Resumo 2012

Para lutar contra o que me parece um desânimo de final de ano (eu, pelo menos, sofro fortemente desta síndrome) e para movimentar as coisas por aqui, abro um espaço para discussão sobre as atividades do ano, assim como fizemos no ano passado (https://mesatenista.net/forum/1-geral/93904-resumo-2011.html#93904).
Vamos fazer um resumo do ano no esporte de alto nível dentro da perspectiva de cada um, pois cada um vê os acontecimentos de uma maneira distinta e acaba sendo interessante juntar estas opiniões num ambiente. Sendo assim, juntei alguns tópicos que seguem abaixo com suas devidas descrições.

1) Melhor evento: campeonato que mais te chamou atenção positivamente por motivo qualquer.
2) Melhor jogo: confronto mais intenso e agradável de assistir.
3) Maior surpresa: resultado mais inesperado.
4) Revelação: jogador que surgiu com mais destaque na cena esportiva.
5) Destaque: jogador com desempenho ou evolução notável.
6) Resultado que mais te agradou: obviamente, além de atletas somos torcedores (possivelmente mais o segundo do que o primeiro), então relatem qual foi o jogo que os deixou com a “sensação de ter vencido o jogo vc mesmo”.
7) Curiosidade: qualquer fato curioso que tenha acontecido no esporte, na mesa ou fora dela.

Ilustrações com vídeos serão muito bem vindas, assim o objetivo de “arrumar distração nas férias” pode ser atingido com maior eficácia hahahahahahahhaha.

Abraços!!!

1. Melhor evento:
    Brasil: Campeonato Brasileiro. A organização não foi inpecável, mas o nível técnico estava ótimo!
    Mundo: Olimpíadas, sure!

2. Melhor jogo:
    Brasil: Narita x Grossklaus na semi-final do campeonato brasileiro juventude
    Mundo: Timo Boll x Zhang Jike (Olimpíadas)

3. Maior surpresa: resultado mais inesperado.
    Brasil: Jouti ganhando a seltiva do adulto
    Mundo: Dima Ovtcharov medalhista olímpico

4. Revelação: jogador que surgiu com mais destaque na cena esportiva.
    Brasil: Hugo Calderano
    Mundo: ZHOU Yu (campeão chinês)

5. Destaque: jogador com desempenho ou evolução notável.
    Brasil: Eric Jouti
    Mundo: Ovtcharov

6. Resultado que mais te agradou:
    Brasil: Thiago Monteiro vencendo a Copa Latina e vencendo Copa Intercontinental
    Mundo: Samsonov terceiro na Copa do Mundo.

7. Curiosidade:
    Zhang “Zico” Jike. Nada supera essa curiosidade que veio a tona em 2012

Lá vai o meu parecer…

1) Melhor evento: por mais que este tenha sido um ano olímpico, confesso que a competição não me encheu os olhos. Logo, eu destaco duas competições, por motivos distintos. Em primeiro lugar, pelo número de participantes de primeiro escalão, acho que o Slovenian Open foi um evento muito interessante, até por ter ficado registrado como o evento onde o Zhang Jike venceu o Ma Long hahahahahahahahaha. Paralelamente, destaco o Harmony China Open (o segundo torneio do Pro Tour realizado na China neste ano) como bastante relevante, e o faço principalmente em virtude da final, realizada por dois caras que já não figuram entre os principais jogadores de sua seleção (Wang Liqin e Hao Shuai), mas que fizeram um jogo memorável.
2) Melhor jogo: aqui, vou tirar um pouco os olhos do presente e me voltar ao futuro. Sendo assim, aponto a final do Campeonato Europeu Juvenil entre Simon Gauzy e Tristan Flore. Jogo muito equilibrado, com idas e voltas de placar e final com os adversários se abraçando.
3) Maior surpresa: não acho que foi um ano de surpresas lá muito relevantes, mas acredito que a que mais tenha causado barulho foi a derrota do Ma Long para o Koki Niwa, ameaçando assim, naquele momento, sua vaga para a olimpíada. Mas como todo mundo sabe, depois o universo acabou se realinhando hahahhahahahahaha.
4) Revelação: não penso duas vezes para indicar Zhou Yu. Conquistar o campeonato chinês, sendo tão jovem, e passando por cima de alguns dos melhores jogadores do mundo deve servir para dar credibilidade a isto, não é? hahahahahahahahhahah.
5) Destaque: acho que muita gente vai estranhar, mas credito este rótulo ao português Marcos Freitas. Ele sempre foi um bom jogador, mas é impressionante como o jogo dele, ao meu ver, cresceu neste último ano. Este processo vem de uns dois anos, mas é impressionante como agora ele impõe muito mais respeito à mesa. Torço para que ele continue nesta ascendente, apesar de não ser lá tão jovem assim a ponto de ter bastante tempo para esta evolução.
6) Resultado que mais te agradou: a Copa Latinoamericana foi um torneio especial para mim, uma vez que meus queridos Thiago Monteiro e Caroline Kumahara a venceram. Me lembro como se fosse agora, eu exatamente neste sofá onde estou escrevendo, assistindo aos jogos deles, num nervosismo de dar angústia. Quase infartei no jogo da Carol (depois dei muita risada com ela sobre o assunto) e quase joguei o notebook para cima de alegria no match point convertido do Thiago hahahahahhahah. Tb vibrei com o título latinoamericano do meu tb querido Vitor Ishiy, bem como com a sua vitória sobre o Kim Minhyeok neste Mundial Juvenil (e todas as outras tb, obviamente). Fica na memória tb, como uma situação muito especial, o jogo entre a Caroline Kumahara e Erica Wu (Estados Unidos) no Brazil Open. Além de estar presenciando meu primeiro evento internacional, foi um jogo muito disputado, onde eu e meus amigos (Mazinho e Antonio_Chaves são testemunhas) estavamos ali no ginásio “jogando junto” com a Carol.
7) Curiosidade: não estou certo se é aqui que isto se encaixa, mas acredito que seja o mais coerente. De qualquer forma, neste ano vi a imagem mais bonita de toda a minha história com o tênis de mesa: o cumprimento caloroso e a união das equipes da China e da Coréia do Sul depois da final de equipes, a saudação conjunta à torcida e a foto com as duas equipes reunidas. Confesso que a cada vez que me lembro desta imagem, inclusive agora, me dá um nó na garganta. Nem tenho palavras para o significado de tudo aquilo, só posso TENTAR descrever o tamanho do orgulho que sinto por ser um apaixonado por este esporte.

E que 2013 seja melhor que 2012 e pior que 2014!

Abraços!!!

1) Melhor evento: Olimpíadas
2) Melhor jogo: Samsonov x Chuan, acho que foi na copa do mundo.
3) Maior surpresa: dupla do Japão vencendo dupla da China
4) Revelação: Zhou Yu no China Nationals. Depois ainda deu um pau no ZJK no Super League.
5) Destaque: Zhang Jike fechando o Grand Slam
6) Resultado que mais te agradou: Idem acima
7) Curiosidade: Vou pensar, depois eu posto