Retirar borracha de uma Raquete Pronta

Sei que existe coisa sobre isso aqui, mas nao diz especificamente passo a passo, por tanto decidi fazer um topico especificamente pra isso pra quem tem essa duvida. Tenho uma raquete montada muito boa com 2 borrachas profissionais G888 e quero trocar o Forehand pra uma Hurricane 2 , e dai por essa borracha retirada em outra madeira que tenho aqui, outro raquete muito boa por sinal tb. Entao gostaria de saber se existe alguma possibilidade de tirar a borracha de uma raquete montada perfeitamente sem causar danos greves que venham a comprometer a colagem na outra raquete. Sei tambem que tem que usar um pouco de solvente, mas como que usarei ? Tipo, Vou descolando apartir do capo ate a ponta certo? A cada aberturazinha que eu fizer eu ponho um pouco de solvente? Assim ela vai se soltando? Como funciona exatamente ?

E outra questao depois.

Logo que eu tirar a borracha ou as borrachas, eu vou laquear a raquete com Goma Laca da Acrilex, E eu quero colar de um modo que nao fique tao forte a cola mas nao tao fraco , nao quero que seja cola rapida, mas quero que tenha uma boa colagem e que eu possa retirar a borracha sem problema depois de meses, qual seria o ideal dai para isso ? Meio a meio entre Vipal e Reducola ? ou mais ou 60% Vipal com 40% Redu?

1-Tenha em mente que ás vezes, dependendo da qualidade e quantidade da cola utilizada na fábrica, assim como a qualidade da esponja, não é possível “aproveitar” a borracha que está sendo substituída, ela simplesmente pode rasgar, danificar muito ou pouco.

2-Se estiver sendo substituída é passível de não haver reaproveitamento.

3-Se der sorte e ela soltar junto a região do cabo, após tentativas suaves com as pontas dos dedos, pode ser puxada lentamente no sentido cabo-ponta.

4-Para utilizar solvente, é necessário realizar o procedimento anterior, levantar delicadamente um pedaço da esponja e da topsheet e pincelar minúsculas quantidades de solvente na cola, pode se usar um conta gotas ou até um canudinho (técnica de laboratório, pipeta).

5-Preocupe-se em não machucar a madeira com ferramentas assim como encharca-la de solvente.

6-Proteja a borracha da face oposta da raquete, não deixe cair solvente em parte alguma!

7-Retirando a esponja e o topsheet, certamente haverá uma película de cola sobre a madeira, cuidadosamente utilize uma espátula (metálica ou não) para aos poucos, pingar solvente, pincelar, aguardar alguns instantes e raspar.

8-Realize isto em local ventilado, cuidado com os olhos, a pele, os gazes do solvente…

É isto, precisa fazer algumas vezes para pegar a manha, não é difícil, mas como frisei pode ser necessário danificar a borracha usada.

Valeu cara, irei tentar fazer o maximo pra nao danificar a borracha retirada por ela ter boa qualidade pro meu estilo de jogo…

E em relação a colegam depois… como disse ali, nao quero que seja cola rapida… tem que ser meio a meio de vipal e reducola ? ou pouco reducola e vipal ? Sendo que irei laquear a raquete e tal…

E outra, a esponja é chinesa assim como a borracha, ou seja é semi-sura pra dura…acho que facilita na retiragem, deve ser mais facil retirar uma esponja chinesa do que japonesa. Creio eu.

Depende como colaram as borrachas.
Eu já fiz isso 2 vezes com raquetes da Butterfly (passando solvente, etc), e nas duas vezes as borrachas estavam BEM grudadas, e no fim não sobrou nada delas.

eu tinha uma dessas montadas da dhs a muito tempo atraz, quando treinava no itaim, ai comprei um sriver pedi pro marquinhos tirar a borracha e foi quase impossivel. mesmo passando solvente a borracha estourou toda e teve que dar uma lixadona na madeira

Não use de forma alguma lixas para remoção da esponja, basta utilizar solvente e ir raspando com uma espátula.

Lixar é a pior coisa que pode ser feita.

sim claro, eu disse que mesmo depois de retirada a borracha a superfície da madeira ainda ficou com resíduos de cola, por isso da lixada na madeira.

Esse resíduo de cola é que tem que ser dissolvido com solvente e raspado com uma espátula.

Bom, já que vcs estão falando blz, mas não fui eu que procedi foi o yamada, e acho que ele sabe o que faz.

mas eu acho que não é problrma algum dar uma lixada na madeira.

abraços.

[quote=“BrunodeDanann”:3ugyn3q4]Bom, já que vcs estão falando blz, mas não fui eu que procedi foi o yamada, e acho que ele sabe o que faz.
mas eu acho que não é problrma algum dar uma lixada na madeira.
abraços.[/quote]
Não há problema nenhum contanto que seja uma lixada de leve…
Ideal mesmo é não lixar, tirar a borracha o mais calmo e sem pressa possível no esquema já aconselhado aqui, desse modo nao precisa “machucar” a superfície da raquete, e não fica resíduo nenhum da esponja.

A propo, eu já tirei borrachas de uma daquelas “Champion” (acho eu, daquelas vendidas no carrefour), e na época eu não usava reducola (obviamente, foi minha primeira madeira classista) e lembro que pra tirar foi horroroso, caí no mesmo problema que o Bruno citou.

[]´s