Receber depois da linha de fundo

Quando a bola não toca em nada e passa pela linha de fundo e toco a bola com a raquete. O ponto vai para quem?

Pra você, lógico.

Não é tão lógico assim. Pelo que o pessoal mais antigo me conta, há alguns anos, de acordo com as regras vigentes, se você tocasse a bola antes dela tocar no chão o ponto era do seu adversário. Quando comecei a jogar (em 1994) isso não vigorava mais.

Alguém “das antigas” poderia confirmar se isso ocorria mesmo?

Abraços,

Mazinho

ocorria sim…na epoca q o shigueo itoh jogava, qdo ele era deslocado e num tinha chance de fazer o ponto ele (diz ele) dava uma kcetada na bola em direcao ao adversario ou proximo a ele para tentar fazer pegar na raqt dele…diz a lenda dele neh…pq alguns acham-no o forrest gump

Pode contar com o meu testemunho, pois…

Eu joguei no tempo em que o ponto era do adversário, se a redondinha tocasse na raquete antes de tocar no chão.

Barbaridade, jah tinha ateh esquecido disso.

eu lembro que quando o adversário dava um drive pra fora, tu tinha que rapidamente “esconder” a raquete para que não tocasse nela e perdesse o ponto.

Eu já tinha ouvido falar nisso, só que já faz tanto tempo que não vale mais, pensei que já fosse lógico para todos.
Mas, na verdade, é o mais lógico, uma vez que no esporte não é comum termos "garotinhos catadores de bolinha"como no tênis de campo, e portanto, uma vez que o jogador não atingiu a mesa do oponente, que é o um requisito pra se finalizar o ponto, não há sentido em deixar a bola ir longe pra ter que andar e buscá-la.

Se isso valesse, era só treinar pra atacar bem forte na raquete dos outros, que já seria um grande jogador…

Apenas para completar, nesta epoca antiga (eu me sinto um dinossauro depois dessas msgs…) a mão que segurava a raquete tambem era considerada raquete, e se a bola tocasse na mão acidentalmente (sem bater na mesa) o jogador perdia o ponto.

Isto me traz uma duvida quanto a regra atual: a mão não vale mais como raquete, Se a bola bater no cabo ou no mão, e o juiz acusar - o jogador perde o ponto. Isto esta’ correto?

Olá!

Sou árbitro nível estadual, apesar de exercer pouco a função. Estou precisando me atualizar um pouco.

Pelo que lembre a regra diz que se a bola tocar desde o cotovelo até os dedos da mão que segura a raquete não é obstrução, nem ponto do adversário. Eliminadas essas hipóteses, acredito que o ponto prosegue normalmente.

Só não tenho certeza se a mão que segura a raquete, é considerada como sendo até o punho, ou como sendo até o cotovelo.

Até Mais!