no caso de equipe ou dupla deverá estar identificado (faixa), e somente ele poderádirigir-se ao juiz no caso de alguma reclamação, somente quando o ponto não estiversendo disputado.

BOLINHA:* Cada equipe ou jogador em individual, deverá apresentar no início do jogo, 1 (uma)bolinha em condições de jogo। Serão permitidas somente bolinhas brancas sem emendae que não sejam de fibra de vidro tipo KROLON. Preferências para marcas como:Double Circle, Nitaku ou outra bolinha aprovada pela FGPP.* A equipe que não apresentar bolinha perde uma volta, exemplo: em caso de trio sai o jogoem 3 a 0 para a equipe que apresentou a bolinha.* Se a bolinha rachar durante a disputa do ponto, impossibilitando a disputa do mesmo,o ponto deverá ser repetido.

MESA:* As dimensões da mesa de pingue-pongue são:Comprimento: 3,00m (três metros);Largura: 1,50m (Um metro e meio);Altura: 0,90m (noventa centimetros).
A mesa deve ser pintada com verde fosco (sem brilho), com bordas laterais pintadas na corbranca (sem brilho) com 1,5cm de largura e duas linhas pintadas de branco em तोडा a aextensão da mesa, com 1,0cm de largura no mínimo, demअ rcअ ndo o terço centrअ l।

ÁREA DE SAQUE:No terço centra a 30cm da exremidade da mesa (fundo) deverá ser pintada uma listra de nomínimo 1,0cm de largura na cor branca (sem brilho), que delimitará a área de saque।Se a bolinha ultrapassar esta área, tanto no saque quanto na resposta, será considerado bola fora.Em cima da linha dos 30cm é bola dentro, nas linhas do terço central fica a critério do juiza repetição ou não do saque ou da resposta.

REDE:As dimensões da rede colocada são:Comprimento: 1,80m (um metro e oitenta centímetros), podendo ter no mínimo 1,70m (um metroe setenta centímetros de largura);Altura: 0,18m (dezoito centímetros), devendo ter no mínimo 0,15 (quinze centímetros) de algura।Junto ao suporte no limite da rede, deverá ter uma antena de no mínimo 30cm além da altura da rede.

Motivo do tópico : Saque ( do Ping Pong )

Nota : Observar que é bem diferente :

SAQUE E RESPOSTA

SAQUE:* O saque deverá ser dado no terço central da mesa, dentro da área de saque।* Se a bolinha ultrapasar esta área no saque será considerado fora. Em cima da linha dos 30cm é dentro, nas linhas do terço central fica a critério do juiz arepetição ou não do saque.* O saque será revertido quando por duas (2) vezes consecutivas for arremessadofora do terço central da mesa ou da área de saque.* O saque que pegar na rede e passar será considerado errado.* Quando o jogador SACAR na rede e não passar para o outro lado da mesaeste perde o ponto.* O saque será considerado com “efeito” ou “forçado” quando:- a bolinha picar dentro da área de saque e sair de formalateral devido ao efeito dado.- for aplicada relativa força, mesmo que este vá em linha retadentro da área de saque.* Não pode a raquete ultrapassar a altura da mesa, e a bolinha uma alturamáxima de 60cm da mesa, ficando a critério do juiz a análise do mesmo.

RESPOSTA:* A resposta deverá ser dada no terço central da mesa, dentro da área de saque।* Se a bolinha ultrapassar esta área na resposta será considerado fora. Em cima dalinha dos 30cm é dentro, nas linhas do terço central fica a critério do juiz a repetição ou não da resposta.* Quando por duas (2) vezes consecutivas a bolinha for arremessada fora do terçocentral da mesa, da área de resposta ou a jogada for considerada forçada,o ponto estará perdido.* A resposta que pegar na rede, passar e picar dentro da área será válidae o jogo deve continuar.* Quando a resposta que pegar na rede, passar e picar dentro da área e não fordefendida pelo adversário, este perde o ponto.* A resposta será considerada com “efeito” ou “forçada” quando:- a bolinha pegar dentro da área e sair de forma lateraldevido ao efeito dado.- o juiz observar que a resposta está sendo dada “cortada” oucom relativa força, mesmo que esta vá em linha reta dentro da área.