Saque do Steffen Mengel não é irregular?

Boa tarde, pessoal andei assistindo alguns vídeos do Steffen Mengel, uma curiosidade, o saque que ele faz é legal? Pois primeiro ele geralmente puxa a bola para trás ou para o lado, numa distância de pelo menos metade lateral da mesa e depois geralmente a bola não sai da palma da mão na distância regular. Só vi uma vez ele ser punido por este saque, no mesmo jogo continuou a usar e ficou nisso mesmo. Então resolvi olhar outros jogos e ele faz isso direto, inclusive as vezes puxando a bola e escondendo com o corpo a visão do oponente. O que vcs acham? Eu achei que ele infringe pelo menos 3 regras ao mesmo tempo.

Não há regra sobre distâncias do jogador sacador ou oponente para com a mesa, bem como sobre a bola; então se ele quiser ficar a 2 metros da mesa e iniciar o saque, desde que a bola esteja num plano espacial acima do nível do tampo da mesa, o saque é regular. (desde que o saque seja iniciado atrás da linha de fundo)

Nada impede também do jogador erguer o braço a uma altura “não convencional” ainda com a bola na palma da mão, e só depois lançar os 16 centímetros obrigatórios. A regra diz que o lançamento deve ser o mais perpendicular possível, mas não diz um ângulo mínimo limite.
De forma não oficial acredito que um ângulo entre 30º-35º seja válido; já que a a regra também diz que o jogador sacador não pode lançar a bola em sua própria direção.
Bem como ele não pode realizar nenhum efeito de “giro” proposital, na bola, com as mão.

Quanto a obstrução, é algo da interpretação do árbitro. Se para ele foi irregular, vai ser tomada a decisão cabível.
Para quem assiste de fora, podemos ter essa impressão pelo ângulo de visão, e hoje com as transmissões, pelo ângulo da câmera, que sempre vai favorecer a “arte” e não a “regra”.

Abs

Bom dia, Guilherme, acho que me expressei mal, não é da distância da mesa, mas quando ele saca, faz uma puxada de bola, de pelo menos 80 cm (metade da largura da mesa), não sendo portanto um lançamento para cima, mas uma puxada, já favorecendo em muito o efeito e a força, e pode notar que ele cobre sim, atrás do corpo, a bola no momento do saque, vi diversos vídeos dele jogando e pode notar em vários ângulos de filmagem que ele esconde a bola quando saca. Além disso ele na maioria das vezes não solta a bola a 16 cm de altura, mas faz um arco diretamente quando solta a bola…num ângulo muito maior. Já acompanhei vários torneios e este saque sempre foi punido.
Abraços, nada contra o Mengel

Aproveitando, vc disse que não pode sacar em sua própria direção, mas é simplesmente o que ele faz, puxa bola contra e depois esconde a bola atrás do corpo, sendo que o adversário só enxerga quando a bola já saiu da raquete…e isso está fora das regras. Pode ver que a bola quando ele solta a bola, faz um arco bem baixo, igual a puxada de topspin, para depois ele bater com a raquete.
Abraços

@GYokomizo,

Vídeos de jogos não são um indicativo definitivo de saque ilegal. O ângulo da câmera nunca vai ser exato para tirar esta conclusão para casos não óbvios (e são a absoluta maioria deles), inclusive pq o adversário estaria na frente da câmera para que fosse. Eu mesmo já perguntei para os atletas do circuito que me são mais próximos (ou que tive oportunidade) sobre a “legalidade” do serviço de A ou B ou C, e muitas coisas que eu presumia não faziam sentido para o maior afetado. Na maioria das vezes, pq no ângulo dele (que é o que importa) era perfeitamente possível ler o serviço, em algumas vezes pq nem tanto, mas não valia a pena sair da concentração do momento por isso, principalmente quando o serviço não causa dano (é algo MUITO relevante). Ao mesmo tempo, saques que eu jurava ser visíveis não eram para quem recebe.

E daí posso te dizer que, se quer ter certeza de irregularidade que faça diferença, avalie pela reclamação do adversário. Simples assim. Do contrário, até pode ser que o saque esteja irregular na letra da regra (que em muitas coisas é bem pouco prática), mas seria uma discussão inútil de “tecnicalidade”.

Conclusão: dá para ter certeza? Não com essas evidências. Faz diferença? Para o esporte, muitas vezes não tb.