ROTOR

Olá pessoal !!!
Alguém usa, usou ou sabe de alguém para me passar inpressões/considerações ??!!
Um abraço !!
Paulo

Rapaz, não entendi sua pergunta

ROTOR é um cabo para raquetes caneta, igual dos dois lados permitindo o uso de duas borrachas…
Meu posicionamento é mais próximo à mesa… Será que o uso do rotor traria mais benefícios do que dificuldades ???

Se vc não ta acustumado a usar back, vc tem que treinar mto para se adaptar a esse tipo de jogo. No começo não é facil, pq vc vai errar mto no inicio, mas com tempo vc acustuma.

Com o rotor, não se usa o back e sim roda-se a raquete…
É este movinto que estou em dúvida se é muito complicado…

Como se joga com essas raquetes caneta com cabo rotor?
Escolhe-se o lado mais adequado antes do início da disputa do ponto, ou durante a disputa do ponto gira-se a raquete na mão?
De repente pode ser um misto das duas: Escolhe-se o lado antes, e gira-se o cabo durante?
Pra girar a raquete no meio da disputa do ponto, o cara tem q ter muita habilidade, senão a raquete escapa da mão…

A não ser que seja o Ma Lin…

Eu vi ele num bate bola de aquecimento.
Ele golpeava a bola com um lado da raquete e, com uma rapidez e habilidade incríveis, antes q a bola retornasse, ele virava a raquete e batia com a outra face… 8O

se não me engano Liu Gouliang jogava assim não era? usava um pino pra jogar proximo a mesa e girava para a borracha quando tinha que se afastar mais da mesa…

num eh dificil girar, soh q fazer bem rapido eh embaçado.
isso eh um estilo que quase ninguem usa, geralmente eh pino de um lado e lisa do outro

Então esse estilo não é pra reles mortais.

Mas oferece um sem número de opções: forehand, forehand invertido, backhand, rpb, shoto, etc…

Tudo isso multiplicado por 2. :smiley:

Caro paulo apesar de eu ser classista desde a minha iniciação no tenis de mesa a 11 anos atrás eu fui aluno do falecido técnico Gilson Boscoli aqui no Rio de janeiro que ficou muito conhecido por ser um jogador que utilizava o cabo rotor e que influenciava 90% dos seus alunos a utilizar esse tipo de cabo.
A sua técnica consistia em utilizar uma borracha lisa de um lado e um pino longo de outro lado, era um jogo em cima da mesa a base de bastantes top
spins, bolas curtas, e bloqueios. O pino era bastante utilizado para confundir o adversario principalmente nas recepções de saques e em algumas trocas de bola.

Agora na minha opinião a utilização do cabo rotor ja é uma técnica obsoleta , mas pessoas que saibam utiliza-la bem ainda dão muito trabalho.

Eu tenho um tio (Veterano), que usa Rotor, Exatamente como descreveram, lisa de um lado, e pino do outro.
Além do treinamento que seria “normal”, se faz necessário muito treino para o giro da raquete, e treino para saber lidar bem com efeitos do pino (que é chato…rs). E outro ponto, é que pelo menos pra mim, fica uma raquete caneta com peso bem acima do que considero ideal.
Vou lhes dizer uma coisa, é muito ruim jogar contra esse senhor que lhes falei…ruim mesmo.

Abraço a todos

o giro principalmente nas recepções fica facil… agora quando golpeia com a lisa e inverte pra o pino ( no meu caso sem esponja pra atrapalhar mais ainda o adversário) ai sim requer muita habilidade. essa inversão complica muito, tanto ao oponente quanto a quem utiliza!!!

eu acho q podgirar com a mao

Pode girar sim e é asssim que eu faço apesar de saber rodar sem o auxílio da mão ainda não tenho confiança neste movimento pois pra isso tem que treinar muito, usa-se normalmente uma borracha lisa ou pino de ataque e uma borracha de pino longo de forma a ter uma combinação de materiais que confundam o adversário. A técnica é simples de realizar mas difícil de passar escrevendo, basicamente voce parte da empunhadura caneta japonesa ou chinesa e levanta o dedo anular e dá uma espécie de “dedada” fazendo a raquete girar livre na mão, o movimento é parecido com girar uma maçaneta com a mão, só que a força propulsora é o baque que se dá com o dedo anular.
Com relação aos atletas chineses acima citados eles Liu Guoliang e Malin destaco que não usam a técnica rotor com tanta frequencia pois ambos são ou eram no caso do Liu guoliang jogadores classinetas, mas eles sabem utilizar embora o façam muito raramente.

[quote=“andreshiwa”:2bb7e2q2]Eu tenho um tio (Veterano), que usa Rotor, Exatamente como descreveram, lisa de um lado, e pino do outro.
Além do treinamento que seria “normal”, se faz necessário muito treino para o giro da raquete, e treino para saber lidar bem com efeitos do pino (que é chato…rs). E outro ponto, é que pelo menos pra mim, fica uma raquete caneta com peso bem acima do que considero ideal.
Vou lhes dizer uma coisa, é muito ruim jogar contra esse senhor que lhes falei…ruim mesmo.

Abraço a todos[/quote]

André esse senhor seria o Shiguemitu Shiwa?

Olá Teixeira,

Não, rs… é o irmão dele… Yoshinori, que faz o rotor com uma facilidade que chega até irritar…rs
O Shiguemitu já esta na cat Veterano +60, e o Yoshinori ainda na Veterano.
O Jogo do Yoshinori é muito mais pesado e com muita variação de bola, bem mais complicado jogar com ele, bem mais.
Isso pq ele tem bursite e na cidade onde mora não tem nenhum companheiro de treino com nivel de TM que passe sequer próximo do dele.

estou tentando procurar uma raquete caneta rotor e ta dificl demais, vi apenas uma da yasaka q chama double face to, alguem tem alguma pra indicar?