Recepção de Saque

Olá pessoal, bom dia.
Gostaria de saber ql ou quais as formas de se receber um saque curto e sem força, o ql a bola quica próximo ao centro da mesa.
Estou jogando no estilo clássico (destro).
Única forma q estou conseguindo receber este saque é a na posição “6 horas”, o ql devolvo muito alto p/ 3ª bola.

para receber saques curto scomo caneta eu geralmente dou um shoto ou procuro responder de forma q a bola vah pra latereal da mesa descolocando o oponente…o problema eh c a bola curta vem com back spin aew vc tgem q ver como prefere c defender dele.

Saque curto e sem força? Nem penso 1/2 vez, é harau, com certeza.
Vou citar uma variação (finta) que já depende de uma técnica + aprimorada. Faça o movimento de recepção cavada de forehand no lado do backhand do adversário, mas passe a raquete por baixo da bola quando ela quicar, sem tocá-la. Retorne rapidamente a raquete e execute o harau no forehand do adversário. Essa tática funciona quase que exclusivamente no alto nível, pois o adversário espera qualquer chance de sair de forehand, principalmente se for um caneteiro. Executando uma finta como essa é possível ganhar o ponto já na recepção. O Hugo Hoyama é mestre nisso.

Nakata e Mola_Samas, obrigado pelo retorno.
Vcs poderiam explicar o Harau e o shoto?
Vai ver que até conheço os golpes, mas não por nome.
Sou iniciante e ainda não tive oportunidade de treinar c/ pessoal que sabe nome de golpes e tals. Desculpe se minha pergunta for boba :slight_smile:

num so nenhum pro naum tb mas pelo q eu sei(c tiver errado me corrijam) shoto e harau são o msm golpe eh um movimento curto de pulso realizado em cima da mesa para lançar a bola com velocidade e pouca altura.

flw

shoto= short backhand…golpe curto de back usado ofensivamente e defensivamente em bolas longas

harao= flick or flip…eh um movimento ofensivo em bolas curtas (q quicam mais de uma vez na mesa)…o principio basico eh um movimento mais chapado do q raspado concentrando a forca do braco, antebraco e pulso principalmente na ponta da raqt…eh claro q a movimentacao da perna, firmeza na pisada, encaixe do corpo e o posicionamento mais de lado p/ a bola tbm saum fundamentais…

Não me ficou claro o que seja Shoto e Harau.
Shot = kato =Shop = cozinhada. Bola curta, mas independe de efeito? E sempre é de Back??

Harau> Bola curta, mas com efeito pra cima. É um Topspin curto. Será isso??
Falow
wSvrt

Harau = flick = flip
Geralmente executado quando o saque vem curto, o atleta neutraliza o efeito podendo entrar reto na bola e chapando, ou fazendo um mini topspin em cima da mesa. Geralmente o harau é aquela chapada seca no saque curto, ou aquela carregada pra deslocar o oponente. A perna entra por baixo da mesa e o jogador inclina o corpo pra frente, pra fazer o equilibrio correto.

Shoto = piston
Foi o que o kyo falou, golpe curto de back usado ofensivamente e defensivamente em bolas longas
Kim taek soo fazia muito.

Chop e kato são coisas diferentes.

Chop = Golpe defensivo à base de efeito para baixo executado estando o jogador mais afastado ou mais próximo da mesa de jogo. (copiado do dicionário do site).

É possivel aplicar um haral em qualquer tipo de saque curto e baixo(pesado, top spin, lateral, ou lateral e pesado, etc…) ou mesmo qdo a bola vem quase pra fora da mesa no segundo pingo com mto back spin???

POssivel até é, mas haja tecnica…