Saque com efeito corkscrew "sacarolha"

Li uma vez um artigo na T.T. Player sobre esse saque mas nunca vi ninguém executá-lo. Na verdade naum intendi direito como ele eh…
Pelo q eu intendi, a bola muda o efeito quando toca a mesa do sacador…
Alguem pelo amor de deus podia explicar como esse maldito saque funciona e como executar!!! :x
Valeu ai glr!!

Também li e tive dificuldades pra interpretar

Me parece q o saque é executado com a raquete deitada e o efeito é “puxado” pro lado

Ao mesmo tempo vc empurra a bolinha pra mesa do adversário

Algo como um “cavado-lateral”, mas com raquete sempre deitada e “puxando” sempre um efeito pro lado

É isso q entendi

Quanto ao mais desconheço

Quem tem conhecimento por favor nos ajude

No site do Seem Miller tem dois videos mostrando o saque com corkscrew:

http://tabletennis.about.com/cs/servingtips/index.htm

Opps, digo, no site do Sean O’Neill

No site do Seem Miller tem dois videos mostrando o saque com corkscrew:

http://tabletennis.about.com/cs/servingtips/index.htm

Valeu glr!!
Agora sim compreendi como esse saque funciona…
É como dar um saque para a bola bater e voltar para sua mesa mas ao invés de voltar para sua mesa vai para o lado intenderam??
Bom, eu intendi :smiley:

Saudações mesatenisticas…

Caros amigos,

Recentemente através do ICQ, nosso colega Mazinho me pediu para entrar no fórum pra explicar a vocês sobre a minha matéria da TT Player…

Quaisquer dúvidas deixem no fórum que terei maior prazer em ajudar.

Uma dúvida minha é sobre a posição da raquete no momento da batida

Pois o lugar onde se bate na bolinha define o efeito

Ex.: topspin: em cima da bolinha

E tb pra q lado ou sentido “puxar” o efeito

Imagine que a bola (sob o ponto de vista de alguém que estivesse vendo o sacador de costas) como um relógio. Atinja a bola às 7 e meia.

Saudações Mesatenísticas…
Olha, aquela matéria na TT Player sobre o saque “saca rolha”, foi de minha autoria, eu estava a muito tempo por fora do temp.mesatenista.net, resolvi entrar e vi que tem muita discussão e dúvidas em torno dele, se ainda tiverem alguma dúvida a respeito, perguntem ai que terei prazer em responder.
Abraços

Eu tenho dúvidas… Já tentei sacar deste jeito mas não consigo.

Pode explicar como dar este saque supondo que nós nunca pegamos em uma raquete de tênis de mesa?? :?: :?:

[quote=“Fabio_Tamanini”:rgz0tg1e]Saudações Mesatenísticas…
Olha, aquela matéria na TT Player sobre o saque “saca rolha”, foi de minha autoria, eu estava a muito tempo por fora do temp.mesatenista.net, resolvi entrar e vi que tem muita discussão e dúvidas em torno dele, se ainda tiverem alguma dúvida a respeito, perguntem ai que terei prazer em responder.
Abraços[/quote]

Detalhe por favor, como fazer esse saque pois não entendi.

Esse saque explicando por texto é algo bem confuso, mas depois que alguem te mostra vc entende como é facil executá-lo.

É assim: qunado vc executa um saque lateral(considerando um destro sacando de forehand com lateral para a esquerda) a bola irá fazer uma curva para a direita mais ou menos assim:
… _______
… /
…/
…/
./
.|
.|

O saque corkscrew é basicamente um saque topspin, mas o top spin não rola em direção ao adversario como num drive por exemplo. Ele roda em direção à alguma lateral da mesa.

Ele faz uma curva mais ou menos assim:

…|
…|
…|
…|
…|
…|
…|
.|

Nesse saque a bola esta indo numa linha reta e troca para uma linha reta paralela à essa, tipo um carro trocando de faixa na pista dupla.

A vantagem desse saque não esta é fazer o adversario comer o efeito. Para quem recebe a bola é uma bola morta por causa do sentido de rotação. O que pode acontecer é de ele achar que a bola irá num local e ela desviar MUITO desse lugar ocasionando o erro. Para funcionar o saque tem que ter bastante efeito e ser razoavelmente rapido, senão fica facil acertar.

Ahh, eu falei que comer o efeito não é o forte, mas muita gente acha que quando vc executa esse saque sua bola está lateral e cavada. Se vc fizer parecer bem pesado o adversário pode comer então.

EDIT: a tr4ajetória da bola são as barras. Parece que o forum não aceitou o monte de espaços que eu tinha usada pra organizar elas então coloquei pontos mesmo. :lol:

iae galera do Tênis de Mesa
eu estava olhando este tópico mas ñ cheguei a nehuma conclusaõ desse saque, apenas sei que ele é como um drive.
minha sugestão é alquem postar um video de algum mesatenista realizando este saque.

[quote=“MatheusPinto”:1inzz7yn]iae galera do Tênis de Mesa
eu estava olhando este tópico mas ñ cheguei a nehuma conclusaõ desse saque, apenas sei que ele é como um drive.
minha sugestão é alquem postar um video de algum mesatenista realizando este saque.[/quote]

Até tem um link de um video ali em cima mas ele não é muito elucidativo.

Como ja me falaram pelo messenger do site que minha explicação ficou meio confusa vou tentar outra analogia.

Quando vc saca deste jeito, a bola gira como se fosse uma broca de furadeira por exemplo. Ela gira dessa forma e como esse sentido não afeta a se vc bater frontalmente esse efeito só serve pra enganar em relação ao local onde a bola vai.

Soh que é um excelente movimento fake pra fazer o oponente comer achando que é um saque cavado ou lateral.

PS: da pra imaginar uma bolinha girando cmo uma broca de furadeira em direção à mesa??? :lol:

Ae galera,
Posso fazer o seguinte, gravarei um video mostrando como se faz o corkscrew spin, dai vc´s me adicionam no msn pra eu poder enviar pra vc´s, e assim sanar todas as duvidas…
Akele Abraço

Pode upar esse video do Rapidshare ou no MegaUpload?? Ou até mesmo no YouTube?

[quote=“Fabio_Tamanini”:eedwvjy1]Ae galera,
Posso fazer o seguinte, gravarei um video mostrando como se faz o corkscrew spin, dai vc´s me adicionam no msn pra eu poder enviar pra vc´s, e assim sanar todas as duvidas…
Akele Abraço[/quote]

Quiser me passar o video eu posso colocá-lo no FTP do mesatenista assim todos poderiam baixar.

Okay, só preciso q vc´s me digam como posso fazer isso - colocar no FTP - em breve estarei recrutando algum ex-atleta que eu tive para poder gravar o video (assim que minha camera chegar da manutenção), fico feliz em poder ajudar.

“Nice picture” mostrando a relação entre rotação e translação no “corkscrew”

Fonte: usuário “pimpmyracket” do fórum mytabletennis.net