REGRA DOS 25 ANOS

Leiam a reportagem e depois comentem:

https://mesatenista.net/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=18

Sou totalmente contra. A justificativa não é fortemente baseada. Segundo o coordenador Marles Martins: “Não é uma questão de seletividade, mas uma questão de priorização de recursos, uma vez que os mesmos são escassos”. Tudo bem que os recursos devem ser bem aplicados. Mas se a questão é o recurso ser bem aplicado, então o recurso deve ser aplicado ao melhor jogador que vai competir no momento e não ao mais jovem. São momentos distintos: a preparação (treinamento) e a competição. Na preparação que é justo aplicar recursos em jogadores até uma determinada idade e se jogadores acima dessa idade quiserem continuar, então podem utilizar recursos próprios ou de terceiros. Agora na competição, vc deve investir nos melhores porque eles é que vão representar o país e numa competição vence o melhor e não o mais jovem. E se o problema é recurso, então quem for classificado por mérito e não tiver recursos da CBTM, então poderia utilizar recursos próprios ou de terceiros (patrocínios). É parecido com uma guerra, imagine que o general resolva enviar somente os soldados mais jovens mas com menos experiência. O país com certeza perderia a guerra.

Esse tópico é muito polêmico. Uns concordam outros descordam, mas o interessante é que estão esquecendo de pensar nos jogadores, aqueles que realmente fazem o espetáculo. Digam-me vocês qual jogador vai se interessar em se aprimorar tecnicamente, em treinar se ele já estiver próximo dos 25?
Nesse Mundialito do Rio que aconteceu mês passado senti falta de dois importantes jogadores que eram da Seleção e que não estiveram presentes no Mundialito. São eles o Hideo Yamamoto e o Hugo Hanashiro. Não sei se vocês perceberem isso mas eu percebi. Depois fiquei sabendo que eles já estavam próximos dos 25 e que estavam assim, meio que, desanimados, com a atual situação. O próprio Israel Barreto, de Manaus, é com certeza, um dos atletas de ponta do Tênis de Mesa brasileiro e que por ter, se não me engano, 29 anos, não está na Seleção. Essa lei pode causar uma desmotivação geral nos atletas levando a um desinteresse pelo nosso esporte. Vejam vocês que o Schlager foi campeão Mundial aos 31 anos, Waldner continua jogando aos 39 e por aí vai. Temos que pensar no futuro dos atletas e não só nos objetivos a médio e longo prazos. É uma questão a ser refletida!

Vou dar um exemplo do tenis de campo.
O croata Goran Ivanisevic ganhou o torneio de Wimbledon em 2001 aos 31 anos, chegou desacreditado e nem “cabeça de chave” era na época.
Superou todas as previsões e bateu na final o favorito Patrick Rafter por 3x2(6/3 3/6 6/3 2/6 9/7).

[quote=“Bedininho”:9yasb89b]Esse tópico é muito polêmico. Uns concordam outros descordam, mas o interessante é que estão esquecendo de pensar nos jogadores, aqueles que realmente fazem o espetáculo. Digam-me vocês qual jogador vai se interessar em se aprimorar tecnicamente, em treinar se ele já estiver próximo dos 25?
Nesse Mundialito do Rio que aconteceu mês passado senti falta de dois importantes jogadores que eram da Seleção e que não estiveram presentes no Mundialito. São eles o Hideo Yamamoto e o Hugo Hanashiro. Não sei se vocês perceberem isso mas eu percebi. Depois fiquei sabendo que eles já estavam próximos dos 25 e que estavam assim, meio que, desanimados, com a atual situação. O próprio Israel Barreto, de Manaus, é com certeza, um dos atletas de ponta do Tênis de Mesa brasileiro e que por ter, se não me engano, 29 anos, não está na Seleção. Essa lei pode causar uma desmotivação geral nos atletas levando a um desinteresse pelo nosso esporte. Vejam vocês que o Schlager foi campeão Mundial aos 31 anos, Waldner continua jogando aos 39 e por aí vai. Temos que pensar no futuro dos atletas e não só nos objetivos a médio e longo prazos. É uma questão a ser refletida![/quote]

Opa Bedininho,

Eu nao soh percebi, c/ perguntei no Topico do Forum Brasil Open (Comentarios), o pq da ausencia de ambos no Mundialito e ninguem soube me responder… + pelo jeito + uma vez a tal Regra dos 25, q soh quem concorda com ela sao seus criadores… :frowning: Agora diga isso a eles, q eles vem lhe dizer: + se o atleta estah com + de 25, e estah entre os 200 do Mundo (nao eh isso?) NAO TEM PROBLEMA NENHUM!!! Tah tudo OK, ele ainda pode ser patrocinado por nos…

Agora eu pergunto, c/ o atleta no Brasil, sem patrocinio pra jogar os Pro-Tour principalmente, vao conseguir chegar a figurar entre os 200 do Mundo??? Pois as custas de Mundiais e Olimpiadas eh q nao dah mesmo… Sul-Americanos, Latinos e etc, nao devem dar quase pontos e tb soh acontecem anualmente e dificilmente os mesmo atletas conseguem ficar indo pra tais eventos toda ano pra somar pontos… Ai nao dah pra ficar entre os 200! :frowning: Soh em casos raros… :frowning:

Um abraco a todos,

Cara. Essa regra chega a ser “engraçada”. Voce ve o israel barreto, o cara tem mais de 25 anos, e ainda joga muito bem e acho que a seleção nao pode excluir esses atletas. Na minha opiniao, a maneira mais correta, seria fazer uma seletiva todo ano, com o top3 de cada região de TODAS as categorias, e ao final, verificar os atletas que conseguiram atingir sucesso em suas respectivas categorias. Essa regra não é boa, pois se tem atleta, que nem condição tem pra viajar dentro do Brasil, imagina pra fora. Um exemplo de idade, waldner, quarentão, mostrando pro mundo que consegue. Nem sempre a força e o bom fisico, vencem jogo. Tanto que o ma lin que se nao em engano, ja tem mais de 25 anos, e rasgou timo boll naquele jogo do set 11x0.

Vamos ananlizar friamente: os resultados de atletas brasileiros no exterior melhoraram depois desta regra dos 25 anos?

não!

Então ela é ridicula. E ponto final!

O problema é quem determina as regras, vejo que na maioria das vezes vai contra o esporte, é meio que uma ditadura, para se candidatar a presidente da federação tem que ter se eu não me engano 3 ou 4 anos de experiência no cargo, isso é ridiculo, só um cara que quer se manter no cargo cria uma regra desta, a coisa é fechada e ditatorial.
Só aquele que realmente foi um atleta e ama o esporte pode saber o que o esporte específico daquela federação realmente necessita.
Até os federados para se manterem como tal precisam seguir regras rígidas, e cumprir todos os jogos e tabelas, sem clube, sem apoio e sem nenhuma facilidade nem de instalagem, ou o cara banca tudo ou ele se estrepa e não vai, ainda toma uma advertência ou uma multa por não cumprir a tabela.
Não falo só por nosso esporte mas pela maioria.
Acho que devemos falar com os atletas de ponta, e procurar meios políticos para que isso mude. Afinal de contas somos eleitores e futuros eleitores.

Deve ser uma política de “resultados”

Segundo o coordenador Marles Martins: “Não é uma questão de seletividade, mas uma questão de priorização de recursos, uma vez que os mesmos são escassos”.

[b]"Marles escolhido como “Key Coach” da ITTF

Marles Martins foi um dos cinco técnicos indicados pela ITTF, através do Diretor Técnico, Mikael Andersson, para integral um grupo de treinadores que serão trabalhados para ajudar no desenvolvimento de novos mesa-tenistas talentosos no âmbito mundial. Marles passará a contar com apoio da ITTF para acompanhar atletas no exterior, freqüentará cursos especialmente elaborados e programados para os “Key Coachs” como é conhecido o grupo. Mais uma vez o Brasil foi lembrado e mais uma vez Marles Martins ganha um papel de destaque junto a ITTF e ao Tênis de Mesa Mundial. Nós da Fran TT, que sempre apoiamos e acreditamos das virtudes e na capacidade de trabalho de Marles Martins ficamos satisfeitos com a sua indicação para o grupo de “Key Coach”."

Publicado no site da FranTT[/b]

Putz… Essa regra ainda existe?
hahahaha, parece mais piada de mau gosto, palhaçada mesmo
parece até q não tinha mais o que fazer quando criaram isso…
pff…

Estranho com a Fran sempre concorda com qualquer desisão da Federação não é.

Mas não é esse o caso, existe um torneio nacional, e nem sempre quem ganha tem menos de 25 anos, acho que só o fato deste ganhar o torneio já lhe daria o direito de participar, é mais ou menos como a regra do futebol, sempre vai um jogador mais experiente para acompanhar os menos experientes. Isso sim seria mais justo.
Desta forma existiria um incentivo para que mesmo aqueles que estão próximos dos 25 anos mas com muito jogo ainda para apresentar participaria dos torneios internacionais em que a federação financia ou apóia.
Agora se a prioridade´são jogadores mais jovens, deveria ter um incentivo e uma divulgação maior no esporte, com torneios escolares, ou um loby maior em ginasios e colégios, colocando como parte integrante da grade escolar em educação fisica, não como simples lazer quando chove, que é o que ocorre, e sim com exercícios e treino específico no tenis de mesa, basta as federações se mobilizarem junto aos políticos, e secretários de educação.
Ai teremos resultados satisfatórios de médio a longo prazo.
Hoje os grandes jogadores surgem de associações como Bunkyo, Kaikan, Itaim Keiko, e nem todos tem acesso. Quem sabe colocando em escolas públicas como curriculo escolar apareceria um novo Biriba desbancando os grandes com apenas 15 anos de idade não é.
Isso sim seria um papel mais sério e efetivo para qualquer esporte.