saque

na hr do saque… no momento da batida a bola deve estar atrás da linha branca certo? mas o corpo pode estar a frente nao?

vlw

[quote=“Bernardo070691”:18o9ftbd]na hr do saque… no momento da batida a bola deve estar atrás da linha branca certo? mas o corpo pode estar a frente nao?
vlw[/quote]
O mais importante é a bola, sempre.
Entao, a bola tem ficar atrás da linha branca da mesa, vc até poderia ficar acima da mesa, mas nao pode esconder a bola de forma alguma.

A nao seeeeeer…

q voce seja o Wang Liqin eh claro :roll:

Boa Aizhen_Rhain… :lol: :lol: :lol:

pq será q ninguem reclama do saque dele?!?!?

ele soh mostra a bolinha pro juiz?!

quem tem q ver a bola eh o jogador ou o juiz??

[quote=“Aizhen_Rhain”:1jzk3qdn]
quem tem q ver a bola eh o jogador ou o juiz??[/quote]
Ambos. Se o juiz vir o saque, mas o adversário não e este não reclamar, fica difícil marcar infração. O juiz pode interpretar que o receptor viu.

[quote=“Aizhen_Rhain”:14jepzjl]pq será q ninguem reclama do saque dele?!?!?
??[/quote]
O problema do saque dele “parecer irregular” , eu 'já havia explicado, mas vamos lá…
O Liqin é destro, o outro jogador (geralmente destro) ficam posicionados na diagonal.
A câmera que filma fica na outra diagonal, o que causa uma distorção de posicionamento.
A câmera para poder pegar “todo o jogo” , precisa ter lentes angulares, o que causa mais distorção ainda.
Assim sendo faça vc mesmo a simulação, peça a 2 jogadores se posicionarem no saque e vc fica na diagonal da camera.
É isso…

Doc_SP, o Liqin coloca o braço na frente do corpo e o tira numa fração de segundo antes de tocar com a raquete da bola. Muitas vezes observamos que nesse movimento, a bola some.
Num jogo contra Saive, o belga reclama direto do saque de Liqin.
A regra diz que toda a trajetória da bola deve estar visível ao oponente.
Assim, eu acho que devido ao seu movimento para sacar, o Liqin, algumas vezes, esconde a bola sim.
Observe os vídeos dele sacando (mesmo que o angulo de visão não seja o mesmo do atleta jogando, vc poderá perceber isso).

[quote=“Doc_SP”:2a9mpu2c][quote=“Aizhen_Rhain”:2a9mpu2c]pq será q ninguem reclama do saque dele?!?!?
??[/quote]
O problema do saque dele “parecer irregular” , eu 'já havia explicado, mas vamos lá…
O Liqin é destro, o outro jogador (geralmente destro) ficam posicionados na diagonal.
A câmera que filma fica na outra diagonal, o que causa uma distorção de posicionamento.
A câmera para poder pegar “todo o jogo” , precisa ter lentes angulares, o que causa mais distorção ainda.
Assim sendo faça vc mesmo a simulação, peça a 2 jogadores se posicionarem no saque e vc fica na diagonal da camera.
É isso…[/quote]

diagonal o caramba, só se ele tiver deficiencia no braço, aí a regra permite:
http://i335.photobucket.com/albums/m457 … gliqin.jpg

mas so mais uma coisinha, vc pode queimar o saque quantas vezes seguidas? alguns dizem q se queimar 3x é ponto do adversário, mas creio q nao há isso certo?

vlw

caro amigo, isso depende das regras q voce faz antes de jogar ping-pong xD

se seu adversario tiver a fim de roubar uns pontos seus ele fala isso hehe

na regra num tem nada falando sobre isso nao…

sobre o saque do liqin, se eu tirar o braço de cima da bola 0,00345 segundos antes de bater na bola, ta fmza?!?

2.6 Um Serviço Correto

2.6.1 Ao começo do serviço, a bola deverá estar imóvel, repousando livremente sobre a palma aberta e estendida da mão livre do sacador, por trás da linha de fundo e acima do nível da superfície de jogo.

2.6.2 Na continuação, o servidor lançará a bola para cima o mais verticalmente possível, sem imprimir-lhe efeito, de maneira que a bola se eleve pelo menos 16cm da palma da mão livre, baixando logo sem tocar em nada antes de ser golpeada.

2.6.3 Durante a trajetória descendente da bola, o sacador a golpeará de forma que toque primeiro seu campo e logo, passando por cima ou ao redor do conjunto da rede, toque diretamente o campo do recebedor; em duplas, a bola tocará sucessivamente o meio campo direito do servidor e o meio campo direito do recebedor.

2.6.4 A bola e a raquete deverão estar acima do nível da superfície de jogo desde o último momento em que a bola esteja imóvel sobre a palma da mão livre até ser golpeada.

2.6.5 Ao ser golpeada, deverá a bola estar atrás da linha de fundo do sacador, porém não mais poderá ficar escondida do receptor, por nenhuma parte do corpo ou pela roupa do sacador, ou de seu parceiro de duplas; Logo depois que a bola for projetada, o braço livre do serviço deve ser removido do espaço entre a mão do saque e a rede, de modo que não atrapalhe a visibilidade do receptor, bem como do árbitro e seu auxiliar.

2.6.6 É responsabilidade do sacador servir de forma que o árbitro ou o árbitro auxiliar possam observar o cumprimento dos requisitos de um serviço correto.

2.6.6.1 Se o árbitro tiver dúvida sobre a legalidade do serviço de um jogador, porém não existindo por parte deste ou do árbitro assistente segurança de que houve ilegalidade de fato, poderá, na primeira oportunidade de uma partida, advertir o sacador, sem outorgar um ponto.

2.6.6.2 Se, na seqüência de uma partida, o serviço do sacador ou do seu parceiro de dupla for de legalidade duvidosa, pela mesma razão ou qualquer outra, o recebedor deverá marcar um ponto.

2.6.6.3Sempre que o sacador não cumpra claramente os requisitos de um serviço correto, não receberá advertência de espécie alguma e o recebedor marcará um ponto, na primeira ou em qualquer outra ocasião.
(IMPORTANTE, se for intencional não há benefício da dúvida.)

2.6.7 Em casos excepcionais, o árbitro poderá abrandar os requisitos de um serviço correto, sempre que antes do começo do jogo tenha sido notificado que uma limitação física impeça o cumprimento desses requisitos.

mas em campeonatos mundiais, ja deve haver algo ja pré-estabelecido sobre o fato de queimar nao? ou os proprios jogadores decidem isso na hr?

Nas regras de Tênis de Mesa, pode-se "queimar"quantas vezes “forem necessárias” para se obter um “bom saque” .

Prezado Jadson
Eu nao posso te dar 100% de certeza de que TODOS OS SAQUES dele sejam regulares, ou até irregulares, mas como eu além de tantas coisas, faço “filmagem profissional”, poderia te mostrar inúmeras coisas sobre vídeos que poderiam distorcer ou esconder a imagem.
Para ter 100% de certeza, só mesmo estando ao vivo no ginásio numa posição privilegiada.
No mais, lentes angulares, e principalmente as grandes angulares que usam, atrapalham em muito a visão.
Use filamdoras amadoras mesmo (que tem angular pequena) que vc já irá perceber o quanto esconde.
É a velha estorinha da perspectiva.
Faça o teste vc mesmo e depois pubique aqui.
Eu mesmo (nos treinos) uso agora uma filmadora HD, parece que todos os alunos sacam irregularmente, coisa de posicao mesmo. Estou pensando em colocar no You Tube se for o caso.

Doc_SP, eu sei disso pois também filmo (amadoramente).

Mas tem um video que o Saive reclama do saque dele é escondido.

Mas a pergunta é outra :
O Juiz fez o que ?

O juiz não fez nada (o que não significa que o saque estivesse correto).
O Saive ficou irritado e reclamou muito.

olá,

já q palavras não bastam para alguns, tem essa figura do about.com:

pelo q entendi a bola tem q estar visivel desde o lançamento numa linha imaginaria desta até as pontas das redes e na sua continuação . Ou seja se a filmadora estiver dentro desta linha imaginaria, a bola obrigatoriamente tem de aparecer.
Naquela figura do saque do Liqin com certeza um canhoto não teria condições de ver nada.
Uma hipótese da não reclamação dos oponentes do Liqin é q o saque dele não seria tão dificil de devolver, se fosse com Liu Guoliang aí a turma com certeza reclamaria mais.

E maneira alguma, a filmadora tem lentes que distorcem as imagens.
Mesmo apenas com o olho humano (na mesma posiçao da camera), se vc nao mexer os olhos, tb nao vai conseguir ver.
É complicado mesmo. Só mesmo estando ao vivo numa posiçao privilegiada.
Aproveitando o seu “desenho” vej aque o ssacador está no meio da mesa, imagine ele na ponta (lado direto ao alto) e camera mais do lado direito na parte de baixo…