Relação entre raquete+borracha

Gostaria de saber a opinião dos colegas mesatenistas sobre uma importante questão. Sobre o conjunto raquete +borracha , qual dos dois itens influenciam mais no controle?

Na verdade é a combinação dos dois. Ao longo do tempo você vai ver que a sensação de uma borracha muda muito de uma madeira para outra.

A regra geral é que combinação de madeira off com borrachas de espessura a partir de 2,1mm são mais rápidas.

Há borrachas que são meio que padrão para quem gosta de controle, como a Sriver, Rapid, Mark V.

Borrachas tensionadas dão mais velocidade, como a Real, Bryce, V-Stage.

A combinação ideal depende do seu jogo, se você tem a possibilidade, experimente material dos colegas de treino. Senão o melhor a se fazer é comprar uma madeira All e colocar duas borrachas de controle, a partir daí você verifica se está bom ou precisa de mais ou menos velocidade.

Tudo influencia. E dá pra falar muito sobre isso.
Mas cutting straight to the point…
indo direto ao assunto importante:
Quer uma fórmula mais segura pra montar uma raquete equilibrada, que sirva pra jogar bem?

Pega uma coisa dura e outra macia:

Se a madeira for dura, pega borracha macia. Ex: Primorac Carbon com Bty Bryce, Yasaka Extend ou Nittaku Midship (não SC, é muito xoxa, regular mesmo).

Se as duas forem moderadas, ótimo. Ex: Bty Primo Vitesse (essa é gostosa, hein?) com Sriver ou Mark V.

Se a madeira for mole, pega borracha dura. Ex: o set do campeão, a verdadeira maravilha do esporte: Stiga Energy WRB com DHS H3 com DHS #20 2.15mm e Bryce MAX no back! O Chen Qi sabe o que é bom!

Claro que há muitas exceções. Mas você pode demorar e gastar muito tempo e dinheiro até descobrir uma que sirva pra você.

Eu acho que o contrôle depende mais da madeira do que da borracha.Como é o caso dos defensivos, ou usar uma madeira mais controlada com uma borracha rápida.Como exemplo do Bastian Steger, que usa uma madeira ALL com Bryce.Nesse caso vc fica refêm da cola…
Outra escolha é de um amigo daqui de Ctba , que usa madeira BTY Schlager carbon com catapult , sem cola , ficou muito bom!

Eu acho que controle é algo muito subjetivo. Não se pode dizer que a borracha ou a raquete proporciona mais controle, pois se o jogador não tem o feeling necessário p/ jogar TM, de nada vai adiantar materiais mais ou menos sofisticados.
Vou citar um exemplo, eu conheço um sujeito que joga no estilo defensivo (kateiro) com uma Gergely da BTY. P/ quem não sabe essa raquete Gergely é velocíssima e inclusive deu origem à Primorac Carbon. Mas se o cara consegue defender com aquilo, quem sou eu p/ dizer que não?

Depende quase 100% da sua pegada, por incrivel que pareça.
O ideal é você experimentar todas e ver qual lhe adequa melhor, impossivel aqui você descrever sua pegada.
Eu mesmo utilizo uma eukstale com uma markV para treinos e para jogos gosto de uma hinoki com uma sriver fx.

Lestat,

Quando você se refere a usar uma raquete para treino e outra pra jogo, teria algum motivo em especial pra isso?

É claro que cada um treina e joga da forma que acha melhor, e eu respeito isso, mas não faria mais sentido você treinar e jogar com o mesmo material, visto que cada madeira e borracha tem características diferentes?

[quote=“pauloaustralia”:21cu9cxj]Lestat,

Quando você se refere a usar uma raquete para treino e outra pra jogo, teria algum motivo em especial pra isso?

É claro que cada um treina e joga da forma que acha melhor, e eu respeito isso, mas não faria mais sentido você treinar e jogar com o mesmo material, visto que cada madeira e borracha tem características diferentes?[/quote]

Paulo, te digo uma coisa, raquete é uns 20% do jogo da pessoa, ter uma raquete mais rápida ou com mais feeling é questão de pura comodidade.
Gosto de usar uma carbonada rápida para treinos porque me esforço menos, meu desgaste físico é bem menor nos drives. se eu uso uma cypressS eu sei que vou terque fazer movimentos mais forte para compensar a perda do efeito catapulta de uma carbonada, mas é questão de umas 20 troccas de bolas para vc se adequar a raquete. quando digo raquete me refiro a um conjunto de no minimo uma biriba e nao aquelas raquetes de ping pong.

Desculpa se você tem a ilusão de melhorar seu jogo com uma raquete, isso é impossivel, o máximo q acontece é vc otimizar em algum ponto que vc se destaca, só isso.
Só tem uma coisa, eu nao recomendo uma raquete rápida para iniciantes… porque como a raquete é rapida, ela meio que vicia a pessoa a só "empurrar"a bola ou mesmo fazer meio movimento do drive…
Mas enfim é gostoso discutir sobre as novas tecnologias em raquetes

Lestat,

Acho que entendi o seu ponto de vista, embora eu pense um pouco diferente.

Na minha opinião, acho que ainda seria ideal o jogador treinar e disputar jogos com o mesmo equipamento.

Por exemplo, se o cara treina com uma raquete mais rápida ou com uma borracha com mais ou menos “spin”, ele tem que se adaptar a velocidade, feeling e puxada do seu conjunto pra conseguir colocar as bolas na mesa.
Depois de tanto esforço treinando com essa raquete, finalmente então vai disputar jogo. E aí, o jogador pega uma madeira e borracha diferente. Nessa troca de raquete o jogador pode perder no mínimo alguns bons pontos até se “re-adaptar” ao movimentos desse segundo o conjunto.
Resumindo, o jogador treina treina treina com uma raquete e quando o negócio é pra valer (o jogo) ele resolve usar outra raquete. Particularmente (não estou dizendo que isso é verdade absoluta) prefiro usar o mesmo conjunto.

Já quanto ao fato de melhorar o jogo, sou da opinião que raquete boa não cria jogador bom, mas definitivamente contribui bastante para melhoria do mesmo. Não acho que se ainda jogasse com a mesma “Butterfly Drive” (acho que era esse o nome, era um pouquinho melhor do que a Biriba, na época) que comecei usando em 1990 teria o mesmo grau de evolução.
Mas concordo com vc que não adianta dar raquete top na mão de iniciante porque não vai acontecer nenhuma mágica.

[quote=“pauloaustralia”:1hnngueh]Lestat,

Acho que entendi o seu ponto de vista, embora eu pense um pouco diferente.

Na minha opinião, acho que ainda seria ideal o jogador treinar e disputar jogos com o mesmo equipamento.

Por exemplo, se o cara treina com uma raquete mais rápida ou com uma borracha com mais ou menos “spin”, ele tem que se adaptar a velocidade, feeling e puxada do seu conjunto pra conseguir colocar as bolas na mesa.
Depois de tanto esforço treinando com essa raquete, finalmente então vai disputar jogo. E aí, o jogador pega uma madeira e borracha diferente. Nessa troca de raquete o jogador pode perder no mínimo alguns bons pontos até se “re-adaptar” ao movimentos desse segundo o conjunto.
Resumindo, o jogador treina treina treina com uma raquete e quando o negócio é pra valer (o jogo) ele resolve usar outra raquete. Particularmente (não estou dizendo que isso é verdade absoluta) prefiro usar o mesmo conjunto.

Já quanto ao fato de melhorar o jogo, sou da opinião que raquete boa não cria jogador bom, mas definitivamente contribui bastante para melhoria do mesmo. Não acho que se ainda jogasse com a mesma “Butterfly Drive” (acho que era esse o nome, era um pouquinho melhor do que a Biriba, na época) que comecei usando em 1990 teria o mesmo grau de evolução.
Mas concordo com vc que não adianta dar raquete top na mão de iniciante porque não vai acontecer nenhuma mágica.[/quote]
Creio que esse pensamento seja normal da maioria dos iniciantes pois é lógico seu pensamento e entendo completamente, pois eu também pensava asssim.
Entretanto não funciona assim, creio que o periodo de adaptação de uma raquete para outra é no máximo de 1 dia.
Sobre o seu grau de evolução, não foi devido a sua raquete, mas sim aos seus treinos, você treinar 200 horas com uma biriba é equivalente a treinar 200 horas com uma Eukstale.
E eu acho muito errado hoje em dia definir uma raquete em ser melhor ou pior que outra, mesmo as mais caras podem ser a pior raquete na mão de uma pessoa e as mais baratinhas podem ser a melhor para o estilo de jogo da pessoa.
Hoje pessoal ficou contaminado com o marketing de novas tecnologias, e acreditam que as raquetes realmente tornam um jogador melhor, e isso não é verdade.
Entendo o interesse por novos materiais e por novas tecnologias empregadas porque eu sou viciado nesse tipo de coisa, e mais do que isso eu sei que não é comprando uma raquete mais cara ou menos cara que meu jogo vai ser melhor ou seja, meus erros vão ser o mesmo, o que acontece é que algumas raquetes vão destacar mais meus erros e outras não, por isso a impressão de que uma raquete é melhor que outra. Mas no fim você continua com o mesmo erro e pior: Não enxerga eles…
Uma coisa concordo com você, novos materiais estimula a pessoa a treinar, mas é só.

"Creio que esse pensamento seja normal da maioria dos iniciantes pois é lógico seu pensamento e entendo completamente, pois eu também pensava asssim. Entretanto não funciona assim, ..."

Gostei de ter sido chamado de iniciante depois de mais de 18 anos só de Tênis de Mesa (e mais alguns anos de “Ping Pong” antes). Pelo menos me sinto mais novo !!!

Usar raquetes diferentes não é algo recomendável, nem entre iniciantes nem entre tops. Como vc quer ter regularidade se vc muda de raquete o tempo todo? Vou usar um caso extremo: mudar de uma carbonada com bryce para uma raquete allround lenta com borracha chinesa. Vc acha que dá para alguem se adaptar em um dia? E um iniciante? Vc já viu algum top usar um tipo de raquete para treino e outro para jogo?

Por exemplo, eu li uma entrevista que a Lyanne Kosaka fez com a Tamara Boros para a revista TTPlayer. Ela teve que usar a raquete reserva em um jogo, e acabou perdendo pois não conseguia encaixar os golpes direito. Acredito que o material reserva era igualzinho o utilizado por ela. Mas mesmo raquetes de mesmo modelo tem pequenas diferenças que podem influir num jogo no alto nível.

[quote=“MTN”:3gczu6jq]Usar raquetes diferentes não é algo recomendável, nem entre iniciantes nem entre tops. Como vc quer ter regularidade se vc muda de raquete o tempo todo? Vou usar um caso extremo: mudar de uma carbonada com bryce para uma raquete allround lenta com borracha chinesa. Vc acha que dá para alguem se adaptar em um dia? E um iniciante? Vc já viu algum top usar um tipo de raquete para treino e outro para jogo?

Por exemplo, eu li uma entrevista que a Lyanne Kosaka fez com a Tamara Boros para a revista TTPlayer. Ela teve que usar a raquete reserva em um jogo, e acabou perdendo pois não conseguia encaixar os golpes direito. Acredito que o material reserva era igualzinho o utilizado por ela. Mas mesmo raquetes de mesmo modelo tem pequenas diferenças que podem influir num jogo no alto nível.[/quote]
Meu, eu treino com ateh 3 raquetes diferentes, e NAO sinto diferença alguma, entretanto demoro no maximo uns 10 min para me adaptar na hora…
Minha opnião é essa, não faz diferença utilizar raquetes.
Claro que se quebrar uma raquete e não ter tempo para acostumar com outra é sacanagem… mas enfim eu passei 1 ano batendo bola com uma biriba e mudei de raquete, acho que demorou 1 dia mais ou menos para eu jah ter acostumado com a cypress S.
Vejo que o pessoal aqui do forum, acha que raquete tem alma, que é 50% do seu jogo…
que absurdo.

Lestat,

Sua opinião pode se aplicar ao seu caso, mas obviamente outras pessoas sentem muita diferença. Esse é o meu caso.
Eu tenho várias raquetes também, mas sinto muita diferença quando troco de material (sou panga mesmo, gosto de ficar experimentando materiais diferentes).
Quando uso minha madeira carbonada por exemplo fico com o ombro estourado… Além disso, a velocidade da bola muda bastante.
Tudo bem que para a grande maioria dos mortais a raquete não é o determinante no jogo, mas você há de concordar que isso muda bastante. Às vezes eu brinco com uma raquete defensiva (Combi) nos treinos, mas é mais pra entender como jogam os kateiros e descobrir como jogar contra. Ao trocar de material, a estratégia tem que ser completamente diferente…

[quote=“Lestat”:2qeow7ro]Meu, eu treino com ateh 3 raquetes diferentes, e NAO sinto diferença alguma, entretanto demoro no maximo uns 10 min para me adaptar na hora…[/quote]Parabéns! Nem Waldner faz isso c/ tamanha maestria.

[quote=“Lestat”:2qeow7ro]Vejo que o pessoal aqui do forum, acha que raquete tem alma, que é 50% do seu jogo…
que absurdo.[/quote]Realmente a raqt num tem alma. E nunk vi ngm estimar porcentagem p/ isso em mais de uma década de jogo. Mta gente vive em busca da “raqt perfeita”. Pq? Pq jogando c/ um material q se encaixa c/ nosso jogo ganhamos confiança e o contrário tbm ocorre. E a confiança no TM é fundamental. Sem confiança impossibilitamo-nos de fazer coisas q sabemos fazer de cor. Então, enqto não encontramos a “nossa raqt”, é mto relevante a discussão sobre materiais e a troca de experiências para que fique mais claro qual é a raqt q mais se encaixa conosco.

Eu interpreto a raquete como continuação de nós mesmos. Como se fosse um acessório acoplado. Portanto, acredito que devemos estar alinhados na mesma sintonia. Penso q temos q ter harmonia entre nós e a raqt p/ q um não atrapalhe ou limite o outro.

eu concordo com o que o kyo disse ontem eu estava jogando e eu naum acertava uma bola se quer de forhand ( kk isso eh o fim do mundo) eu soh acertava quando eu mandava spin ( mais quando eu descia a mao na bola cruzada eu naum acertava) ai eu percebi naum era a raquete era eu mesmo eu estava sem confianca ai ja viu sem confianca naum joga nada :oops: ateh meu irmao dava coro em mim eu naum sentia aquela confiaca de " agora vai" a minha era " sera q eu acerto??" eu errava bola que eu fazia sempre com exito mais eu aprendi a licao :wink:

Lestat, você é uma lenda!! :smiley: Oque você faz aki no brasil? Vai treinar na europa!

Queria ver vc jogar com uma raquete def++++ e ganhar de um kara num jogo pau a pau. E logo após ver você ganhar esse jogo usando uma KTS… =p. Pode treinar horas entre os jogos…

[quote=“bubux”:1b1lt3ro]Lestat, você é uma lenda!! :smiley: Oque você faz aki no brasil? Vai treinar na europa!

Queria ver vc jogar com uma raquete def++++ e ganhar de um kara num jogo pau a pau. E logo após ver você ganhar esse jogo usando uma KTS… =p. Pode treinar horas entre os jogos…[/quote]
P/ que perder tempo? No máximo em 10 minutos ele se adaptaria.