Returboard

ola pessoal, sou novo no site e queria tirar uma duvida
não tenho ninguem para treinar
queria comprar um robo, porem é meio caro :?
entaum estou pensando em construir um “Returboard”, mais conhecido como paredão no tenis de mesa
mas não sei os materiais, entaum gostaria de pedir a ajuda de vcs.
quais são os materiais?
tem q colocar q borrachapara a bola naum voltar e ir par fora da mesa?
etc
vlw

meu caro maurinho, respondendo a seu questionamento ,estive a pesquisar na internet onde achei coisas interessantissimas desde um profissional de tm do time olimpico australiano que treina junto a uma simples parede do ginasio indo a um chines que
improvisa uma mesa de tenis sem os pés, colada a uma parede onde são visiveis os sinais de argamassa a fim de nivelar sua superficie e o resultado parece ser satisfatorio detalhe: ( na China o inverno é muito rigoroso então existem porões onde se situam o sistema de aquecimento central de uma residencia ou prédios e podemos observar o sujeito treinando junto aos referidos boilers). Na Alemanha existe nas escolas de TM uma placa de material para mim desconhecido (parece ser de acrilico) que é afixada na porção final da mesa com um prolongamento de acrilico paralelo a mesa e umas hastes laterais para dar sustentação mas isso não é muito novo não existem até versões com uma redinha lateral pra recolher as bolas. então a placa é pintada nas cores preta e vermelha (por que sera???)rsrsrs e o praticante de tm treina na maioria das vezes topspins, smashs e drives para robotizar o movimento .Satisfeito ?
Pessoalmente, acho que o uso de um equipamento desses é valido na medida da impossibilidade de uma pessoa para treinar,eu prefiro jogar contra pessoas melhores que eu por que mesmo que eu perca, estaria aprendendo algo de novo mas cada um é cada um e se puder carissimo, procure na sua cidade um centro de treinamento de TM, voce vera que é muito mais que isso, é como tentar passar no vestibular numa USP sem entrar num cursinho!!! OK chega falei demais.
Espero que possa ter te ajudado.
Estilo :Nihon Takkiu Penholder
Pedaço de pau: Bty Cypress R
Borracha: Bty Sriver fx/L reserva: Tackifire C

vlw cara
eu tbm ja vi esse video :slight_smile:
eu tbm prefiro treinar com outras pessoas
dps q enviei a mensagem eu andei pesquisando e achei uma acdemia q ensina TM bem perto da minha casa
é q eu tenho uma mesa em ksa mais não tem ninguem pra jogar :cry:
eu ja treino 1 vez por semana na escola. mas acho pouco
vlw pela dica
flw

Fico contente por você maurinho, agora na academia, peça pra lhe ensinarem a mecanica dos movimentos,a posição da coluna,pernas, braços,para evitar lesões desnecessárias e desenvolver todo o potencial de jogo conforme seu estilo e empunhadura.
No post anterior eu falei,falei e não expliquei nada, então é o seguinte: você pode adaptar um returnboard na sua mesa a fim de
aprimorar e complementar as lições da academia então acho que o mais simples é arranjar uma placa de MDF encontrada em qualquer madeireira e colocar na extremidade de sua mesa , pode ser no tamanho de 1.52m de largura por 0,60m de altura , 2 ripas de madeira para sustentação e regular num ângulo entre 60 e 75 graus e bom divertimento.

Estilo:Caneteiro destro Esforçado
Pedaço de pau: Bty Cypress R
BOrracha : Bty Sryver EL/FX Reserva: tackiness C

Olá… onde vc mora? moro em SAnto André… conforme for poderia lhe ajudar!

Abraço!

Opa!!! Está aparecendo mais gente da megalópole aqui!!!
Bom saber que este site está bem frequentado hahahhahahahahahaahah.
Abraços!!!

Olá Alcir!

Sou originário de S. Paulo (capital) mas estou morando a 3 meses em SAnto André, já uqe vou casar neste final de mÊs. Quem sabe não possamos “bater uma bolinha”? Abraço!

Bem, o motivo para se mudar não é dos mais felizes hahahahahaahhhhhhahaahhah. Só brincadeira. E parabéns para vcs, muitas felicidades nessa nova vida.
Quanto a bater uma bolinha, é claro que vamos!!! Vamos combinar uma visita sua ao nosso local de treino, que fica na “cidade-modelo” mesmo hahahahahhah! Aliás, amanhã eu estarei assistindo ao Ranking Paulista que será realizado no Ginásio Pedro Dell’Antonia. Apareça por lá, e me reconhecer será fácil né? Aos engraçadinhos de plantão, sem comentários!!! ahahahahaahahahah.

maurinho…
No referente ao returnboard, eu acho que cria vícios inconvenientes, como muita gente por aqui diz. Isso pq vc acaba ficando refém dos seus próprios golpes.
Então eu recomendo que, considerando que vc conseguiu um lugar para treinar (que ótimo!), utilize a mesa que vc tem em casa para treinar saques, quando não tiver ninguém para jogar com vc. Eu, no seu lugar, aproveitaria muuuuuuito esta situação, pq geralmente nós treinamos menos saque do que deveríamos.

Abraços!!!

Sobre Return Board

Quando jovem (faz tempo…) eu fiz um return board em casa… tinha a mesma situação que vc! Tinha mesa, tinha espaço mas nada de parceiro para treinar… então eu fazia assim.

TODO DIA:
1-2 horas de treino de saque a) Saques com efeito lateral para direita
b) Saques com efeito lateral para esquerda
c) Saque colocados
d) Saques com efeito para baixo
e) Saques corridos

Obs.:  Comece devagar... um saque por semana não queira logo de cara fazer movimentos rápidos, foque em acertar a bola (se jogá-la para cima <neste caso vá jogando um pouco alto e com o tempo jogando cada vez mais alto).

1 hora de movimento de forehand (apenas controle para fixar o movimento correto)
a) 30 min Forehand na diagonal
b) 30 min Forehand na paralela

OBS> depois que vc conseguir controlar a bola “N” vezes, vc parte para golpear na bola (com controle, não velocidade!) para que ela bata em cada lado uma vez. Assim vc começará lentamente a treinar seu Footwork (trabalho de pernas…) O mesmo nesse treino pode ser aplicado para o Bakchand

1hora de treino de drive (aqui inclina-se mais a madeira batendo0-se com mais força na bola 1 para que ela retorne com efeito para baixo)
a) 30 min Drive na diagonal
b) 30 min Drive na paralela oposta
c) 30 min Drive na paralela
d) 30 min Drive na paralela oposta

Depois… bem… depois vc usa a criatividade e intercala tudo! rsss
bem, fazia isso no meio da semana, no final de semana ia bater bola com os amigos, e jogar muito, aplicando o que treinei durante a semana! Parava, analizava onde estava bom ou não e volta para casa para treinar. Ah… e faça muito espelho (movimento… muito!) para movimento de forehand e backhand.

Onde vc mora mesmo? se puder lhe explico pessoalmente! Abraço!

ola pessoal,
como vcs vem dizendo, eu tbm moro em santo andré
faço tenis de mesa 1 vez por semana na minha escola, mas acho pouco e gostaria de treinar mais
obrigado por quem respondeu, e como vcs vem dizendo, qm sabe não batemos uma bolinha algum dia?
eu gostaria de construir um returnboard assim…
http://www.youtube.com/watch?v=WahRbdS1LTQ
obrigado pela resposta
eu não sei sacar muito bem, por isso o treino de saque é bom,
obrigado
tchau

Boa idéia Maurinho… Ter iniciativa é tudo!

O meu return Board eu fiz para ser “portátil”, usando 2 postes de redinhas (para fixar na mesa) com 2 aruelas na parte de cima, e na madeira coloquei 2 parafusos cortados para poder (usando borboletas) mexer na angulação da madeira.

Assim que possível postarei fotos dela (acho que deixei onde dei aulas em 2009).

Abraço

P.S. Deixa eu passar essa fase de casamento que se vc quiser posso lhe ajudar um pouco em sua casa ou no SESC Santo André.

Se quiser mandar alguma mensagem particular, fique a vontade para perguntar ou o que for!

Christian