Saque do Liu Guoliang

olá amigos mesatenistas, sou novo aqui no fórum e também no tênis de mesa, gostaria de saber por que o saque do Liu Guoliang era tão fatal assim. Ele usava pino?

Olá Lobber,

Abri um novo tópico com a sua pergunta, pois ela não tinha relação com o tópico onde foi originalmente postada.

Se o assunto não tem nenhuma relação com a discussão no tópico, ou você abre um novo tópico ou usa o sistema de buscas para ver se algo no mesmo sentido já foi discutido.

Seja bem-vindo e tome este cuidada nas próximas postagens :slight_smile:

Sobre o saque do Liu Guoliang, além de ter uma habilidade fora do normal, ele conseguia alternar muito o efeito, posição e velocidade porque também usava borracha lisa nas costas. Às vezes era quase impossível saber se ele tinha sacado com o pino com efeito por baixo ou com a lisa com efeito pra cima.

Nunca vi em jogo profissional alguém engolir, 3, 4 e às vezes até 5 saques seguidos (naquela época cada jogador sacava 5 vezes). Isso ocorria bastante com quem enfrentava o Liu Guoliang.

Quando houve a mudança da regra do saque, obrigando a tirar o braço e corpo da visão do recebedor, isso adiantou a aposentadoria do Liu Guoliang.

olá Mazinho, obrigado pela atenção, nas próximas postagens vou procurar tomar mais cuidado, ainda estou me acostumando a mexer no fórum.

obrigado pela explicação, consegui esclarecer minha dúvida :slight_smile:

Legal trazer este assunto a tona, pois é uma maneira de dar aos mais novos a oportunidade de entender melhor o que era o tão famoso serviço do Liu Guoliang na visão de quem viveu esta época. Nestas ocasiões, tenho orgulho de ser o “velho” da história hahahahahaha.

Muito já se discutiu sobre a “bruxaria” que o Liu Guoliang fazia, e acredito que vc vá achar alguma ou muita coisa aqui no fórum mesmo, experimente. Mas se é que é possível acrescentar algo à descrição do Mazinho, é que o Liu Guoliang usava muito bem tb o saque tático, com todas as variações já citadas. Mas geralmente o intuito era a destruição mesmo hahahahhaahahahah.

Abraços!!!

Eu diria que além desta regra, a adoção da bola de 40mm e mais o fato que Guoliang já tinha ganhado tudo (olimpíadas, mundial, copa do mundo, etc) apressaram sua aposentadoria.

obrigado a todos que responderam minha pergunta. eu gostaria de saber como abrir um novo tópico, alguém pode me ajudar?

Primeiro entre na categoria adequada ao tema (https://mesatenista.net/forum.html).

Depois clique em “Novo Tópico” (veja a imagem em anexo).

Attachments:

obrigado Mazinho