Relação entre velocidade do golpe e borracha

Possuo uma raquete q em relação ao seu toque acho um tanto dura, jogo com uma borracha sriver el max, e acho q os drives entram apenas quando faço o movimento rapido do braço, qdo faço o movimento lento a bola vai para fora da mesa.
Existe alguma relação entre maciez da borracha com a velocidade que se deve executar o golpe, ou isso depende apenas do efeito catapulta da raquete, ou será erro de inclinação da raquete ao executar o golpe?
Visto que jogando com uma Ekstaule com borracha Bryce, não tenho esse problema.
Será que utilizar uma borracha mais fina e dura minimizo esse problema, ou existe realmente uma relação entre a velocidade de execução do golpe?

O problema me parece ser de execução do golpe.

Se você o realiza da mesma maneira mas com materiais diferentes, o resultado tende a não ser igual.

A mecânica muda quando o ponto de contato é alterado, quando a bola está mais curta ou longa e baixa.

O mesmo golpe com materiais diferentes deve ser corrigido, esponjas mais finas certamente são mais lentas e borrachas chinesas tem uma pegada completamente diferente das outras.

Como o material deve servir ao seu jogo, use o que proporcione maior índice de acerto com a técnica que você executa.

Acredito q além de problemas no movimento de seu drive a borracha influenciou pq quando vc fez o movimento com menor velocidade vc deu tempo para o efeito da bola influir em sua borracha. A bola ficou tempo demais em contato com a borracha.

Neste caso a borracha mais macia pode ser uma faca de dois gumes. Mesmo q vc consiga mais tempo pra executar seu movimento, vc também precisara ser mais preciso na angulação da raquete.

Se vc pedisse recomendação de borracha eu diria para testar a mesma só q numa espessura menor.

Valeu ai pessoal, como o Mola disse creio que a borracha macia e grossa realmente esteja influenciando no golpe pois fica mais tempo em contato, proximo vez que for compra tentarei um mais dura e mais fina.
Porém como aqui na minha cidade não tem treinador, fui treinar com jogadores que apesar de treinarem sem treinador são bem mais experientes, e me alertaram que o meu movimento estava um tanto com a raquete aberta e o movimento sainda para cima, algumas acertava na mesa com muito efeito e outras iam muito longe. Com o que eles me falaram vou tentar bater com a raquete mais fechada e no sentido de finalizar o golpe próximo a testa talvez mais baixo dependendo da ocasião. Creio que realmente a execução esteja errada.
Muito obrigado os que tentaram ajudar.

humm
qual a diferença na batida nesse exemplo…
de uma chinesa e outras ?

[quote=“Cosmotopeia”:rofekzbr]humm
qual a diferença na batida nesse exemplo…
de uma chinesa e outras ?[/quote]

As borrachas chinesas tem um esponja bem mais duras q as japonesas e européia e tem o topsheet muito pegajoso tb. Oq isto significa? Que quando a bola bate nela, ela não dispara rapidamente, ficando muito tempo em contato com a raquete, comn isso vc tem maior facilidade para controlar a bola no jogo curto, mas tambem sofre muito mais o efeitoo do oponente.

Como ela sofre muito mais o efeito do oponente e é na teoria mais lenta q uma borracha japonesa ela fica ruim para batidas chapadas e mesmo nessas eh preciso raspar um pouco a bola.

Quando falo q na teoria elas são mais lentas, isso acontece pq a tecnica para usá-las eh diferente. Vc deve bater com um angulo muito maia fechado em relação à mesa para a bola não subir. Esta facilidade de a bola subir ajuda muito no jogo de curta distancia. Por ser voltada para este jogo curto ela tb não eh tão rapida, mas eh possivel bater tão efetivamente quanto com qq borracha japonesa se vc tiver a tecnica, ja q pela distancia o tmepo de reação do oponente eh menor.

Nas borrachas chinesas, tem que raspar quase tudo, é até um pouco dificil dar smash. Mas cara, uma chinesa bem colada, é tudo cara:P
Tenho treinado muitos contra ataques, e quando vc consegue pegar o tempo de bola certo, faz o movimento certo, dá pra acertar o contra ataque em cima da mesa até com movimento bem amplo, o que não é muito recomendado pq perde tempo. Tipo, borracha varia muito de jogo pra jogo, mas perto da mesa a borracha chinesa me ajuda em tudo. É um pouco dificil chapar bola meia altura, mas aí é só colar bem que a bola dispara mais fácil.

:slight_smile:
leia meu topico sobre efeito e velocidade :slight_smile:
serve pra tudo !

a borracha com mais efeito, consegue dar efeito com menor movimento, pq a bola desliza menos, o movimento eh passado pra rotacao da bola com maior facilidade.

a velocidade da borracha, transmite melhor ou multiplica o movimento e divide o tempo de contato com a raquete, impulsiona mais ou menos a bola…

  • sobre isso: qto maior a velocidade que vc quer dar a bolinha, mais efeito ela tem que ter pra voltar pra mesa no tempo de movimento dela ( da bola indo paralela a mesa)

ou seja, se ela ta saindo fora, ou inclina um pouco mais a raquete, ou puxa mais ela… ou os dois…
sendo o momento do toque o que importa mais e o que a gente demora mais pra pegar…

sobre a macies,
assim… qto mais mole, mais tempo ela fica na borracha, teoricamente maior o aproveitamento de efeito, mas isso depende do movimento tambem, e nao só da velocidade sabe pq ?
pq o maximo que vc pode ter de efeito, é igual a velocidade da superficie da raquete no contato.
um efeito perfeito seria a bolinha grudar na raquete… mas nao querermos isso…
dai entra o fator de velocidade e impulso da borracha…
que a maioria nem eh grudenta, soh adere em movimentos laterais e nao de ida e volta :slight_smile:

entao: uma borracha mais rapida, vc tem menos tempo de contato ( precisa ser mais preciso no movimento no momento de contato pra poder dar o efeito.

borracha mais efeito, vc precisa dependendo da velocidade de movimento, movimentar menos pra dar o mesmo efeito, ja qe a bolinah sai com o giro mais proximo do movimento feito
digamos que vc bata com a superficie ( inclinacao tb conta)
a 40km/h
uma raquete com poco efeito a bolinha iria girar a sei la… 20km/h
e uma com muito efeito a bolinha ia sair girando a 35km/h

logo a com muito efeito ( se tiver a mesma resposta de velocidade e vc bater da mesma forma) vai cair antes, do que a raquete com pouco efeito.

a macies alteraria isso como ?
se for mais lenta… ? e o efeito grande ? ela cai antes… com o mesmo movimento… ( dai vc ou bate mais forte ou diminui no toque o movimento de efeito )
se for mais rapida, ela vai cair depois… ( dai vc aumenta o efeito( inclina ou puxa um pouco mais- canhao… ou bate mais fraco, )

agora respondendo tua pergunta…

acho que ela pode estar menos efeito do que vc espera…

ou vc inclina mais e vai mais rapido…
ou vc da mais efeito pra frente. ( pra ela descer)

se ja ta com dificuldade e tem que ir mais rapido…
ta faltando efeito na borracha pro teu tipo de batida…
dai ou vc sobe mais teus movimentos pra puxar qse topspins,
ou vc aumenta o giro no toque…

pq se diminuir somente a inclinacao, sem velocidade dai vai acabar indo pra rede… e dai ir pra rede ou fora nao eh opção ne…

entao ou vc tenta puxar mais o efeito pra frente com ela…
( legal pela possibilidade de tentar topspins em vez de soh bater…)

ou acha uma borracha que tenha mais efeito ( ja que o caso de vc nao estar puxando bem nao eh o caso pois com outra borracha da certo)

se vc pegar a mesma borracha e deixar mais fina, como comentaram,
se deixar ela mais lenta talvez funcione, mas vc foge do objetivo…
se deixar ela mais rapida, piora ainda mais na minha opiniao…

o ponto eh o efeito pra frente que ela nao faz e que a outra que vc testou faz

pra mim, eh uma questao somente de acostumar com ela…
(se ela nao tiver velha)

OBS ! tava respondendo tambem o topico e nao quem me respondeu a minha pergunta !

sobre a minha pergunta, entendi ! obrigado mesmo !
era ± a ideia que eu fazia…
precisava disso pra poder responder o colega la de cima…
tipo isso :slight_smile:
ehehe

obrigado !

por isso que eu falei que eu acho que oi prolema eh o costume…
pq parece algo contraditorio, ir pra fora batendo devagar
e ir na mesa batendo rapido…

entao o problema eh o efeito da bolinha…
ta faltnaod giro qdo bate devagar,
talvez dando uma puxadinha na raquete resolva
mesmo que a principio isso pareça que vai ir mais pra fora ainda…

dai que vem o problema, eh conceitual…
tentando ir mais devagar pra ta indo pra fora, dai nao da certo mesmo
pq acaba dando menos efeito pra frente,
a soluicao encontrada foi bater mais forte… que dai ela vem pra mesa…

entao tem que fazer ela girar mesmo batendo devagar.
é isso.

agora que vi que ja tinha acabado a discussao e quem perguntou ja tinha ficado satisfeito hauheauea
desculpem
aehueahueaheauhea