regra de aceleração

e ae galera, td bom??

gostaria de saber mais informações sobre a regra de aceleração.

vlw

SISTEMA DE ACELERAÇÃO

2.15.1. Exceto quando ambos os atletas ou pares tenham atingido 9 pontos, o sistema de aceleração entrará em operação se um set não finalizar depois do limite de tempo de 10 minutos de jogo ou em qualquer momento se ambos os atletas ou duplas solicitarem.

2.15.1.1. Se a bola estiver em jogo quando o limite de tempo for atingido, o jogo deverá ser interrompido pelo árbitro e reiniciado com o sacador sendo o atleta que estava sacando quando a seqüência foi interrompida.

2.15.1.2. Se a bola não estiver em jogo quando o limite de tempo tiver sido atingido, o jogo deverá ser reiniciado com o sacador sendo o atleta que recebeu na seqüência imediatamente anterior.

2.15.2. Daí em diante cada atleta deve sacar apenas em 1 ponto até o final do set e se o atleta ou par recebedor fizer 13 retornos, o recebedor deverá ganhar o ponto.

2.15.3. Uma vez introduzido, o sistema de aceleração deverá permanecer até o final do jogo.

O que posso dizer sobre essa regra é que o objetivo é impedir os chamados “jogos de véio” em que os jogadores trocam bolas sem buscar finalizar o ponto.

É uma regra muito pouco aplicada pois poucos já viram ser aplicada, mas acredito que seja importante para coibir o jogo desonesto.

Esta medida é uma reminicência dos anos 30, no tempo que Ping pong, não pingue-pongue, era disputado de forma pouco objetiva.

Há relatos de partidas que duraram mais de 3 horas, então o limite máximo foi estabelecido, e ainda hoje a arbitragem cronometra o tempo total de jogo para introduzir este sistema.

Na prática raramente é utilizado, apenas em jogos internacionais pela condição de arbitragem adequada.

Se não me engano essa regra foi usada na final feminina do Aberto do Brasil de 2006, pois a partida era entre 2 defensivas e os pontos estavam demorando demais para serem finalizados.

Positivo. As duas jogavam kato e o 1º set já ultrapassou 10 minutos, aí entrou a regra de aceleração.

https://mesatenista.net/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=2789&sid=f4c1cc311ac112d1863137b0d65117c2

Evolução do sistema de marcação de pontos e duração de partidas no TM

     Durante o Campeonato Mundial de Praga em 1936, o confronto entre Farkas Paneth e Alex Ehrilch após duas horas e quinze minutos ostentava 0 a 0, depois de mais uma hora e trinta de jogo o árbitro solicitou substituição.

     Em outro jogo entre um francês e um romeno, o tempo da partida chegou a oito horas e trinta minutos quando o árbitro recusou-se a continuar dando por encerrado o confronto. 

     É então estabelecido que uma partida disputada em melhor de três sets não pode superar os 60 minutos e para uma melhor de cinco sets o limite é de 100 minutos.

     No ano seguinte, em 1937 foi introduzida no regulamento da ITTF, a alteração que validava o placar maior dentro do limite de 20 minutos. Se houvesse empate eram jogados mais 3 minutos.

    Finalmente em 1963 é introduzido o sistema de aceleração, que define 20 minutos para um set chegar aos 21 pontos. O restante do jogo deve prosseguir no sistema de aceleração com um contador indicando o número de vezes que a bola retorna ao sacador, ao atingir 13 rebatidas o ponto é do recebedor.

     No ano de 1964 o tempo limite para o set ou partida é reduzido para 15 minutos.

     Atualmente este tempo previsto é de 10 minutos corridos, só que o número de set´s aumentou: melhor de cinco ou sete.

Seguindo a regra, a maioria das partidas disputadas deveria ser finalizada com este modo!

obrigado ai galera.

pq na minha região esse sistema tem q ser introduzindo em certas partidas.

vlw

[quote=“MesaTM”:2i7qirn9]pq na minha região esse sistema tem q ser introduzindo em certas partidas.
[/quote]

Penso que se fosse introduzido em várias partidas complicaria ainda mais a compreensão de jogo por parte do público.

É um ótimo sistema para coibir exageros como os citados acima, mas é difícil de ser executado e compreendido até por mesatenistas, e ainda mais por leigos no esporte.

Dessa forma, afastaria o público do tênis de mesa.

seria usado em apenas uma partida: um classico defensivo junto a mesa e um caneteiro atacante (q fika so levantando, sabe-se lah por q), pois fika aparente a demora (cerca de 35 minutos, para mais a partida). em relação ao publico, eles ficariam enjuados de verem um levantando e o outro passando e deixariam o ginásio afastando ainda mais.

Exatamente. Por isso acredito que a regra de aceleração seja essencial, pois coibe tais acontecimentos.

Acredito que não há necessidade de aplicar a regra em jogos nos quais os sets ultrapassem um pouco os 10 minutos. Mas, é claro que se houver exagero por parte dos jogadores “enrolando” a partida, a regra deve ser aplicada. Apenas uma questão de bom senso.