Recepção do saque! Pode isso?

Ola colegas mesatenistas! Venho aqi c uma duvida: Ao receber o saque, o receptor pode ficar se movimentando de um lado p outro enqanto o saque esta sendo executado? Mais ou menos como um goleiro na cobrança de um penalti? Desde ja agradeço a atenção dos amigos! Abraços!

Não há nada na regra da ITTF que exclua essa possibilidade.

Sim, é permitido Douglas_JPersson.

Abraços!

Ok amigos! Realmente a regra n menciona nda! Mas, qiz tirar duvida c vcs! Abraços e obg!!

Falta de fair play absurdo.

Se algum babaca fica fazendo isto e o juiz não considerar maneirismo de comportamento e chamar a atenção do “atleta”, basta executar o serviço de forma que a movimentação prejudique o recebedor.

Em nível competitivo não é tolerável, quem sabe em peladas de final de semana?

Regras que tem embasamento/relação

O recebedor tem que estrar preparado para receber:

2.9 Uma Obstrução

2.9.1.2 se efetuado o serviço sem que esteja preparado o jogador ou a dupla recebedora, sempre que nem o recebedor e nem o seu companheiro tentem golpear a bola; ( se o sujeito está se movimentando não está preparado…

2.9.1.3 se a incapacidade de efetuar um serviço correto ou uma devolução correta, ou o não cumprimento das regras se devam a causas alheias ao controle do jogador; (se eu não consigo servir por quê o retardado do adversário fica se movimentando deliberadamente)

[quote=“hinoki”:23a6xcd6]Falta de fair play absurdo.

Se algum babaca fica fazendo isto e o juiz não considerar maneirismo de comportamento e chamar a atenção do “atleta”, basta executar o serviço de forma que a movimentação prejudique o recebedor.[/quote]
Pode ser que eu esteja enganado na minha interpretação, mas acho que vc está levando para uma situação extrema, com comportamentos mais assintosos. Neste caso existem outras regras a serem aplicadas.
Vc foi bastante feliz ao pesquisar e relacionar regras, obrigado por enriquecer a discussão. Mas, na minha interpretação, a movimentação do adversário não atrapalha o serviço por si só. O que fugir disso já entra em outras aplicações, como eu citei acima.

Abraços!!!

Não acho que seja falta de fair play, já vi vários jogadores fazendo isso, dando pulinhos de um lado para o outro, claro que não pulos muito grandes, se não é só sacar no contra pé do cara e tá resolvido. Acho que vai de cada jogador, tem gente que fica mais confiante na recepção quando está se mexendo, não vejo problema.

O autor do tópico citou: mais ou menos como um goleiro na cobrança de penalti…

Imaginei a pior situação possível, ser assediado propositadamente, o recebedor ficar pulando como um macaco picado por abelhas hahaha

Existe um direcionamento técnico de oxigenar o cérebro e o corpo realizando pequenos saltos ( a posição do corpo em relação à mesa não muda), ativando a circulação, antes de servir e antes de receber, esta prática ok, o cara saltita e se concentra para realizar a ação.

Agora bater o pé na recepção (assustando o adversário deliberadamente), ficar se movimentando para atrapalhar, fazer palhaçadas, comentar coisas inadequadas dentro da área de jogo é profundamente reprovável.

O recebedor deve levantar a mão livre sempre que não estiver apto a receber o serviço, antes do início da sequência.

Durante a sequência apenas o árbitro principal, responsável pelo andamento da partida pode interromper a jogada se um dos jogadores levantar a mão por sentir que algo o prejudicou, mas deve continuar jogando até que o árbitro pare a sequência ou indique que continue.

Os jogadores mais antigos, inclusive o gênio Waldner, se mexiam um pouco antes do adversário sacar. Se olharem os vídeos mais antigos, o Waldner faz alguns balanços antes de recepcionar, mas nada exagerado.

Se vc olhar vídeos atuais, vai ver que o jogador da recepção se movimenta um pouco antes do sacador tocar na bola, algo que acontece bem rápido e não interfere no andamento do jogo.

O atleta que ficar se mexendo demais na hora da recepção vai prejudicar a si mesmo , e não tanto ao adversário que está sacando.Experimenta que vc vai vêr , é o que eu acho.O karaquezavic, (não sei escrever o nome dele) , balança muito , mas não chega nem perto de um goleiro como vc citou.
Praticamente ninguêm faz isso porque não funciona , senão a chinesada já estaria fazendo rrrsrsrsrs!!!

Se sacolejar muito para um lado, irá receber um belo saque na paralela ou vai ser pego no contrapé :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Brincadeira, mas graças a deus nunca precisei sacar contra um atleta que fica “randomizando” sua posição… acho que ia ser desconcertante. hahahahahahaha
Abs.

Esta é a questão da interpretação e das situações extremas que eu dizia. A movimentação que o autor declara para mim não se encaixa nas situações que vc descreve. Na minha opinião, estas situações estão inseridas.
Concordo plenamente com vc que, quase tudo que vc disse (pois não acho que a movimentação do adversário atrapalhe, desde que o faça calado e sem bater o pé no intuito de desconcentrar) constitui sim um ato de falta de ética esportiva. Mas estes comportamentos fazem parte de outra situação, das quais os arbitros possuem suas formas de controle embasadas na regra.
Resumindo, movimentação em si não é fora da regra. “Bater o pé”, “fazer palhaçada” e “comentários inadequados” sim. Mas uma coisa não necessariamente leva à outra.

Abraços!!!