Saque na lateral e próxima da rede?

Olá psoal,
Tenho assistido inumeros vídeos e em nenhum VI o lance q vou tentar descrever abaixo: Acredito q seja válido, mas não é usado por algum ‘bom’ motivo, Vamos lá:

  • Em um treinamento (?), realizei o saque, com a bola caindo na lateral da mesa do oponente bem próximo da rede e para complicar ela ainda tocou na borda da mesa: meu oponente não conseguiu pegar! O saque é válido e por que não é usado ou estou enganado?

É válido mas é totalmente anti ético hahahaha, por isso não se vê
É a mesma coisa que “ponto de redinha” é valido mas anti etico
Sent from my 2014819 using Tapatalk

Se for o que estou epnsando é valido sim. Digo você tem que seguir as regras de saque: mão espalmada em 90°, lançar bola pelo menos 6 cm, não tocar na rede e der um pingo do seu lado e outro na mesa do oponente. No arquivo em anexo está a trajetória em vermelho do saque. Creio que deva ter acontecido isto.

Esse saque é muito usado por canhotos pra deslocar destros na mesa. Só assista alguns jogos de canhotos e você verá.

Diogo Jorqueira o certo seria lançar no minimo a bola 16 cm de altura para sacar…

Perdão, Leonardo, errei mesmo obrigado pela correção. O correto é 16 cm e na vertical. Digitei rápido demais e não pude responder. Mas pela trajetória descrita na figura o saque pode ser válido.

Sim, o serviço é válido, porém não se vê tão usado por dar espaço para que o adversário tb golpeie com liberdade, uma vez que pode ser considerado um serviço longo. Contra um canhoto ele pode de fato funcionar bem, mas desde que muito rápido e usado como elemento surpresa, caso contrário a liberdade para ele é ainda maior.

Eu não diria que isto é anti-ético, pois trata-se de um golpe de sorte, que acontece com e para todo mundo. Existe quem fala que se deveria treinar isso, mas mirar a borda da mesa é um risco enorme e desnecessário. Mesmo que se consiga, os lances de sorte só favorecem porque o adversário não está preparado para isso, e uma vez que eles sejam propositais, deixam de ser uma surpresa mais cedo ou mais tarde, e então perde-se a única vantagem que eles trazem.

Abraços!!!