Regras x Ética

Estive no 3º Ranking Paulista em Jundiaí neste sábado, o nível dos jogos foi muito bom, surpreendeu-me pela quantidade de atletas jogando bem, especialmente a equipe pré-mirim e mirim de Santos. A outra grande surpresa foram os jogadores jovens de origem chinesa que apresentaram bons resultados.
A grande decepção foi ter presenciado vários Atletas utlizando cola rápida, solventes e booster (óleo). Muitos estavam colando na área de arquibancada sem a mínima preocupação com ele e com os que estavam próximo.
As regras servem para estabelecer condições mais seguras e uniformizar as condições dos jogos, ou seja, dar condições de igualdade entre os jogadores. Parece que vivemos num país com deficiência de cultura ética, pois mesmo todos sabendo que está proibido o uso de cola VOC e boosters em todo o mundo, ainda necessitamos que os órgãos competentes (CBTM e Federações Estaduais) publiquem notas oficiais proibindo o uso.

Nossa, e eu pensei que em São Paulo seria o primeiro estado a ter uma fiscalização mais rígida nos estaduais.

Realmente é falta de ética principalmente dos técnicos dos clubes permitirem que seus atletas joguem usando cola, reducola ou boosters.

Abraço

Eu avisei há meses atrás: no Brasil a proibição de cola rápida não iria “pegar”. E olha que o que você citou foi no ranking paulista. Eu fico imaginando em campeonatos menores o que não deve acontecer daqui p/ frente.

Aqui no meu clube, lógico a gente sabe que não tem fiscalizações nos estaduais, torneios regionais, só teve na Copa Brasil mesmo.

Agora partiu do nosso técnico praticamente obrigar principalmente aos atletas mais novos fazer a mudança o quanto antes, e foi o que aconteceu.

Acredito que se os técnicos e dirigentes dos grandes clubes (itaim, estrela, jundiaí, kosmos, etc) fizerem o mesmo, accho que alguns estão fazendo, as coisas podem melhorar.

ps: e acho que quem viu atleta usando deliberadamente cola/solvente deve fazer um protesto formal à mesa organizadora do campeonato.

Alexandre

Infelizmente não é fácil você dedar um colega seu ou do seu Clube, pois quando falo em ética, são valores que os atletas devem incorporar desde a base. Parabenizo o seu Clube, Atletas e Técnico, pela iniciativa, pois a médio e longo prazo essa alteração ser bem assimilada pelos Atletas, aliás, quando todos nós iniciamos ninguém usava cola ou boostes.

Então, participei do paulista mas não reparei tanta gente assim colando. É uma pena que não estejam seguindo as regras… Eu to usando adesivo numa madeira soft carbon (Waldner Senso Carbon) e to gostando muito.

Tudo exige adaptação, realmente existe uma desvantagem inicial, mas depois basta se adaptar, preparar o corpo e a mente pra esquecer essa história de que sem cola não dá.

Bem, se é para falar sobre regras :
Antes de mais nada, acho que o saque de vários jogos que costumo assistir por aqui sao completamente irregulares.
E pelo visto ninguém faz nada.
Sobre as colas VOC, a FPT está apenas aguardando a chegado dos ENEZ que a ÇBTM ficou de disponibilizar, assim sendo, sem “teste efetivo” fica difícil cobrar, ou desclassificar.
Agora, sobre o Ranking, achei uma vergonha, nem árbitro para todas as mesas tinham…

No sábado, alguns eram árbitros e jogadores, já no domingo nao permitiram, e ai deu o maior rolo em alguns jogos…

Que coisa feia !!!

De resto o que foi bom mesmo, foi a premiaçao um pouco melhor, e as mesas que a FPTM comprou da CBTM (Tibhar) de 28 mm que foram usadas no mundial de veteranos.