Saque - Técnicas e Efeitos

Pessoal,
Sou mais um da era de 38mm que voltou a jogar faz pouco tempo.
Reparei que na minha época era muito mais comum o pessoal sacar “por baixo” e hoje é mais comum ver o pessoal utilizando efeito lateral, pra cima ou então sacando “bola morta”.
Isso é reflexo da nova bola ??
Achei meio estranho, porque os treinos de saque e recepção continuam focados no efeito pra baixo, cozinhadas e drives.
É só impressão minha ??

Eu acho q eh impressão msm. Apesar de não ter jogado nesta epoca, com o saque escondido usar efeitos laterais e pra cima era muito mais efetivo. Hoje vc tem q sacar com mais cautela pra não tomar porrada na segunda bola.

nos videos mais atuais que eu andei vendo pra ver as mudanças.
eu tambem notei isso…

mas acho que nao vale muito pra gente que nao ta em mundiais
acho que usam essas variacoes pra cima inclusive pq os pontos sao muiiito rapidos…
entao depois de 2 saques forçados… o cara manda uma com efeito pra cima e recebe pra fora da mesa …
vi coisas assim…
enfim tb tenho essa percepçao de mudança…

e eu sinceramente acho que é por causa da bolinha sim…
ela pega pelo menos 30% a menos de efeito que a de 38mm…
entao o velho efeito baixo acaba nao funcionando tao bem …
enfim… um saque pra baixo eh mais efetivo com 38mm do que com 40mm
pelo menos nuns 30%
pela minha percepção hehe

por outro lado ela eh proporcionalmente menos lenta do que tem a menos de efeito…

assim, pra gente fazer as bolas com a mesma velocidade
precisa imprimir mais efeito nela do que com as de 38mm pra poder acertar com a mesma velocidade…

massss as borrachas medias de hj em dia em questao de efeito, sao as top da epoca das de 38mm…
o que acaba quase igualando as coisas, com maior dificuldade…
masssss
na questao do saque, se torna menos efetivo mesmo assim pois o objetivo é sacar com o maximo de efeito, e como falei a bola de 40 esse esforço se deteriora em uns 30%.
e somente no saque que voce nao tem como fazer mais esforço do que antes, pois já era o “maximo”

entao acho que por isso que surge a maior variação, uma vez que a variação se torna mais eficaz do que mais efeito pra baixo etc…
antes a eficiencia do efeito pra baixo era superior a voce querer fazer variacoes menos efetivas e ganhar só pela variação.
o que agora começa a ser mais valido e começa a fazer parte da estrategia.

o risco de levar bolada é grande, mas com a bola de 40 é beeem mais facil de pegar saque com efeito pra baixo… ( risco maior ainda no saque mais tradicional)
entende ? nesse sentido… assim por pouco que nao da pra dar bolada na segunda bola…
e com 38mm é por pouco que vc nao perdia de receber direito o saque…
por isso as novas variacoes.

o problema é que: idependente da borracha:
o efeito é a transmissao do movimento lateral da raquete no momento do toque.
a capacidade dessa transmissão.
uma borracha com efeito perfeito, faria a bolinha sair girando na mesma velocidade lateral da raquete por exemplo.

quando a bolinha perde uns 30% a mais de efeito do que a outra
a borracha melhor ajuda, mas nao em situacoes extremas.
pq ?
pq quando o efeito ja era o maximo, mesmo com borracha melhor ele continua sendo quase o mesmo… ou menor de qualquer forma.

e é isso que acontece.

nao é soh o saque aberto que ficou mais facil de “ver”
o ponto eh que os antigos saques não sao tao efetivos mais como eram.

dai a variação.

é isso…

nao sei se deu pra entender…

pelos meus testes aconteceu isso…
ou seja, antes o mesmo tipo de saque sempre, que era o mais eficiente, o pra baixo como vc citou, era mais eficiente messsmo , a ponto de ser preferivel ficar repetindo variantes disso, do que ficar variando tipos de saque diferentes…
agora quando eh menos efetivo e mais facil de pegar, - pelo efeito da bolinha e nao por esconder ou nao -
jogar lateral, forçar mais menos pors lados etc…
não é só de bonito, é pra obrigar a mudança derecepcao e tentar ao erro pela mudança.
pq certamente dando soh pra baixo, o outro pega e ja ta acostumado
pelos 30% da bolinha que se perdeu.

conseguiram a mesma velocidade de jogo, pelo efeito melhor das borrachas, mas isso nao vale pro saque, pq ja era praticamente o maximo com 38mm, e o peso dos 30% tecnicamente a menos da bola de 40 pesa mais…

haha
ok acho que deu ja
haha

Bom , eu concordo com vc, atualmente vejo as pessoas sacando corrido sempre, saque bomba, saques laterais rápidos. Pra mim, a bola e o uso de cola estao modificando, pois com muita cola, é sacar rápido e preparar o próximo golpe pra contra-atacar.
Pra mim, as jogadas estão menos parecidas, mas a base é a mesma. Pouca gente força saque muito por baixo, geralmente quem saca bem pesado saca invertido, e arma algum golpe de spin. Porém, spin e bolas lentas deixou de ser um fator bem utilizado com o decorrer do tempo. Muita gente ainda usa, mas a preferência é sacar já abrindo o jogo, afastando da mesa e atacando forte com raquetes rápidas e bem coladas.
Eu ainda tento sacar mais por baixo, e mais lateral por baixo também, pra poder trabalhar bem as próximas bolas com menos velocidade. Um defeito meu é fazer poucos saques longos.
O ideal é mesclar de acordo com o adversário. Mudar a posição do saque, o efeito, a trajetória, etc.

ola,
olha aqui onde eu treino tem um cara (meu técnico)que tb discute aqui no fórum seu nick é betinhoita, ele chegou a jogar muito com bolas de 38 é tem um saque violento com muito efeito ele muda a mão muito rapído tdos do clube AMTM DE Belo horizonte inclusive eu papamos o saque dele em todos os torneios com pressaum se a bola de 38 pega mais efeito o saque dele seria impusivel de pegar mas por outro lado ele esta com muita dificuldade em puxar bolas bastante carregadas com efeito para baixo coisa que ele fazia facilmente com a de 38 segundo ele

Bem galera, acho que todos que falaram acima estão certos em suas afirmações, pois com a bola de 40mm, o saque tem que ser melhor trabalhado em termos de variação, já que o efeito efetivo da bola diminuiu.
Minha visão é que aqueles que têm maior variação de pulso, com muita velocidade, hoje levam grande vantagem no saque, já que apesar de ter que “mostrar” o saque, o oponente nunca tem certeza absoluta do momento de contato da bola com a raquete, e isso faz a diferença hoje. antigamente, aquele que pesava a bola bem e sacava curto e longo, tinha um bom saque.
Ou seja, nesta mudança, passou-se a exigir mais da habilidade do sacador de montar a tática do ponto em relação ao saque que vai ser usado. Além da variação ser imprescindível, logicamente.

Acho que hoje é mais fácil jogar contra katos, neutralizar efeitos. As jogadas taticas estão muito mais importantes do que saques de muito efeito, claro que efeitos e variação no saque ajuda bastante, mas a parte tática agora é de maior valor se tratando de conquistar pontos no decorrer do jogo.

Na minha opiniao houve tambem um aumento muito grande da qualidade tanto da tecnica quanto dos materiais para o drive. Hoje se treina muito drive, e as bolas com efeito por baixo sao menos eficientes para segurar o jgo do que antes (tambem sou da epoca da 38 mm). O estilo do drive mudou, tocando-se a bola na zona de 0 a 3 horas, e movimento mais curto,

Isto facilitou a saida de drive no saque por baixo,

meu amigo o saque por baixo e´ 10 mais ele tem grandes diferenças pois evita uma bola de segunda com resposta nula quase .mas a de 40 mm basta se acustumar com ela muitas vezes …mas demora para se adptar depende de cada um…