Saque com as costas da raquete do Ma Lin

Não sei se alguem viu, mas na final do Aberto da Alemanha o Ma Lin me parece que sacou em alguns pontos com as costas da raquete (se alguem gravou, veja que no final em dois pontos o Ma Lin saca desse jeito, e há até replay dos pontos).

Falou,
MTN

Eh verdade. Mas este saque nao eh propriamente uma novidade. O Liu Guoliang usava (raramente, mas usava). Alem disso, a tecnica eh ensinada nesta colecao da TV chinesa divulgada pelo Mazinho (esta com 17 partes).

Tenho feito “tentativas” com este saque. Me parece que ele soh funciona bem se aplicado como tecnica “deceptiva”, isto eh, se vc fizer o adversario acreditar que vc vai sacar com a face frontal e, na ultima hora, sacar com a face reversa.

Esse tipo de saque funciona bem quando o jogador usa pino no forhand e borracha lisa no backhand, como o Liu Guoliang. É uma alternativa do jogador pineiro para sacar com mais efeito e surpreender o adversário.

Liu Guoliang usa pino??? Não sabia disso!!!

Eu usava este tipo de saque quando eu jogava classineta e acho que funcionava bem escondendo a bolinha. Mas com a nova regra ate a mecanica do saque ficou prejudicada, eh dificil executa-lo sem obstrucao.

Para quem ainda não viu Ma Lin executando este serviço, deleite-se e veja se consegue aprender! :mrgreen:

www.mesatenista.net/videos/Ma_Lin_sa … raquete.rm

O vídeo tem apenas 1 MB e são dois pequenos trechos do jogo entre Ma Lin e Jens Lundqvist, realizado ontem.

Abraços,

Mazinho

::aplausos::